Uso da Matriz SWOT no Planejamento Estratégico Pessoal

21 de maio de 2020 - Matriz SWOT, Planejamento Estratégico Pessoal

Uso da Matriz SWOT no Planejamento Estratégico Pessoal

A Matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada para realizar o Diagnóstico Estratégico no âmbito empresarial. Ela foi desenvolvido pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford. Tal fato ocorreu entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

No entanto, a Matriz SWOT também pode ser utilizada com vantagens na elaboração do Plano Estratégico Pessoal, com o intuito de identificar os fatos e circunstâncias que facilitam ou dificultam o cumprimento de sua Missão e sua caminhada rumo à sua Visão (seu futuro desejado). 

De acordo com esse modelo, existem situações e circunstâncias que facilitam ou dificultam o cumprimento da Missão e a caminhada rumo à sua Visão, as quais se classificam em quatro grupos, dependendo se elas são internas ou externas e se são favoráveis e desfavoráveis. 

  • Se forem internas com impacto positivo ou favorável denominam-se PONTOS FORTES (Strengths);
  • Se forem internas com impacto negativo ou desfavorável denominam-se PONTOS FRACOS (Weaknesses);
  • Se forem externas com impacto positivo ou favorável, denominam-se OPORTUNIDADES (Opportunities);
  • Se forem externas com impacto negativo ou desfavorável denominam-se AMEAÇAS (Threats).
Elementos MAtriz SWOT

Como você deve ter percebido, o nome desse modelo é dado pelas iniciais dos quatro elementos que ele identifica. S (Strengths); W (Weaknesses); O (Opportunities); e T (Threats). 🔤

A aplicação desse modelo deve levar em consideração dois grupos de informação produzidos em etapas anteriores do processo de Planejamento Estratégico Pessoal. São eles: os resultados da Etapa de Autoconhecimento (Autobiografia, Roda da Vida, Perfil Comportamental, Perfil Motivacional, Janela de Johari, e Sonhos, Expectativas e Preferências); e os Direcionadores Estratégicos (Missão, Visão e Valores), conforme ilustra a figura seguinte.

Uso da Matriz SWOT no Planejamento Estratégico Pessoal

Identificação de Pontos Fortes

Os Pontos Fortes são fatos ou circunstâncias internas que favorecem o cumprimento da Missão e facilitam a caminhada rumo ao futuro desejado.

Para identificá-los, você deve refletir sobre suas características, aptidões, experiências, conhecimentos e outros diferenciais que você possui e que constituem facilitadores para o cumprimento da sua Missão e alcance da sua Visão.

Trata-se de listar os aspectos internos que o tornam único e especial, e que fazem de você uma pessoa diferente das demais.

Para facilitar seu trabalho, resgate as coisas positivas que os outros dizem sobre você, formal e informalmente. Anote os pontos que costumam auxiliar você em situações difíceis e pense nos motivos pelos quais as pessoas costumam procurar você, em busca de auxílio. 

Pode ser muito útil refletir sobre seus pontos fortes com base em perguntas específicas, tais como:

  • Qual sua característica mais elogiada?
  • O que você faz de melhor?
  • Quais suas competências mais valorizadas?
  • Qual seu nível de experiência na profissão em que deseja prosperar?
  • Quais suas maiores habilidades e competências?
  • Possui cursos e especializações na área em que quer trabalhar?
  • Possui proficiência em idiomas?
  • Qual acredita ser seu maior diferencial?
  • Sua situação financeira lhe permite investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional?
  • Conta com o apoio e incentivo da sua família para alcançar seu futuro desejado? 

Como exemplos de Pontos Fortes, cabe citar os seguintes: proatividade, determinação, flexibilidade, experiência profissional, situação financeira, capacitação, estabilidade emocional, capacidade intelectual, perseverança, resiliência e criatividade. 😃

Identificação de Pontos Fracos

Os Pontos Fracos são fatos ou circunstâncias internas que prejudicam o cumprimento da Missão e dificultam a caminhada rumo ao futuro desejado.

Para identificá-los, você deve pensar em tudo aquilo que faz parte do seu perfil e que bloqueia o seu crescimento e desenvolvimento, dificultando o cumprimento da sua Missão e alcance da sua Visão. 

Levante os pontos em que você considera que deve melhorar e considere as características que lhe fazem ou fizeram falta no passado para atingir determinado objetivo.

Para facilitar seu trabalho, lembre-se das características negativas que os outros lhe atribuem, formal e informalmente, principalmente das pessoas nas quais você confia. Reflita sobre esses pontos e anote aqueles em que, de fato, você precisa melhorar para facilitar o cumprimento da sua Missão e alcance da sua Visão.

Pode ser muito útil refletir sobre seus Pontos Fracos com base em perguntas específicas, tais como:

  • Que tipo de atividade você não gosta ou não sabe executar?
  • Quais são as suas dificuldades técnicas?
  • Você tem algum comportamento sabotador?
  • Quais atividades você não gosta de realizar?
  • feedbacks de pontos que precisam de melhoria? Quais?
  • Quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas?
  • Que tipos de críticas você já recebeu?
  • No que você já se sentiu frustrado?
  • O que evita fazer?

Como exemplos de Pontos Fracos, cabe citar os seguintes: baixa qualificação, endividamento, procrastinação, resistência a mudanças, indisciplina, inexperiência profissional, vícios, falta de determinação, falta de empatia, baixa resiliência e preguiça. 🙁

Identificação de Oportunidades

As Oportunidades são fatos ou circunstâncias externas que favorecem o cumprimento da Missão e facilitam a caminhada rumo ao futuro desejado.

A definição acima nos lembra de duas características importantes das Oportunidades. Por um lado, elas são aspectos que nos ajudam a cumprir nossa Missão e alcançar nossa Visão. Por outro, elas correspondem a fatos externos que devemos aproveitar para facilitar a nossa caminhada rumo à nossa Visão.

Para identificar suas Oportunidades, faça uma avaliação sobre todas as possibilidades externas que pode aproveitar, de acordo com aquilo que deseja para o seu futuro. Com as oportunidades mapeadas, ficará muito mais fácil criar uma estratégia e definir os passos que você precisa seguir para conquistar o futuro desejado. 

A leitura de livros, artigos, jornais, posts, etc., relacionados ao que faz parte do seu futuro desejado é também uma fonte de informação importante para identificar suas Oportunidades.

As perguntas específicas que podem ajudar você a identificar suas Oportunidades incluem:

  • Sua empresa lhe proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional? 
  • Possui um networking que pode ajudar você a caminhar rumo ao futuro desejado?
  • A oferta de empregos na área na qual deseja trabalhar está em alta?
  • Conhece pessoas que já atingiram um futuro desejado parecido com o seu?
  • Existe estabilidade política e econômica no país?
  • Há oferta de cursos para adquirir os conhecimentos de que precisa?
  • Existem financiamentos subsidiados para as atividades que pretende realizar?
  • Há ofertas de franquias no setor no qual pretende empreender?

Como exemplos de Oportunidades, cabe citar as seguintes: apoio familiar, perspectivas de crescimento profissional, oportunidades de desenvolvimento profissional, incentivos e benefícios para a terceira idade, filhos independentes, ofertas de emprego, disponibilidade de financiamentos e oferta de intercâmbios internacionais. 🧐

Identificação de Ameaças

As Ameaças são fatos ou circunstâncias externas que prejudicam o cumprimento da Missão e dificultam a caminhada rumo ao futuro desejado.

A definição acima nos lembra de duas características importantes das Ameaças. Por um lado, elas são aspectos que dificultam o cumprimento da nossa Missão e o alcance da nossa Visão. Por outro, elas correspondem a fatos externos que devemos contornar para facilitar a nossa caminhada rumo à nossa Visão.

Para identificar suas Ameaças, faça uma avaliação sobre todas as dificuldades e obstáculos externos que podem atrapalhar ou anular seus esforços para cumprir sua Missão e caminhar rumo à sua Visão. Com as ameaças mapeadas, ficará muito mais fácil criar estratégias para atenuá-las, contorná-las ou eliminá-las, a fim de viabilizar a conquista do futuro desejado. 

A leitura de livros, artigos, jornais, posts, etc., bem como o acesso a redes sociais e sites que tratem de assuntos relacionados ao que faz parte do seu futuro desejado são também uma fonte de informação importante para identificar suas Ameaças.

As perguntas específicas que podem ajudar você a identificar suas Ameaças incluem:

  • O risco de ficar desempregado é alto?
  • O mercado no qual pretende atuar está em queda?
  • A oferta de empregos na área na qual deseja trabalhar está em alta?
  • A concorrência é alta na sua área de atuação?
  • Existe instabilidade econômica e política no país?
  • A inflação tem ultrapassado as metas nos últimos meses e apresenta tendência ascendente?
  • Existe algum projeto de lei em tramitação que onere ou imponha limitações ao setor no qual você atua ou pretende atuar?
  • Existe o risco de agravamento de alguma relação afetiva?

Como exemplos de Ameaças, cabe citar as seguintes:

Crise econômica, risco de desemprego, desentendimentos familiares, doenças oportunistas, violência urbana, concorrência acirrada, instabilidade política, alteração da legislação previdenciária, alterações climáticas, epidemias, corrupção e guerra civil. 😬

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário