Qual é a sua Declaração de Missão Pessoal?

5 de abril de 2020 - Direcionadores Estratégicos, Planejamento Estratégico Pessoal

Qual é a sua Declaração de Missão Pessoal?

O que é a Missão Pessoal? 🧐

A Missão é a declaração do seu propósito na vida. Deve expressar o legado que você pretende deixar para as próximas gerações, e pelo qual gostaria de ser lembrado pela sua família, pelos seus amigos, pelos seus colegas de trabalho, pelos seus vizinhos, etc.

Missão de vida é simplesmente aquilo que precisamos fazer para nos realizarmos como seres humanos completos. É o que nos inspira e motiva a fazer diferença em cada dia de nossa vida.

Pense na seguinte situação. Você está fazendo 80 anos hoje. Amigos, familiares e conhecidos organizaram uma festa em sua homenagem. O que diriam sobre você? Qual legado deixou para as próximas gerações? Construiu uma vida digna de nota? Não me refiro a certo ou errado, melhor ou pior mas, sim, de uma vida significativa, agregando valor para você e para os que convivem com você. O que será que a pessoa de 80 anos, ao olhar para trás, diria? “Olha só o que fiz comigo, com meu corpo, com minha mente, com minha família, com minha sociedade…”. Terá ela seguido sua missão? Vivido intensamente sua vida? A resposta depende de cada um de nós. O que você deseja que seu eu de 80 anos lhe diga, em relação ao que fez com você?

Se você ainda não sabe qual é sua Missão, então está na hora de começar a pensar sobre o assunto e observar o que você tem de valor e o que gosta de fazer. 

Saber qual é sua Missão de vida pode acabar de vez com a confusão sobre que carreira seguir, os relacionamentos a construir e os sonhos que devem se tornar realidade. Uma Missão pessoal declarada irá ajudar você a tomar decisões, evitar a repetição de erros e descobrir o seu propósito na vida.

Exemplo de Declaração de Missão

Como Escrever sua Declaração de Missão ✍️

Não há jeito certo ou errado de escrever a sua Declaração de Missão pessoal. Uma declaração de missão pessoal proporciona clareza e lhe dá um senso de propósito. Ela o ajuda a definir quem você é e como você irá viver. Ela é um guia para ajudá-lo ao longo da estrada da vida. Se ela tem significado para você, então isso é tudo o que importa, no final das contas. Você vai levar sua vida de acordo com ela.

Uma forma simples, porém, poderosa, para descobrir a sua missão de vida é responder a estas questões:

Quais são seus talentos? Relacione as atividades que você faz muito bem e adora fazer. Pode ser no âmbito profissional ou um hobby. Não precisam ser coisas que lhe tragam, neste momento, resultados financeiros. Apenas atividades que você faz de forma muito bem feita.

Como esses talentos podem ser úteis às pessoas? Descubra de que forma esses talentos podem ser usados para contribuir com algo útil às pessoas. Todo talento, por conceito, deve prover à humanidade um benefício ou uma utilidade especial. 

Quais talentos você tem colocado em prática diariamente? A pessoa que conhece seus talentos precisa colocá-los em prática, pois, dessa forma, estará automaticamente fazendo com que esses talentos se transformem em seu propósito de vida, chegando assim mais facilmente a sua visão de futuro.

Quando a pessoa reconhece seus talentos, acaba encontrando seu propósito de vida. E ao encontrá-lo, pode fazer com que seu propósito de vida se torne a sua profissão e a sua fonte de recursos financeiros. Assim, terá atingido o ideal perseguido por muitas pessoas, que é fazer aquilo de que gosta e ser bem-sucedido nisso.

Além disso, ao encontrar o seu propósito de vida, a pessoa acaba, inconscientemente, comprometendo-se a colocar em prática esses talentos com a finalidade de influenciar positivamente a vida das pessoas. E, assim, percebe que nenhum trabalho é árduo e que não será necessário muito esforço para alcançar tudo o que deseja.

Uma outra estratégia que pode ajudá-lo a redigir sua Declaração de Missão consiste em dividi-la de acordo com diversos aspectos ou dimensões da vida, conforme apresentado a seguir.

  • Pessoal: Ser uma pessoa íntegra e solidária, mantendo um bom caráter e auxiliando sempre as pessoas ao meu redor.
  • Profissional: Crescer profissionalmente em todos os sentidos e fazer de meu trabalho a fonte de felicidade para as pessoas que me cercam.
  • Familiar: Propiciar felicidade e crescimento para toda minha família, mantendo-os sempre em prioridade.
  • Financeiro: Atingir a independência financeira de modo a propiciar uma vida mais feliz a todos os que me são importantes.
  • Espiritual: Manter contato constante com Deus através de minhas orações, leitura de livros, meditação, etc.

Lembre-se também dos seus sonhos, bem como das atividades de que você gosta, mesmo daquelas que no momento não pratica.

Imagine, por último, as homenagens que você gostaria de receber de familiares, colegas de trabalho, amigos e pessoas de grupos dos quais você participa quando se aproximar o fim da sua vida. O que você gostaria de que eles dissessem? 

Escreva seu primeiro rascunho. Deixe a caneta rabiscar no papel sem muita preocupação em formar frases muito elegantes. Escreva as coisas como vierem a sua cabeça. Volte a sua lista de reflexões sempre que necessário.

Seja honesto consigo mesmo. Quanto mais honesto você for consigo mesmo, mais marcante e mais apropriada será sua declaração.

Escreva seu segundo e terceiro rascunhos, conforme julgar necessário. Em cada rascunho, torne mais sofisticada sua escrita, ortografia ou aparência.

Ao concluir, assine sua Declaração de Missão.

Por último, coloque sua Declaração de Missão em uma moldura e pendure em sua parede, porta do quarto, geladeira, escritório ou qualquer lugar que você olhe com frequência. Dessa forma, você pode se lembrar constantemente da sua Missão.

Lembre-se de que sua declaração não é imutável. Ela pode mudar e evoluir, do mesmo jeito que pessoas reais fazem.

Relaxe. Escrever uma declaração de missão pessoal pode parecer uma tarefa assustadora e intimidativa. Se uma “declaração de missão pessoal” soa muito pesado, chame-a de outra coisa: um guia, uma declaração de intenções, uma busca, a declaração de seus valores.

Tome seu tempo. Tome um longo período, dias ou mesmo semanas, a fim de ponderar sobre o que você quer para sua vida.

Tente escrever um ou dois parágrafos longos. Não há um limite de palavras para a sua declaração. A declaração pode ser tão resumida ou tão detalhada quanto você queira. O importante é que ela seja clara e completa.

Seja criativo. Se você sentir dificuldades para redigir em prosa, transforme sua missão num poema! Desenhe-a como uma pintura ou caricatura. Escreva-a como uma canção. Não tenha medo de usar humor ou um tom divertido.

Avaliando sua Declaração de Missão 📜

Após concluir sua Declaração de Missão, é recomendável avaliar sua qualidade. Esta avaliação é bastante simples e procura, basicamente, examinar se a declaração atende a alguns requisitos considerados desejáveis.

É de extrema importância que sua Missão seja redigida de forma adequada, considerando que ela constitui um “divisor de águas” entre o que você considera seu propósito de vida e aquilo que não é relevante. Portanto, se ela deixa de cumprir algum dos requisitos considerados desejáveis, isso poderá induzi-lo a cometer erros estratégicos no direcionamento da sua vida.

A tabela e gráficos abaixo ilustram como essa avaliação pode ser feita.

Tabela avaliação de Missão Pessoal Gráficos avaliação de Missão Pessoal

Se você atribuiu notas 4 e 5 para todas as questões acima, está de parabéns! Isso significa que a sua Declaração de Missão é perfeitamente adequada e atende plenamente à finalidade à qual se destina. Caso contrário, revise sua Declaração de Missão e refaça a avaliação tantas vezes quantas sejam necessárias, até que todas as notas atribuídas sejam 4 ou 5.

Revise periodicamente sua Missão 📖

A Declaração de Missão Pessoal é sempre uma obra inacabada. Portanto, não deixe de revisá-la de tempos em tempos e alterá-la sempre que julgar necessário.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário