Plano de Ação Pessoal: Como Fazer e o Que Evitar?

7 de abril de 2023 - Planejamento Estratégico, Planejamento Estratégico Pessoal, Planejamento Estratégico Pessoal, Plano de Ação

Empresária feminina passando por organizador pessoal e planejamento em um café - Plano de Ação Pessoal

O Plano de Ação pessoal é uma poderosa ferramenta para quem tem objetivos e quer prosperar, não importa em qual área da vida. 

Cabe assinalar, ainda, que o Plano de Ação é uma ferramenta de gestão muito utilizada para planejamento e acompanhamento das atividades necessárias para atingir objetivos e metas.

Objetivos do Plano de Ação

Dentre os objetivos de um Plano de Ação cabe destacar:

  1. Definir as atividades e ações necessárias para atingir um determinado objetivo;
  2. Estabelecer os prazos para execução de cada atividade ou ação prevista;
  3. Estabelecer a sequência de execução das atividades previstas no Plano;
  4. Estimar as necessidades de recursos para tornar viável a execução do Plano de Ação;
  5. Definir a responsabilidade pela execução de cada atividade e ação.

Conheça os Benefícios de um Plano de Ação

Elaborar um Plano de Ação gera diversos benefícios para quem deseja atingir objetivos e metas, tais como:

  • Permite organizar de forma adequada todas as informações necessárias, referentes às ações a serem executadas para atingir um determinado objetivo.
  • Permite identificar e visualizar a sequência em que as atividades devem ser executadas, observando a eventual existência de relações de precedência entre elas.
  • Permite estimar os prazos de execução das ações a serem executadas e elaborar o cronograma correspondente, o qual permitirá, futuramente, acompanhar a execução cronológica de tais ações.
  • Permite estimar os recursos materiais e financeiros que deverão ser alocados para executar as diversas atividades que fazem parte do Plano de Ação, e em que momento, o que permite elaborar o orçamento correspondente, incluindo: receitas, despesas e investimentos, o que permitirá, futuramente, acompanhar a execução financeira do Plano de Ação.
  • Permite tomar decisões mais racionais no que se refere à alocação de esforços e recursos materiais, financeiros para atingir o objetivo almejado.
  • Permite atingir seus objetivos e metas de forma muito mais assertividade, racionalizando os esforços e recursos necessários, e no menor prazo possível.

Algumas Dicas para Elaborar um Plano de Ação

  1. Especifique de forma detalhada e específica o objetivo que pretende atingir, preferencialmente, utilizando o conceito de Objetivos SMART.
  2. Identifique todas as etapas e atividades que deverão ser executadas para atingir o objetivo almejado, indicando a sequência em que elas deverão ser executadas.
  3. Aplique o modelo 5W2H para responder às seguintes perguntas em relação a cada atividade a ser executada:
    • What – O que será feito?
    • Why – Por que será feito?
    • Where – Onde será feito?
    • When – Quando será feito?
    • Who – Por quem será feito?
    • How – Como será feito?
    • How Much – Quanto custará fazer?
  4. Elabore o cronograma do Plano de Ação, utilizando, preferencialmente, um gráfico de Gantt.
  5. Elabore o orçamento do Plano de Ação, identificando as receitas, despesas e investimentos, bem como a fonte dos recursos financeiros necessários.

Para conhecer maiores detalhes sobre a elaboração do Plano de Ação sugerimos a leitura do post “Como Construir um Plano de Ação”.

O Que Evitar no Plano de Ação

Existem algumas situações que costumam prejudicar a qualidade de um Plano de Ação e que, portanto, devem ser evitadas. Dentre estas situações cabe destacar:

1. Só pensar nos objetivos, esquecendo as metas

Como sabemos, uma meta nada mais é do que uma fração de um objetivo. Idealmente, o Plano de Ação dever identificar todas as metas que, em conjunto, permitirão atingir um determinado objetivo.

Não fazer isto impedirá que as conquistas de resultados parciais sejam ignoradas, o que, além de constituir um fator desmotivante, não permitirá que sejam adotadas providências, em tempo hábil, para corrigir eventuais desvios do que foi planejado. 

2. Não registrar as informações referentes à execução do Plano de Ação

Após concluir a elaboração do Plano de Ação, algumas pessoas simplesmente o arquivam em uma pasta, física ou digital, e nunca mais o atualizam. Isto constitui um erro grave, dado que para poder acompanhar adequadamente a execução do Plano de Ação, é essencial que sejam feitos todos os registros correspondentes à execução de cada uma das atividades previstas.

3. Não avaliar periodicamente os resultados alcançados

Para cada Plano de Ação dessem ser definidos indicadores que permitam avaliar se os resultados previstos estão sendo alcançados ou não. Se isto não for feito, só saberemos se o objetivo almejado foi atingido, ou não, apenas quando a execução do Plano de Ação tenha sido concluída, o que pode ser tarde demais para adotar as providências necessárias para corrigir eventuais desvios de rota ocorridos no meio do caminho.

Por outro lado, cabe salientar que, mesmo que ainda seja possível efetuar correções de rumo, elas certamente serão mais complexas e onerosas do que se tivessem sido feitas no momento em que os desvios ocorreram. 

4. Confundir perseverança com teimosia

Há casos em que, por diversas razões, um determinado objetivo poder se tornar inviável, antes mesmo de que a execução do Plano de Ação tenha sido concluída. É preciso estar sempre atento em relação a isto, de forma a poder decidir, racionalmente, se vale ou não a pena continuar a investir esforços e recursos na tentativa de atingir o objetivo a qualquer preço.

Se a racionalidade lhe orientar no sentido de descartar ou alterar um determinado objetivo, siga seu conselho. Caso contrário, sua perseverança (característica positiva) poderá se transformar em teimosia (característica negativa). 

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário