Processo Metodológico para Gestão da Capacitação

9 de maio de 2023 - Gestão Capacitação, Gestão de Recursos Humanos

Processo Metodológico para Gestão da Capacitação - Equipe de negócios multirracial tendo uma reunião no escritório

O processo de desenvolvimento e implantação de um Sistema de Gestão da Capacitação deve observar uma série de etapas logicamente sequenciadas, de forma a garantir sua eficiência e eficácia.

O processo metodológico desenvolvido, utilizado e recomendado pela PERSPECTIVA para esta finalidade é composto pelas seguintes etapas.

  • Etapa 1: Identificação das Competências Necessárias
  • Etapa 2: Definição da Grade de Capacitação
  • Etapa 3: Levantamento de Necessidades de Capacitação
  • Etapa 4: Programação de Ações de Capacitação
  • Etapa 5: Execução do Programa Anual de Capacitação
  • Etapa 6: Avaliação das Ações de Capacitação

As duas primeiras etapas deste processo são de natureza estratégica e apresentam certo grau de dificuldade inicial para serem implementadas, porém são de importância essencial para garantir a eficiência e eficácia da capacitação, bem como para garantir o retorno do investimento feito pela empresa em ações educacionais.

Os resultados destas duas etapas devem ser atualizados cada vez que novos processos, funções, atividades ou unidades organizacionais sejam criados pela empresa.

As quatro etapas restantes, por sua vez, são de natureza operacional e seu ciclo de atualização deve ser preferencialmente anual.

Além disto, a excelência do processo de Gestão da Capacitação está condicionada à disponibilidade dos recursos metodológicos e aplicativos de tecnologia da informação indispensáveis para executar as atividades vinculadas a cada uma das etapas do processo.

Na sequência é apresentada uma breve descrição de cada uma das etapas que compõem o processo metodológico.

Identificação das Competências Necessárias

Conforme salientado anteriormente, a primeira etapa do processo de Gestão da Capacitação consiste em identificar as competências essenciais de que a empresa precisa para desempenhar com sucesso todas as atividades sob sua responsabilidade, principalmente aquelas consideradas estratégicas.

As competências podem ser classificadas em três grandes grupos. A saber: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

As competências que se referem a conhecimentos podem ser integralmente adquiridas através de ações educativas ou de capacitação, nas suas mais diversas formas, tais como: cursos presenciais, cursos à distância, palestras, seminários, workshops, leitura, videoaulas, cursos de pós-graduação, estágios profissionais, etc.

As competências classificadas como habilidades podem ser parcialmente adquiridas através de ações educativas ou de capacitação, porém precisam da repetição contínua (experiência) para se transformarem numa habilidade. Este tipo de competência se aplica com maior frequência para cargos ou funções de natureza operacional.

Por último, as competências que correspondem a atitudes dependem fundamentalmente da vontade do profissional (querer fazer) e elas podem ser adquiridas através de processos de coaching empresarial, dinâmicas de grupo ou terapias, muito mais do que através de ações educativas ou de capacitação. Neste caso, as ações de capacitação visam, basicamente, conscientizar os empregados sobre a importância de apresentar as atitudes consideradas favoráveis.

Definição da grade de Capacitação

A segunda etapa do processo de implantação do Sistema de Gestão da Capacitação consiste em estabelecer a Grade de Capacitação de cada segmento definido na etapa anterior (Cargo + Função + Processo + Unidade Organizacional + Eixo de Atuação), de forma a orientar o processo de desenvolvimento profissional de cada empregado enquadrado nos diversos segmentos ocupacionais da organização.

Levantamento de necessidades de Capacitação

A terceira etapa do Sistema de Gestão da Capacitação visa identificar as necessidades individuais de capacitação e a periodicidade de execução deve ser preferencialmente anual.

O responsável pela execução desta etapa deve ser o Gestor da Unidade Organizacional, apoiado metodologicamente por consultores de RH ou por profissionais da Área de Gestão da Capacitação.

Programação das Necessidades de Capacitação

A quarta etapa do processo de Gestão da Capacitação consiste em programar e orçar as ações de capacitação que se pretende executar no próximo ciclo (normalmente um ano).

Isto é feito a partir do resultado da etapa anterior – o levantamento individual de necessidades de capacitação.

Execução do Programa Anual de Capacitação

A quinta etapa do processo de Gestão da Capacitação consiste em executar as ações de capacitação previstas no Plano Anual de Capacitação aprovado na etapa anterior.

Inicialmente, a Área gestora das atividades de capacitação deve adotar as providências necessárias para viabilizar a contratação de instituições de T&D e instrutores autônomos, se for o caso.

Avaliação das Ações de Capacitação

Esta última etapa do processo metodológico para Gestão da Capacitação visa avaliar a qualidade das ações de capacitação oferecidas pela empresa, bem como o retorno do investimento feito em capacitação.

Para isto, é preciso efetuar três tipos de avaliações. São elas:

  • Avaliação de Reação;
  • Avaliação de Aprendizagem;
  • Avaliação de Resultados.

Em outros posts sobre este assunto, abordaremos com maior detalhe cada uma das etapas do processo metodológico para implementação de um Sistema de Gestão da Capacitação.  

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Gestão da Capacitação pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Capacitação, da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não existe talento sem treinamento”. (Oscar Schmidt).

Curso Online Gestão da Capacitação

Como tornar o investimento em capacitação assertivo e rentável?
Curso Online Gestão da Capacitação

A gestão da capacitação dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Os profissionais que trabalham com gestão de pessoas desempenham um papel crucial nesse processo, pois são responsáveis por identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, bem como por planejar e implementar programas de capacitação eficazes.

A capacitação dos colaboradores proporciona inúmeros benefícios tanto para os indivíduos quanto para a organização como um todo. Para os funcionários, a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos contribui para o seu crescimento profissional, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho. Já para a organização, a gestão da capacitação dos colaboradores permite construir uma equipe mais qualificada e preparada para lidar com as demandas do negócio. Investir no desenvolvimento dos funcionários resulta em um aumento da produtividade, qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer a cultura organizacional e a retenção de talentos.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário