Levantamento das Necessidades de Capacitação

11 de maio de 2023 - Gestão Capacitação, Gestão de Recursos Humanos

Levantamento das Necessidades de Capacitação

De acordo com o processo metodológico desenvolvido, utilizado e recomendado pela PERSPECTIVA para implantação de um sistema de Gestão da Capacitação, a terceira etapa do Sistema de Gestão da Capacitação visa identificar as necessidades individuais de capacitação e a periodicidade de execução deve ser preferencialmente anual.

O responsável pela execução desta etapa deve ser o Gestor da Unidade Organizacional, apoiado metodologicamente por consultores de RH ou por profissionais da Área de Gestão da Capacitação.

As necessidades individuais de capacitação devem ser identificadas, inicialmente, a partir da comparação entre a Grade de Capacitação – definida na etapa anterior – e o histórico de capacitação de cada empregado, o que pressupõe que estas informações estão disponíveis para serem acessadas pelos gestores.

Da diferença resultante dessa comparação o gestor deverá selecionar quais ações de capacitação serão demandadas para execução no próximo ciclo (normalmente 1 ano).

Um outro subsídio importante para estabelecer as necessidades individuais de capacitação é constituído pelo resultado da última avaliação de desempenho realizada antes da identificação de necessidades de capacitação, especialmente se este resultado apontou deficiências de desempenho que podem ser eliminadas ou atenuadas através de ações de capacitação.

A imagem seguinte permite visualizar o processo de levantamento de necessidades de capacitação.

processo de levantamento de necessidades de capacitação

Uma vez identificadas as necessidades individuais de capacitação para o ciclo seguinte, caberá ao Gestor da Unidade Organizacional especificar a prioridade desejada de atendimento para cada uma delas, de forma que a Área gestora da Capacitação possa considerar esta prioridade quando da programação e execução das ações de capacitação.

Um exemplo do resultado final desta terceira etapa é apresentado na tabela seguinte.

tabela levantamento de necessidades de capacitação

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Gestão da Capacitação pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Capacitação, da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não existe talento sem treinamento”. (Oscar Schmidt).

Curso Online Gestão da Capacitação

Como tornar o investimento em capacitação assertivo e rentável?
Curso Online Gestão da Capacitação

A gestão da capacitação dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Os profissionais que trabalham com gestão de pessoas desempenham um papel crucial nesse processo, pois são responsáveis por identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, bem como por planejar e implementar programas de capacitação eficazes.

A capacitação dos colaboradores proporciona inúmeros benefícios tanto para os indivíduos quanto para a organização como um todo. Para os funcionários, a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos contribui para o seu crescimento profissional, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho. Já para a organização, a gestão da capacitação dos colaboradores permite construir uma equipe mais qualificada e preparada para lidar com as demandas do negócio. Investir no desenvolvimento dos funcionários resulta em um aumento da produtividade, qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer a cultura organizacional e a retenção de talentos.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário