Objetivos da Gestão da Capacitação

4 de maio de 2023 - Gestão Capacitação, Gestão de Recursos Humanos

Objetivos da Gestão da Capacitação

Este post apresenta os principais objetivos da Gestão da Capacitação.

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar o processo de Gestão da Capacitação nas suas organizações ou que desejem melhorar o processo atualmente utilizado para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Cabe salientar, inicialmente, que o investimento feito pelas empresas no desenvolvimento profissional e pessoal, desde que adequadamente gerido, é altamente rentável, além de essencial para que as organizações possam cumprir sua Missão, alcançar sua Visão, atingir seus objetivos estratégicos e criar uma significativa vantagem competitiva.

Um levantamento recente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) revelou que as empresas brasileiras que mais cresceram nos últimos anos são as que mais investem em treinamentos para funcionários.  O resultado mostrou ainda que os brasileiros passam, em média, 47 horas anuais em cursos, ou seja, cerca de 5,8 dias da jornada de trabalho anual em atividades de desenvolvimento, considerando uma carga horária de oito horas diárias.

Objetivos da Gestão da Capacitação

Imagem de vídeo game

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Dentre os principais objetivos a serem alcançados em decorrência da implantação de um Sistema de Gestão da Capacitação nas empresas, cabe destacar os seguintes:

  1. Identificar, de forma assertiva, as reais necessidades de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, de acordo com as funções que eles exercem atualmente, ou de acordo com atribuições que eles deverão exercer em um futuro previsível;
  2. Subsidiar a contratação de atividades de treinamento, exigindo que os conteúdos oferecidos atendam plenamente as necessidades da empresa e dos seus colaboradores;
  3. Atuar proativamente no que se refere à demanda de atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, garantindo, em tempo hábil, a disponibilidade das competências que a empresa precisa para desempenhar, satisfatoriamente, suas atividades;
  4. Estabelecer grades de capacitação ou grades curriculares por Eixos Profissionais (que correspondem às principais áreas de atividade da empresa) e por Processos;
  5. Subsidiar decisões referentes aos tipos de capacitação a serem utilizados para atender as necessidades de treinamento, de acordo com sua natureza, demanda, especificidade, duração etc.;
  6. Racionalizar o investimento feito pela empresa em atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Gestão da Capacitação pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Capacitação, da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não existe talento sem treinamento”. (Oscar Schmidt).

Curso Online Gestão da Capacitação

Como tornar o investimento em capacitação assertivo e rentável?
Curso Online Gestão da Capacitação

A gestão da capacitação dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Os profissionais que trabalham com gestão de pessoas desempenham um papel crucial nesse processo, pois são responsáveis por identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, bem como por planejar e implementar programas de capacitação eficazes.

A capacitação dos colaboradores proporciona inúmeros benefícios tanto para os indivíduos quanto para a organização como um todo. Para os funcionários, a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos contribui para o seu crescimento profissional, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho. Já para a organização, a gestão da capacitação dos colaboradores permite construir uma equipe mais qualificada e preparada para lidar com as demandas do negócio. Investir no desenvolvimento dos funcionários resulta em um aumento da produtividade, qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer a cultura organizacional e a retenção de talentos.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário