Execução do Programa de Capacitação

15 de maio de 2023 - Gestão Capacitação, Gestão de Recursos Humanos

Execução do Programa de Capacitação

De acordo com o processo metodológico desenvolvido, utilizado e recomendado pela PERSPECTIVA para implantação de um sistema de Gestão da Capacitação, a quinta etapa consiste em executar as ações de capacitação previstas no Plano Anual de Capacitação aprovado na etapa anterior.

Inicialmente, a Área gestora das atividades de capacitação deve adotar as providências necessárias para viabilizar a contratação de instituições de T&D e instrutores autônomos, se for o caso. Estas providências devem incluir, entre outras, as seguintes:

  • Solicitação de propostas técnicas e comerciais;
  • Análise do conteúdo programático dos cursos oferecidos;
  • Avaliação do currículo e experiência dos instrutores;
  • Denire a carga horária;
  • Elaboração de Termos de Referência, se for o caso;
  • Realização de processo licitatório;
  • Contratação de instituições e instrutores.

Uma vez concluídas estas providências prévias, a área gestora da capacitação deve formalizar a convocação dos empregados com participação prevista no Programa Anual de Capacitação, efetuando eventuais substituições quando for o caso.

A partir deste momento se inicia a execução das ações de capacitação previstas, as quais devem ser acompanhadas pela Área gestora da capacitação, notadamente quando se tratar de ações internas (executadas por instrutores internos) ou “in company” (ações fechadas executadas por instrutores externos).

Custo das Ações de Capacitação

Na sequência deverão ser habilitados os pagamentos decorrentes das ações de capacitação executadas, sendo apurados os custos correspondentes de cada uma das ações, conforme ilustração abaixo.

https://lh5.googleusercontent.com/7xAJ7KAlXL-0yMkJLnyXKVwEP4sE0RM46IgWoXq4bY5NVAElmdiXRYu5drv3IhGy5dkcZdPOBVe69-TuoguSPXqK0ndX7Gofxf_isFfhCHCAeUegknkkETOkH34bbSdLa4VPKtBDVcM

Execução Orçamentária

Com base na apuração dos custos de capacitação, a atividade seguinte consiste em efetuar o acompanhamento orçamentário da capacitação, conforme ilustram a tabela e gráfico seguintes.

https://lh4.googleusercontent.com/z9Cilpf--qEQHbJ_5tLA8EhvWVz6kr7p-KtuybBMZBn5adrMstYi-cE6diNG_Ae7hgJt_PXthkrbu7bC7QlCcTnfymzAJwMn3UViZOQWwLSs4GhWAG749uKvj3lX_0c1fSpGB4MxeD8

Dependendo dos resultados apresentados pelo acompanhamento orçamentário das ações de capacitação poderá ser necessário revisar e ajustar o Programa Anual de Capacitação, de forma que ele se mantenha dentro dos recursos orçados pela empresa para esta finalidade.

A figura seguinte permite visualizar o processo de execução das ações de capacitação.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Gestão da Capacitação pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Capacitação, da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não existe talento sem treinamento”. (Oscar Schmidt).

Curso Online Gestão da Capacitação

Como tornar o investimento em capacitação assertivo e rentável?
Curso Online Gestão da Capacitação

A gestão da capacitação dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Os profissionais que trabalham com gestão de pessoas desempenham um papel crucial nesse processo, pois são responsáveis por identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, bem como por planejar e implementar programas de capacitação eficazes.

A capacitação dos colaboradores proporciona inúmeros benefícios tanto para os indivíduos quanto para a organização como um todo. Para os funcionários, a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos contribui para o seu crescimento profissional, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho. Já para a organização, a gestão da capacitação dos colaboradores permite construir uma equipe mais qualificada e preparada para lidar com as demandas do negócio. Investir no desenvolvimento dos funcionários resulta em um aumento da produtividade, qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer a cultura organizacional e a retenção de talentos.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário