Importância da Gestão da Capacitação

2 de maio de 2023 - Gestão Capacitação, Gestão de Recursos Humanos

Importância da Gestão da Capacitação - Profissionais fazendo curso de treinamento

Conforme comentamos em um outro post sobre a Gestão da Capacitação, no mundo dos negócios está claro que cada vez é mais difícil encontrar profissionais capacitados adequadamente para enfrentar os desafios que se apresentam para as organizações. 

Diante deste cenário as empresas tendem a investir em programas de qualificação e capacitação de profissionais para aumentar a produtividade do negócio, tendo em vista pessoas mais adequadas ao perfil da empresa e à função que desempenham.

Muitas vezes, recrutar e selecionar profissionais que apresentem um perfil de formação e qualificação alinhado com as necessidades da empresa pode ser uma tarefa difícil. Portanto, investir no treinamento e desenvolvimento das competências dos colaboradores é, sem dúvida, a melhor alternativa para lidar com essa dificuldade.

Diversas pesquisas mostram que o investimento em treinamento e desenvolvimento tem se tornado cada vez mais comum nas organizações, gerando resultados muito positivos, dentre os quais cabe destacar:

Melhor Desempenho Pessoal e Corporativo 

A capacitação permite que os colaboradores adquiram conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para aperfeiçoar o desempenho de suas atribuições, o que gera, naturalmente, melhorias nos resultados auferidos paras a empresas.

Além disso, é preciso considerar que o investimento em qualificação está relacionado também com a valorização dos profissionais da organização, sendo que os colaboradores que se sentem reconhecidos, incentivados e valorizados em seu trabalho tendem a ter um melhor desempenho, o que demonstra a importância desse investimento nas empresas.

Retenção de Talentos

O investimento em capacitação também proporciona a possibilidade de que os empregados evoluam funcionalmente, o que permite que eles possam desempenhar funções e atividades mais complexas e especializadas e, consequentemente, melhor remuneradas. Esta perspectiva de carreira faz com que os colaboradores tenham interesse em permanecer na empresa, evitando o êxodo para outras organizações.

Motivação da Equipe

O objetivo da capacitação é o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa. Através dela, os funcionários adquirem novos conhecimentos e habilidades, o que lhes permite melhorar seu desempenho nas atribuições sob sua responsabilidade.

Na medida em que eles percebem que a empresa investe no seu desenvolvimento pessoal e profissional, cresce sua motivação, o que constitui um aspecto fundamental para que a empresa tenha bons resultados. Portanto, investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários pode ser uma ótima estratégia para motivá-los.

Maior Competitividade

A qualificação dos colaboradores é essencial para cumprir a Missão e atingir a Visão de qualquer empresa. Sem este pré-requisito é praticamente impossível atingir os objetivos e metas empresariais. A capacitação dos colaboradores reflete na melhoria do atendimento aos clientes, no aumento da produtividade, na melhoria de processos, na redução de custos, etc. o que aumenta, em consequência, a vantagem competitiva da empresa em relação aos seus concorrentes.

Melhoria do Clima Organizacional

Hoje em dia, é unânime a opinião de diretores, executivos e gerentes das maiores e melhores corporações mundiais a respeito da influência, positiva ou negativa, que determinados fatores e variáveis organizacionais podem ter no nível de satisfação e motivação dos colaboradores, com importantes reflexos na sua capacidade produtiva e no grau de envolvimento e comprometimento com os objetivos e metas empresariais.

Um destes fatores é, sem dúvida nenhuma, o investimento feito pela empresa no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores.

Por outro lado, cabe salientar que informações sobre o Clima Organizacional fazem parte de todas as pesquisas, nacionais e internacionais, que apontam as Melhores Empresas para se Trabalhar, influenciando, significativamente, a classificação das empresas participantes.

Um estudo conduzido pela EAESP-FGV validou este fato ao demonstrar que entre 1997 e 2005 as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil apresentaram retorno 170% acima do Ibovespa e rentabilidade do patrimônio líquido de 17,8%, resultado superior à média das 500 Maiores Empresas do Brasil (11,3%).

Acompanhamento da Evolução Tecnológica

Este é mais um assunto diretamente vinculado às necessidades de capacitação. Acompanhar a evolução tecnológica na área na qual a empresa atua, bem como na área de gestão, não seria possível sem um investimento adequado em atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Assim, pode-se concluir que investir na capacitação profissional é importante não apenas para treinar e desenvolver as competências dos colaboradores, mas também para proporcionar o desenvolvimento imprescindível da própria empresa.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto a Gestão da Capacitação pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Capacitação, da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não existe talento sem treinamento”. (Oscar Schmidt).

Curso Online Gestão da Capacitação

Como tornar o investimento em capacitação assertivo e rentável?
Curso Online Gestão da Capacitação

A gestão da capacitação dos colaboradores é fundamental para o sucesso de uma empresa. Os profissionais que trabalham com gestão de pessoas desempenham um papel crucial nesse processo, pois são responsáveis por identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, bem como por planejar e implementar programas de capacitação eficazes.

A capacitação dos colaboradores proporciona inúmeros benefícios tanto para os indivíduos quanto para a organização como um todo. Para os funcionários, a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos contribui para o seu crescimento profissional, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho. Já para a organização, a gestão da capacitação dos colaboradores permite construir uma equipe mais qualificada e preparada para lidar com as demandas do negócio. Investir no desenvolvimento dos funcionários resulta em um aumento da produtividade, qualidade dos produtos e serviços, além de fortalecer a cultura organizacional e a retenção de talentos.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário