Procrastinação: O que é e como combatê-la?

20 de março de 2023 - Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico, Planejamento Estratégico Pessoal, Planejamento Estratégico Pessoal

Mulher procrastina no local de trabalho doméstico - Procrastinação: O que é e como combate-la?

Se você é daquelas pessoas que espera até o último segundo para começar algumas tarefas, cuidado, você pode estar sendo vítima do vício da procrastinação. Mas, você não está sozinho. Esse hábito terrível de adiar os afazeres acomete muito mais gente do que se imagina.

A procrastinação nada mais é do que o famoso “deixar para depois”. E, na maioria das vezes, quando isso acontece, a pessoa fica estressada e correndo para fazer o que poderia ter feito antes. 

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

O verbo procrastinar é utilizado no sentido de negligenciamento de atividades, ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes.

Existem algumas boas razões para a procrastinação, a maior delas é o sentimento de que a próxima ação é desagradável. 

É difícil encontrar quem procrastina o que pensa ser o maior prazer da sua vida. O exemplo clássico é o do aluno que procrastina o dever de física, mas chega antes na aula de educação física… ou seja, estudar Newton é desagradável – portanto, procrastinado – enquanto jogar futebol não é deixado para depois.

Outras razões consistem em não saber direito o que fazer, ter conflitos internos entre fazer ou não fazer e não compreender os motivos de fazer o que tem que ser feito agora.

Na expressão popular, procrastinar é “empurrar com a barriga”. 

Todos nós já procrastinamos alguma vez na vida, até mais do que gostaríamos de reconhecer. É próprio da condição humana. 

Isso pode até não ser um problema quando não é feito com frequência. No entanto, a procrastinação se torna um vício quando é feita com frequência suficiente para prejudicar nossa vida pessoal e profissional.

Quando a procrastinação se torna um hábito, pode ser um alerta de que mudanças precisam ser feitas, pois procrastinar tanto pode causar problemas na vida pessoal, profissional e, até mesmo, de saúde.

Com a procrastinação como hábito, os prazos das tarefas começam a ficar apertados e isso causa a sensação de culpa. E, conforme estes prazos vão se aproximando, surge também a ansiedade.

A figura seguinte ilustra o ciclo vicioso que caracteriza a procrastinação.

Como acabar com a procrastinação?

Procrastinar é uma bola de neve, na medida em que podemos nos sentir felizes por algumas horas, enquanto deixamos aquela atividade para depois, mas logo o sentimento ruim chega e começa a impactar o nosso bem-estar.

Um post publicado no blog da Escola da Inteligência apresenta 14 dicas para vencer o vício da procrastinação. São elas:

1. Não comece o dia já procrastinando

Evite apertar o botão de soneca do despertador. Tente esquecer que a funcionalidade existe! Os cinco minutos de soneca podem chegar a 20 minutos, e você começará o dia com sentimento de culpa. Se tiver um compromisso logo pela manhã, vai sair de casa com pressa, culpa e sono.

Uma dica de ouro é começar o dia arrumando a cama. Fazer isso todos as manhãs traz uma sensação de orgulho por realizar a primeira tarefa do dia. Essa sensação será o gás que você precisa para realizar todos os seus outros compromissos.

2. Crie uma lista de tarefas

Organize todas as tarefas que você tem que cumprir por ordem de prioridade. Isso lhe ajudará a ter clareza do que fazer, e a felicidade de riscar um afazer da lista não tem preço. Sua lista pode ser feita em um Post-it, caderno, planner ou aplicativo específico. Deixe-a ao seu lado, em um local visível, e vá atualizando ao longo do dia.

3. Torne o ambiente adequado

Se o mundo à nossa volta contribui para adiarmos ainda mais o que temos que fazer, a dica é mudar o ambiente que nos cerca. Deixe o ambiente, de trabalho ou estudo, preparado para você realizar suas atividades da maneira mais tranquila possível. Escolha também um local arejado e claro, de preferência, com uma boa cadeira para ficar confortável.

4. Crie metas e estabeleça um prazo limite

Criar metas para você mesmo pode ajudar a não adiar o que tem que ser feito. Estabeleça um prazo para finalizar determinada tarefa e vá em frente. Vale ressaltar que também é importante estabelecer metas aceitáveis, não coloque uma coisa impossível na sua lista, como escrever um livro em uma semana ou estudar o conteúdo do mês inteiro em um dia. Estabelecer objetivos inalcançáveis pode acabar trazendo frustração e piorando a situação.

5. Comece de uma vez

Pessoas que procrastinam costumam ficar pensando muito antes de iniciar uma tarefa. Para resolver essa questão, ter uma lista de prioridades é essencial. Após o primeiro passo, tudo fica mais fácil.

6. Bloqueie estímulos externos

Se o barulho da rua distrai, feche a janela. Às vezes, o menor ruído pode tirar o foco e a concentração. Ao ficar muito tempo tentando produzir algo sem êxito, logo você deixará de tentar, ou seja, procrastinará mais. Identifique esses estímulos e os bloqueie. Feche janelas e portas e desligue a televisão e as notificações, se necessário.

7. Tenha foco e realize uma coisa de cada vez

Quando há uma lista de coisas para fazer, às vezes, a indecisão do que é mais importante ou, até mesmo, a tensão de ter muitas tarefas pode fazer você perder minutos preciosos. Escolha a primeira, tenha foco e finalize uma coisa de cada vez. Em ocasiões assim, ser multitarefa não funciona muito.

8. Resolva as tarefas mais fáceis primeiro

Iniciar seu dia por uma tarefa demorada pode causar muita tensão. A sensação de que não está saindo do lugar em relação ao resto das prioridades pode impactar seu foco e concentração. Começar pelas tarefas mais fáceis ajudará a manter a motivação em alta e a riscar mais itens da sua lista de coisas para fazer.

Se tem na sua lista apenas tarefas longas, uma boa forma para trazer satisfação e motivação é dividir essa tarefa em pequenas partes. Dessa forma, você conseguirá pequenos momentos de realização e satisfação enquanto a realiza. Seu cérebro recebe esse estímulo e não desanima. Além disso, você conseguirá perceber aquela tarefa longa progredindo e se sentirá produtivo, mais calmo e feliz.

9. Organize-se

Manter uma lista de tarefas, seu local de trabalho ou estudo limpos e os estímulos externos e distrações sob controle ajuda bastante na organização. Saber onde está cada coisa é ótimo para economizar tempo e foco para realizar tudo sem problemas. Pense em que precisará durante o dia e deixe as coisas por perto.

10. Aprenda a gerenciar seu tempo

Não adianta nada ter uma lista de tarefas diária se cada coisa nela gasta horas do seu tempo. Você chegará ao final do dia com a sensação de que não conseguiu realizar nada. Saiba o tempo que cada tarefa levará para ser realizada e as distribua durante a semana de forma equilibrada. Outra dica para gerenciar o tempo é o uso de aplicativos.

11. Elimine distrações

Notificações de redes sociais, por exemplo, costumam ser nocivas para o foco. Coloque o celular no modo avião para não receber notificações ou use aplicativos que silenciam o smartphone durante horários preestabelecidos. É importante não dar espaço para o comportamento procrastinatório.

12. Desenvolva o autoconhecimento

Ao se conhecer, você entenderá como o seu eu procrastinador funciona. Tente descobrir quais elementos reduzem sua atenção, foco e produtividade. Como a sua procrastinação se manifesta? O autoconhecimento é o primeiro passo para se desenvolver emocionalmente e acabar de vez com maus hábitos.

13. Gerencie suas emoções

Aprender a lidar com seus sentimentos, especialmente os negativos, também é importante para superar a procrastinação. Por vezes, nossas emoções jogam contra nós. O medo e a culpa, por exemplo, tendem a nos fazer desistir de projetos ou atrasá-los. Aprenda a não só identificar as emoções que fazem mal como, também, a gerenciá-las.

14. Estabeleça um sistema de recompensa

Estabeleça um sistema, por exemplo, a cada 2 horas de trabalho ou estudo, tire 20 minutos para usar as redes sociais. A recompensa varia de pessoa para pessoa, então identifique do que mais gosta e faça disso um prêmio pelo seu esforço. Vale a pena!

Um outro post publicado pesquisado oferece 11 dicas para evitar a procrastinação no trabalho em casa, as quais são ilustradas na figura seguinte.

Confira 11 dicas para deixar de Procrastinas

1. Tenha uma rotina

Embora trabalhar em casa possa ter horários mais flexíveis, é muito importante que você tenha uma rotina de horários a seguir.

Procure determinar um horário de início e de término para suas atividades, bem como os horários de pausa.

2. Se arrume para trabalhar

Quando se trabalha em casa, pode ser bem tentador passar o dia inteiro de pijama ou com aquela roupa que você só usa em casa, mas quando você se arruma para trabalhar, seu cérebro entende isso como um comando. Isso te ajudará muito a começar o dia com mais disposição.

3. Defina metas

A ausência de comandos quando se trabalha em casa pode ajudar a aumentar a procrastinação. Sendo assim, definir metas diariamente é fundamental.

4. Priorize tarefas

Priorize as tarefas mais importantes do dia e comece por elas.

5. Organize horários para tarefas semelhantes

Estabeleça horários para tarefas semelhantes. Por exemplo, separe um tempo do seu dia para responder vários e-mails, outro para agendar postagens, outro para fazer ligações etc. Assim, sua rotina estará mais organizada.

6. Faça pausas

Estabeleça um horário para o almoço e procure segui-lo. Além disso, faça pequenas pausas entre as atividades mais longas.

7. Evite as distrações

Procure evitar e-mails, redes sociais e mensagens pessoais durante seu horário de trabalho. Aproveite as pausas para checá-los.

8. Entre num acordo com quem você mora

Explique para as pessoas com que moram com você toda a sua rotina. Mostre a elas seus horários e quando você pode ser interrompido.

9. Tenha um dia livre

Procure ter um dia livre sempre que possível, para que você possa agendar qualquer coisa extra que precisa fazer. Assim, você não compromete sua rotina, precisando parar seu trabalho, e a mantém mais organizada.

10. Se recompense

Quando suas metas forem alcançadas, reconheça seus esforços e se recompense.

11. Se esforce

Quando você estiver perdendo o interesse pelo que está fazendo e quiser adiar esta tarefa, lembre-se dos pontos positivos que você terá ao finalizá-la e as consequência que você terá se ela não for cumprida.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário