O Que é Perfeccionismo e Como Lidar com ele?

6 de março de 2023 - Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico, Planejamento Estratégico Pessoal

Chef cozinhando um prato requintado de comida - O Que é Perfeccionismo e Como Lidar com ele?

Durante a execução do Plano Estratégico Pessoal, é normal que surjam algumas dificuldades e obstáculos que precisam ser atenuados ou contornados para seguir em frente e não desistir.

Pode se afirmar, ainda, que as maiores dificuldades e obstáculos tem origem em algumas características e comportamentos que fazem parte do nosso Perfil Comportamental, e não na falta de recursos, falta de orientação ou desconhecimento do que deve ser feito.

Uma das características e comportamentos pessoais que prejudicam significativamente a formulação e execução do Plano Estratégico Pessoal é o perfeccionismo, o qual será abordado neste post.

Entendendo o que é o Perfeccionismo

O perfeccionismo é caracterizado pela necessidade excessiva de ser ou parecer perfeito e, até mesmo, de acreditar que é possível alcançar a perfeição. 

Em geral, as pessoas caracterizam a perfeição de forma positiva, e não como um defeito. Em razão disso, é comum o uso do termo “perfeccionismo saudável” para justificar o comportamento perfeccionista. 

Diferente do que muitos pensam, o perfeccionismo não é o ato de se esforçar para fazer o seu melhor, porque a perfeição não é baseada em conquistas ou em um crescimento saudável.

Ademais, é comum que pessoas com personalidade perfeccionista tenham, também, transtornos como depressão e ansiedade.

Pesquisas mostram que o perfeccionismo é a crença de que se viver de forma perfeita, agir perfeitamente e parecer perfeito, os sentimentos negativos, como culpa, julgamento e vergonha serão evitados. 

Portanto, o perfeccionismo é uma forma de escudo para evitar os julgamentos da sociedade.

“Feito é melhor do que perfeito” ou “o bom é inimigo do ótimo”? Com qual dessas frases você mais se identifica? 

Um artigo da Harvard Business Review, da Universidade de Harvard nos Estados Unidos reuniu pesquisas que relativizam os benefícios e malefícios do perfeccionismo: em certos casos, pode ser benéfico pois motivam as pessoas a não se acomodarem, mas, por outro lado, a busca pela perfeição pode se tornar uma obsessão e até trazer problemas de saúde como transtorno de ansiedade e depressão.

Quando o perfeccionismo é negativo?

Os especialistas afirmam que a perfeição pode ser neutra ou positiva. Porém, quando o perfeccionismo passa o limite do aceitável, ele começa a trazer sofrimento para o indivíduo.

Quando a pessoa sente muitas dificuldades para tocar a própria vida é um indicativo de que algo não está bem. Geralmente isso ocorre devido à alta exigência de si mesmo. Neste caso, o perfeccionismo pode ser o componente de uma obsessão, de um pensamento muito recorrente, de alguém que nunca está satisfeito com aquilo que faz, que exige para si mesmo alguma coisa além do que consegue ou do que é possível naquele momento.

Transcrevemos na sequência um post de autoria de Jô Alvim, psicóloga clínica, especialista em neuropsicologia e Gestão de Pessoas, intitulado “A armadilha do perfeccionismo”.

No referido post Jô Alvim afirma que, sem dúvida todo nós gostamos de receber um elogio, de ser reconhecido por algo que fizemos e por isto, também, buscamos sempre melhorar. Perfeito!

Perfeito? Mas não precisa tanto. O alto grau de exigência mais atrapalha do que ajuda. O perfeccionista torna-se um inimigo dele mesmo. Existe um ideal construído em sua mente que, para atingi-lo, há preocupação com tantos detalhes para que saia perfeito, gastando um tempo maior que o necessário, causando atrasos, descumprimento de prazos e, claro, frustração.

Não é à toa que muitas pessoas fogem de alguns desafios porque parecem assustadores, mesmo sendo capazes de realizá-los. Na prática, a possibilidade, mesmo que pequena, de cometer erros, inibe a ação da pessoa por receio de não atingir o modelo de perfeição idealizado por ela mesma. O medo de ser criticado ou de fracassar, as aprisionam. O efeito colateral disto é que, por não ousar, não se aprende novas experiências, limitando o próprio desenvolvimento.

O desejo de ser impecável tem raízes na infância. Pais críticos, severos ou com exigências altíssimas, sem respeitar a individualidade da criança, faz com que ela atenda a tais imposições como forma de sentir-se amada e reconhecida. Assim, este comportamento se repete na fase adulta.

Aqui não há mais a cobrança direta destes pais, mas a exigência ressurge de outras formas através dos padrões de desempenho, de beleza, e outros símbolos de sucesso estabelecidos socialmente, reforçando a crença interna de que ela é insuficiente. Daí, para ser merecedora de reconhecimento, considera que deve fazer tudo com perfeição. Uma busca ilusória e sem fim.

Este comportamento auto idealizado, esta forma defensiva de lidar com o vazio interno, destrói a autoestima e a autoconfiança. No perfeccionista, os padrões de desempenho não são de acordo com as verdadeiras necessidades, respeitando as próprias limitações, normais a qualquer ser humano, mas sim comparando com outras pessoas ou buscando atender as expectativas delas, sem refletir que cada um tem seus desejos e sua história. Não há uma única regra que sirva para todas as pessoas.

Que fique claro que a vontade de melhorar ou de fazer algo bem feito deve ser constante na vida de todos nós. O problema é quando isto se torna uma obsessão em sempre acertar, gerando sofrimento a maior parte do tempo.

Somos falíveis. Compreender isto humaniza-nos, tornando-nos menos exigentes e libertando-nos da necessidade de atender o desejo alheio.

Os Sinais do Perfeccionismo

Na maior parte dos casos, o perfeccionismo é desenvolvido em períodos de tempo ou em áreas específicas da vida. Os principais sinais que indicam se uma pessoa é perfeccionista são:

  • Mostrar incapacidade de executar tarefas, a menos que exista a certeza que será executada de maneira perfeita.
  • Inaptidão para concluir tarefas até que o resultado seja perfeito de acordo com os padrões auto estabelecidos.
  • Evitar iniciar uma tarefa até saberem que podem fazê-la de forma perfeita.
  • Gasto de tempo excessivo para a conclusão de tarefas simples.
  • Ser metódico e minucioso;
  • Ter dificuldade em aceitar e aprender com os erros;
  • Ser detalhista ao extremo para evitar que algo dê errado;
  • Punir-se quando erra;
  • Sentir-se sempre culpado;
  • Ter dificuldades para trabalhar em equipe;
  • Ser inflexível diante dos erros dos outros;
  • Não confiar em outras pessoas, já que acha que ninguém fará as atividades tão bem quanto ela;
  • Nunca achar que chegou ao melhor resultado, porque sempre falta algo;
  • Ser extremamente resistente a críticas.

Como Lidar com o Perfeccionismo?

Daniel Navas, em um post de sua autoria, nós oferece algumas dicas para ajudar a evitar que o perfeccionismo nos atrapalhe, principalmente na hora de executar nosso Plano Estratégico Pessoal. São elas:

1. Não cobre dos outros a perfeição 

Entenda que cada um pensa e age de uma forma. Ajude, caso seja necessário, mas não critique desnecessariamente. 

Isso pode deixar o ambiente de trabalho pesado e estressante, ou então, desestabilizar um relacionamento que vinha tranquilo.

2. Busque sempre olhar o lado positivo 

Algumas vezes o perfeccionista se questiona somente para procurar o que está errado nos projetos que conduz, mesmo que os erros nem existam ou sejam os mínimos possíveis. 

Por isso, tente mudar o questionamento para “o que está bom aqui?”. Isso gera mais sentimentos positivos, menos estresse, melhor confiabilidade, otimismo, etc.

3. Não coloque metas inatingíveis 

Metas muito acima do possível apenas reforçam a ideia de que você não é capaz, já que não conseguirá realizá-las. Por isso, estabeleça prazos que possam ser cumpridos e, o mais importante: peça ajuda quando perceber que não conseguirá finalizar todas as tarefas a tempo. 

4. Perfeição não é sinônimo de sucesso 

Êxito significa que algo foi realizado dentro do tempo estipulado sem causar sofrimento. Pensar numa ação que visa a perfeição só o distancia das condições de sucesso, porque frequentemente os prazos são ultrapassados ou desrespeitados.

5. Procure ajuda, se necessário 

A psicoterapia é uma das melhores maneiras de aprender a detectar o problema e modificar seu comportamento. O olhar não julgador do terapeuta e seu acolhimento ajudará o paciente a dar conta do quanto está exigindo de si e dos outros exageradamente.

6. As pessoas não admiram os perfeccionistas 

Claro que há quem goste de um trabalho minucioso, contudo, em alguns momentos, a cobrança para se alcançar a excelência pode levar a um ambiente de estresse ou não tão produtivo. Além disso, perfeccionistas acabam se tornando metódicos e demoram para entregar e finalizar as coisas, já que nunca estão satisfeitos com o trabalho realizado. Isso faz com que não exista admiração, mas sim um distanciamento das pessoas.

7. Aceite críticas 

E não as leve para o lado pessoal, pois crescemos bastante com elas quando são construtivas. Uma crítica não significa que você fracassou, ou que é incompetente, mas apenas que algo poderia ser diferente.

Feito é melhor que o perfeito

Buscar a perfeição muitas vezes faz com que deixamos de fazer algo que queremos por pensarmos que não iremos conseguir, que não seremos capazes ou algo do tipo. Por exemplo, uma pessoa pode desistir de caminhar porque não consegue correr. 

Mas, mesmo que essa pessoa não corra, é melhor que ela caminhe do que não faça nenhum exercício. E isso serve para todas as coisas que postergamos ou deixamos de fazer por não ser aquilo que idealizamos ser a melhor forma a se fazer.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário