7 dicas para Organizar sua Vida Pessoal

27 de janeiro de 2023 - Planejamento Estratégico Pessoal

Organizar sua Vida Pessoal - Retrato de mulher tomando notas no planejador pessoal

Quer organizar melhor sua vida pessoal e profissional? Confira algumas dicas práticas que podem te ajudar! 

Para conseguir dar conta e ter um bom desempenho nos estudos, trabalhos e projetos pessoais, é indispensável ter uma vida organizada, algo que envolve comprometimento, rotinas pré-estabelecidas, gestão de tempo, entre outros.

Sem dúvidas, o conteúdo do parágrafo anterior pode soar como: “o gelo é gelado”, “o fogo é quente” ou “uma roda é redonda”. Apesar de ser algo tão óbvio, na prática, organizar a vida pessoal nem sempre é tarefa das mais fáceis. Quando menos percebemos, nos envolvemos em uma bola de neve causada pela procrastinação e ficamos cercados, sem tempo para nada.

O resultado: semanas sem sono de qualidade, fast food no lugar de refeições balanceadas, falta de concentração no trabalho, baixo desempenho nos estudos, uma pilha de tarefas deixadas para trás e muitas outras coisas acumuladas porque o básico não está sendo feito.  

Quando isso acontece, parece que nem todo o tempo do mundo é suficiente para colocar as coisas no lugar. Se você se sente assim, não se desespere, isso é algo comum e existe uma saída. Sim, é possível organizar sua vida pessoal.

Quer saber como? Continue a leitura e veja as 7 dicas que separamos para você.

7 dicas para Organizar sua Vida Pessoal

Comprometa-se com quem você quer ser

O primeiro passo para organizar sua vida pessoal, direcionar sua força de vontade e disposição física para o que realmente importa, é decidir sobre quem você quer ser e, depois, se comprometer com isso.

Ter a definição de quem você quer ser é o principal norte para ter sua vida organizada e entender o que é preciso para isso. Isto porque, nós nos tornamos o que nossa realidade nos entrega e, quem escolhe nossa realidade, somos nós mesmos. Além disso, quem não tem um destino definido está sempre vagando por caminhos que não levam a lugar nenhum.

Na prática, sempre damos continuidade às situações atuais e nos acostumamos com elas, é uma característica do ser humano se adaptar ao ambiente, relações, obrigações e desenvolver hábitos para tudo isso (alguns ótimos e outros péssimos). 

Apesar disso, quando temos uma decisão clara de quem queremos nos tornar, a história muda, há um caminho claro a ser seguido e, o primeiro passo, é sair da mesmice e começar a mudar a realidade.  

Nas próximas dicas vamos te mostrar o que é preciso para mudar sua realidade e organizar sua vida pessoal.

Defina uma rotina para o seu dia a dia

Seguindo o último raciocínio da adaptação característica do ser humano e os hábitos adquiridos para isso, fica evidente que muitos desses hábitos foram desenvolvidos ao longo de nossas vidas e os repetimos continuamente de maneira inconsciente, ou seja, no automático.

Portanto, o primeiro passo para mudar sua realidade depois de definir quem você quer ser e organizar sua vida pessoal, é definir uma rotina que te ajude a se livrar de maus hábitos e substituí-los por bons hábitos. 

Os bons hábitos são como tijolinhos que vão pavimentando nosso caminho para o sucesso, além de nos fazer sentirmos melhores, tanto no aspecto de bem estar quanto como pessoas.

Por isso, antes de definir uma rotina, é importante elencar todos os maus hábitos e excluí-los gradativamente durante seu novo cotidiano. Sabendo disso, a definição de sua rotina se torna mais simples.

Para não escapar da nova rotina, crie vários lembretes com o que você precisa fazer todos os dias, pode ser uma anotação em papel colocada na geladeira, alarmes no celular e até pedir para as pessoas que convivem com você a te lembrarem o que é preciso ser feito.

É importante que cada coisa tenha um horário bem definido durante sua rotina, com horário de início e término. Caso contrário, você não terá uma boa gestão do seu tempo e muita coisa vai deixar de ser feita. 

Planeje suas atividades com antecedência

Por mais que tenhamos uma rotina bem definida para nossos dias, imprevistos acontecem e são inevitáveis, afinal, não temos uma bola de cristal para vermos como será o futuro. Não é mesmo?

Uma boa forma de se prevenir das reviravoltas que a vida nos guarda, é planejar suas atividades e compromissos com antecedência (uma boa antecedência). 

Para isso, o melhor caminho é reservar um horário em um dia da semana para programar suas atividades e compromissos com ao menos 7 dias de antecedência. 

Para melhorar sua organização, utilize a agenda de seu celular e configure os alarmes para avisá-lo(a) com ao menos um dia de antecedência e para se repetir no dia do compromisso. 

Se preferir, anote os compromissos da próxima semana em um calendário que fique próximo de você a maior parte do tempo.

Pratique a gestão do tempo

Depois de definir sua rotina e planejar suas atividades com ao menos uma semana de antecedência, o próximo passo é saber como utilizar seu tempo com inteligência para que seja possível cumprir suas obrigações, investir em você, ter momentos de descanso e lazer.

Para ter uma boa gestão de tempo, antes de qualquer coisa, você precisa priorizar o que é realmente essencial, se sobrar tempo você pode fazer coisas triviais e ter seus momentos para descansar.

Caso você não consiga realizar esse filtro do que é realmente importante, quer dizer que já tem atividades demais. Pare para refletir mais um pouco e comece a fazer isso por uma lista de prioridades. 

Com essa lista, você conseguirá visualizar o que é indispensável, o que é importante e o que pode ser deixado de lado (não se esqueça de se comprometer com quem você escolheu ser). 

Abaixo, você confere algumas práticas que podem ajudar na sua gestão de tempo:

  • Abre seus e-mail somente duas vezes ao dia, no início e depois do almoço;
  • Organize seu tempo para chegar ao menos com 15 minutos de antecedência em seus compromissos;
  • Defina um horário todos os dias para retornar as ligações e responder mensagens (não precisa responder de prontidão, se for algo grave você provavelmente será procurado(a) em todos seus meios de contato);
  • Escolha quais sites, jornais e programas irá ver durante a semana para não se perder em meio a tantas informações e perder seu foco.

Não seja uma pessoa centralizadora: delegue algumas tarefas

É normal querermos fazer tudo por conta própria, mas, na fase adulta da vida, existem dias, meses e até anos onde não conseguimos dar conta de tudo. 

Quando isso acontece, em vez de centralizar todos os compromissos, problemas e deixar a bola de neve começar a crescer, é importante lembrar que temos pessoas preciosas em nossas vidas que podem e estão dispostas a nos ajudar.

Portanto, não tenha vergonha ou seja orgulhoso(a), peça ajuda aos amigos íntimos e familiares para fazerem certas rotinas e ter mais tempo ao que realmente importa para organizar sua vida. 

Encontre o equilíbrio

É importante sim que você mantenha foco total em seus objetivos e tarefas prioritários. Mas é preciso ter cuidado para sua determinação não exceder, caso contrário, quando menos perceber, você estará ficando acordado(a) até mais tarde para dar conta de tudo, deixará de ver seus amigos, ter momentos de lazer, entre outras situações.

Quando você substitui momentos de descanso e lazer por tarefas e trabalho, está utilizando uma estratégia de curto prazo. Com o passar do tempo, você será vítima do estresse, desgaste, cansaço acumulado e não conseguirá mais manter a organização de sua vida pessoal, ou seja, voltará à estaca zero.

Portanto, mantenha o equilíbrio entre rotina e autocuidado, sem isso não tem como organizar sua vida pessoal e muito menos ser feliz.

Monitore seu progresso

Para saber se a iniciativa de organizar sua vida pessoal está dando resultados, é preciso monitorar seu progresso. Sem isso, você pode ser vítima da auto enganação, deixar de fazer muitas coisas e se contentar com o pouco que está fazendo.

Para monitorar seu progresso, faça uma revisão semanal para avaliar como foi seu desempenho. Se foi muito satisfatório e fácil, você pode adicionar mais tarefas. Se foi difícil mas você conseguiu fazer tudo, continue assim. Se muitas coisas ficaram para trás, reflita sobre sua lista de prioridades e reduza as tarefas para apenas o “super essencial”.

Planejamento Estratégico Pessoal: uma ferramenta para planejar seu futuro pessoal e profissional

Por falar em monitorar seu progresso, existe uma ferramenta excepcional para organizar sua vida pessoal e planejar seu futuro com os pés no chão, o planejamento estratégico pessoal.

Essa ferramenta faz parte de um processo sistemático que utiliza uma sequência lógica de etapas para ser utilizada a fim de evitar que você faça algo antes do momento adequado, como um médico receitando um medicamento antes de diagnosticar o paciente, por exemplo.

Na prática, isso quer dizer que é preciso estabelecer seus objetivos e agir para então avaliar seu nível de satisfação do seu desempenho.

Para fazer seu planejamento estratégico pessoal utilizando as dicas que passamos, você vai precisar percorrer os seguintes passos:

  • Identificar e ter plena consciência de suas forças e fraquezas;
  • Analisar as oportunidades que você tem de melhorar e as ameaças que podem te atrapalhar, como os maus hábitos, por exemplo;
  • Gerar uma visão de longo prazo em relação onde você quer chegar lá na frente com a organização da sua vida pessoal;
  • Definir as metas e objetivos necessários para chegar onde você quer;
  • Elaborar os planos de ação necessárias para atingir suas metas e objetivos (de curto e longo prazo);
  • Revisar semanalmente se tudo o que foi planejado foi realmente feito e refletir quais mudanças imediatas são necessárias.

Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe o que é preciso organizar sua vida pessoal e como fazer seu planejamento estratégico pessoal. Gostou de aprender conosco? Continue navegando em nosso blog para aprender muito mais!

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário