7 Dicas para acelerar seu Crescimento Profissional

27 de dezembro de 2022 - Planejamento Estratégico Pessoal

Dicas para acelerar seu Crescimento Profissional

Em busca de crescimento profissional? Confira algumas dicas para alavancar sua carreira e ser mais bem sucedido no trabalho.

Um mercado de trabalho cada vez mais exigente e o anseio por melhores condições de vida fazem do crescimento profissional um dos principais fatores para se obter a realização pessoal. Afinal, ao se desenvolver na carreira, as pessoas adquirem novas habilidades e conhecimentos que lhes permitem ter mais autoconfiança e alcançar níveis mais elevados de desempenho. 

Além disso, crescer profissionalmente aumenta também a satisfação com o trabalho, o que traz um sentimento de pertencimento ao meio social, aumenta a motivação e leva à compreensão do seu real propósito. Todos esses fatores, consequentemente, melhoram a qualidade de vida.

Afinal, junto com o crescimento profissional vem um salário maior, o que nos leva a ter mais acesso à saúde, lazer, segurança, entre outros fatores que contribuem com o nosso bem-estar. Isso sem contar que progredir na carreira significa, muitas vezes, assumir uma posição de liderança, o que corresponde a um reconhecimento maior e novas oportunidades.

Mas afinal, como acelerar o crescimento profissional e não ficar estagnado num emprego ou função?

Neste artigo trazemos algumas dicas para que você invista no seu potencial e cresça profissionalmente. Confira!

O que é crescimento profissional e qual é a sua importância?

Quando falamos em crescimento profissional, nos referimos a um tipo de processo de desenvolvimento das habilidades, conhecimentos e experiências profissionais de uma pessoa que ocorre de maneira contínua, com o objetivo de melhorar o seu desempenho no trabalho, seja alcançando uma promoção ou na preparação para uma transição de carreira.

Portanto, pensar em crescimento profissional significa lançar mão de ferramentas que ajudam nesse processo de aperfeiçoamento das competências, o que leva a uma qualificação que pode proporcionar uma mudança de cargo (por exemplo, de vendedor passar a gerente de loja) ou mesmo para novas oportunidades em outras empresas.

E a importância desse desenvolvimento está não somente nos resultados. É como aquele velho ditado: “o caminho é tão importante quanto o destino”. Ou seja, pensar em crescimento profissional é pensar no futuro e no que se ganha no percurso até ele. Toda a motivação, vontade de aprender e de crescer pessoal e profissionalmente nos tiram da zona de conforto em busca de mais qualidade de vida.

7 dicas para acelerar seu crescimento profissional

Se você deseja crescer profissionalmente, com toda certeza deve estar em busca das ferramentas que promovam esse crescimento e ajudem a atingir um objetivo, certo?

Então, por onde começar? 

Listamos a seguir 7 dicas para que você coloque em prática algumas estratégias de crescimento profissional.

Invista em sua capacitação

Quando se fala em desenvolvimento de carreira, é bom lembrar que ninguém chega longe se não investir em conhecimento. O que você já sabe hoje é aplicado no seu trabalho hoje. E tudo aquilo de novo que você aprender o levará mais longe.

Por isso, investir em seu próprio desenvolvimento profissional é a melhor maneira de acelerar seu crescimento. E para isso é necessário ir em busca de informações sobre seu campo de trabalho, fazer cursos, participar de conferências e se manter permanentemente atualizado com o mercado.

Tenha objetivos e metas claras

“Para quem não sabe onde vai, qualquer lugar serve”. Você já deve ter ouvido essa frase por aí, não é mesmo?

Por isso, quem está focado no crescimento profissional precisa definir seus objetivos e traçar metas para conquistá-los. Mas estas metas devem ser realistas, desafiadoras e, ao mesmo tempo, alcançáveis. Portanto, uma dica é apontar marcos de verificação para acompanhar seu progresso.

Gerencie seu tempo

O gerenciamento do tempo é fundamental para seu crescimento profissional, sobretudo para garantir que sua rotina seja organizada e as metas sejam cumpridas. Portanto, tenha uma agenda detalhada, foque nas tarefas mais importantes e se livre das distrações. 

Não esqueça, contudo, de ter tempo para o descanso e o lazer, pois eles contribuem com sua saúde mental, que é imprescindível para quem precisa estudar e trabalhar.

Faça networking

Construir uma rede de contatos com outros profissionais em sua área de trabalho é importante para acelerar sua carreira. Por isso, aprenda a se conectar com líderes de pensamento, faça networking através de eventos e plataformas online e esteja atento às pessoas que podem trazer mais conhecimento e novas oportunidades.

Porém, não se esqueça de que para isso você precisa mostrar sua competência e habilidades. Receber algo de valor significa também entregar algo de valor em troca.

Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional é algo que se deve desenvolver em prol das relações interpessoais, principalmente no trabalho. Afinal, ter autocontrole é essencial para o crescimento profissional, pois são muitos os momentos em que passamos por provações, situações estressantes e a necessidade de conviver com pessoas que têm diferentes pontos de vista.

Por isso é importante se disciplinar para alcançar as metas que você estabeleceu, traçando limites e sabendo como gerenciar suas emoções, de modo a usá-las a favor do crescimento em sua carreira.

Não se deixe levar por sentimentos negativos como raiva, inveja, tristeza. Ainda que eles surjam – e surgirão – é preciso sentir sem se deixar dominar. Portanto, busque ser um profissional assertivo e guie-se por emoções positivas, sempre com parcimônia e coerência.

Aprenda a dar e receber feedbacks

Saber dar e receber feedbacks é uma parte importante de qualquer relacionamento, seja de trabalho ou pessoal. É um meio eficaz para comunicar informações, sentimentos, opiniões e direções para outras pessoas, além de ser uma ferramenta útil para estabelecer relacionamentos de confiança e ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho. 

Além disso, dar e receber feedbacks oferece às pessoas a oportunidade de expressar suas opiniões e compreender melhor uma situação, permitindo assim que elas se ajustem a ela. Por isso, é uma ferramenta que ajuda no crescimento profissional, pois através dela é possível analisar nossas ações e progredir.

Planejamento Estratégico Pessoal: uma dica essencial para acelerar seu Crescimento Profissional

O Planejamento Estratégico Pessoal é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos e melhorarem o desempenho em suas carreiras. Ele ajuda a definir metas claras e a estabelecer as ações para alcançar esses objetivos. 

Através da estratégia de Planejamento Pessoal, as pessoas podem identificar o que querem alcançar, definir metas e objetivos realistas, estabelecer um plano de ação e criar um cronograma realista para alcançar seus objetivos. Além disso, ele fornece um meio de rastrear seu progresso e acompanhar os resultados, permitindo uma mudança de rota, caso necessário.

O planejamento estratégico pessoal também oferece um meio para as pessoas se manterem motivadas e focadas no alcance de seus objetivos. Isso pode ajudá-las a aumentar sua confiança à medida que avançam em suas carreiras.

A seguir, listamos algumas dicas de planejamento que ajudarão no seu crescimento profissional:

  • Defina seus objetivos: é importante ter uma visão clara do que você deseja alcançar.
  • Identifique suas habilidades: quais são as suas habilidades e qual é o seu potencial? Você precisa saber quais são as áreas em que você tem mais talento e capacidade para se destacar. 
  • Estabeleça metas: trace objetivos a curto, médio e longo prazo. Desenvolva um plano para alcançar essas metas e estabeleça datas para cada etapa. 
  • Desenvolva as habilidades necessárias: identifique quais habilidades são necessárias para alcançar seus objetivos. Busque formas de desenvolver essas habilidades, como cursos, palestras, workshops, etc. 
  • Faça contatos: construa um bom relacionamento com outras pessoas que trabalham na área. Isso pode ajudar na sua carreira ao permitir que você encontre oportunidades novas. 
  • Seja flexível: estude e aprenda sobre o mercado em que você trabalha, aprendendo a ser flexível e a se adaptar às mudanças. 
  • Seja proativo: busque novas oportunidades, não espere que elas venham até você. 
  • Tenha disciplina para cumprir os compromissos e se manter focado nos seus objetivos. 
  • Tenha perseverança e paciência para alcançar seus objetivos. Não desista em meio aos desafios.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário