Planejamento de Carreira: saiba a importância para o seu crescimento profissional

14 de dezembro de 2022 - Planejamento Estratégico Pessoal

Planejamento de Carreira - Empreendedora feliz, profissional e empresária sorridente planejando no laptop para o sucesso profissional

Embora grande parte das pessoas separe os sonhos pessoais da sua vida profissional, eles estão intimamente ligados. Difícil imaginar que uma pessoa que não tenha sucesso profissional possa ter um bom carro, a casa dos sonhos ou fazer uma viagem para outro continente. A conquista desses sonhos está diretamente ligada a uma carreira bem-sucedida, normalmente conquistada por meio de um planejamento e cumprimento de metas.

O planejamento de carreira abre muitas portas para o crescimento profissional e pessoal. Por meio do planejamento, a pessoa identifica seus objetivos e o que é necessário para alcançá-los, o que permite elucidar ainda quais as atitudes devem ser tomadas para que o crescimento ocorra, para que esteja pronto para buscar novas oportunidades, atinja suas metas e conquiste uma carreira bem-sucedida.

Quem conhece a história de Alice no País das Maravilhas deve lembrar da frase: “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Essa realidade cabe em qualquer objetivo que a pessoa tem ao longo da vida. Para conquistar o sucesso, é preciso saber o que ele significa e aonde se quer chegar. Só assim é possível identificar o caminho que deve ser trilhado, os conhecimentos e as habilidades que devem ser adquiridos e assim por diante.

Quando não se tem um plano, perde-se de vista onde investir em si mesmo, em saber quais desafios podem ser encontrados e as oportunidades que precisam ser aproveitadas para alcançar o objetivo final. A pessoa se deixa levar pelo imprevisto, sem qualquer perspectiva estratégica acerca do próprio futuro.

Com certeza, o sucesso profissional depende de diversos fatores. Alguns deles partem da responsabilidade individual, outros, de um contexto coletivo. Nesse caso, conhecer as variantes e saber desenvolver um plano de carreira é essencial para alcançar o sucesso profissional desejado.

O que é Planejamento de Carreira?

O planejamento de carreira é a rota profissional traçada com base em competências, habilidades, objetivos e metas de uma pessoa de acordo com sua área de interesse, seja em uma empresa ou na vida profissional como um todo.

É uma estratégia bastante útil, principalmente se for desenvolvida logo no início da carreira profissional. Por meio de um planejamento é possível traçar toda a jornada que a pessoa quer percorrer em sua carreira, desde o primeiro dia de trabalho até a aposentadoria. O planejamento deve especificar metas, cargos, salários e os prazos para que cada objetivo seja alcançado, assim como ter a visão de futuro e onde a pessoa deseja estar dentro de um, cinco ou dez anos. Além disso, é necessário refletir a respeito das habilidades que precisam ser desenvolvidas para cada fase, ao longo do percurso, para poder se preparar.

Apesar de muitas pessoas desejarem obter resultados imediatos, para se ter mais chances de alcançar o sucesso, é preciso calma e um bom planejamento de carreira. Este pode levar anos e ser cansativo em alguns momentos, mas faz parte do aprendizado e é fundamental já que é a soma de todas as experiências de trabalho, qualificações e capacitações.

Resumindo, desenvolver um planejamento de carreira é colocar no papel toda a trajetória profissional que se quer ter e o que é preciso para alcançar cada etapa e conquistar o sucesso almejado.

Quando montar um Planejamento de Carreira?

A preparação para o desenvolvimento de uma carreira pode iniciar desde quando se opta por uma formação, no começo da vida profissional. Mas, para se ter sucesso é importante acompanhar o planejamento constantemente para, se for preciso, recalcular a rota. Planejar a carreira é um hábito que deve ser feito pelo menos uma vez por ano. Isto porque, há estudos que indicam que a tendência é que uma pessoa mude de carreira de cinco a sete vezes ao longo da vida, seja de forma planejada ou não.

Buscar ter tudo estruturado, ano a ano, proporciona maior segurança e possibilita alternativas, caso seja necessário sair um pouco do caminho. Para isso é preciso fazer uma análise profunda, honesta e coerente sobre o trajeto percorrido. 

Aqueles que possuem maior tempo de carreira podem ainda examinar alguns pontos, como:

  • O que o profissional de hoje faria diferente para superar os desafios do passado;
  • Se está feliz com a jornada que construiu até aqui;
  • O que pode mudar no seu trabalho para que lhe proporcione mais felicidade;
  • Se o trabalho que faz permite ter a vida que deseja;
  • Se está satisfeito com o salário que recebe; e
  • Se a profissão ainda faz sentido para a pessoa que é hoje.

Refletir a respeito desses pontos é fundamental para que o profissional possa realinhar a jornada e caminhar rumo à vida que deseja.

Qual a importância do Planejamento de Carreira?

Em um mercado extremamente competitivo, traçar um bom plano de carreira permite que a pessoa controle proativamente sua vida profissional e, com isso, alcance com mais facilidade suas metas. Outra vantagem do planejamento de carreira é que ele possibilita identificar, com maior clareza, os pontos fortes e fracos, onde se quer chegar e como percorrer essa trajetória. Isto proporciona as condições necessárias para identificar distorções, realinhar metas e corrigir a rota, quando necessário.

Para aqueles que querem crescer dentro de uma empresa, por exemplo, o plano de carreira deve ser elaborado de forma estratégica para ser eficiente, e permitir que tanto os interesses das empresas quanto os individuais estejam alinhados. Nesse caso, as vantagens do planejamento de carreira alcançam tanto os colaboradores como as empresas. Entre eles, é possível destacar:

  • Desenvolvimento profissional;
  • Menor rotatividade;
  • Desenvolvimento empreendedor; e
  • Maior preparo para buscar oportunidades qualificadas no mercado de trabalho.

Mas, para ter sucesso no planejamento de carreira é fundamental que ele seja bem definido e que o passo a passo seja seguido, pois cada fase da carreira traz algum aprendizado necessário para seguir em frente e chegar ao sucesso.

É bom lembrar ainda que algumas habilidades só são desenvolvidas ao longo do tempo, o conhecimento em gestão de conflitos nas organizações, por exemplo, é uma delas. Normalmente, um profissional experiente reage de forma mais tranquila aos atritos do dia a dia, pois sua experiência permite que saiba que algumas discussões não levam a nenhum lugar. Isto porque, com certeza, já passou por algumas situações que um colega com menos vivência ainda não teve a oportunidade de vivenciar.

Assim, é possível destacar ainda mais algumas vantagens do planejamento de carreira, como:

  • Entender quais são suas competências e o que precisa ser melhorado;
  • Saber dividir o tempo de vida profissional em metas, o que possibilita uma maior perspectiva e aumenta a motivação
  • Saber investir o tempo útil de trabalho em ideias que tenham maior possibilidade de dar certo; e
  • Alcançar sonhos e ser um profissional realizado.

Planejamento Estratégico Pessoal: uma ferramenta para planejar seu futuro pessoal e profissional

Assim como um plano de carreira, um planejamento estratégico pessoal pode trazer grandes benefícios. Ele permite que a pessoa dê um rumo à sua vida por meio da identificação da sua Missão e Visão, o que facilita estabelecer e conquistar objetivos que favorecem o equilíbrio de aspectos essenciais da vida. O objetivo aqui é alcançar um nível de satisfação maior, assim como plenitude e realização pessoal.

O Planejamento Estratégico Pessoal oportuniza ainda a pessoa aumentar significativamente seu nível de autoconhecimento. Por meio dele, é possível identificar:

  • Direcionadores estratégicos, ou seja, sua Missão, Visão e Valores;
  • Definir objetivos e metas para equilibrar e aumentar o nível de satisfação em relação aos diversos aspectos essenciais da vida;
  • Estabelecer os planos de ação necessários para alcançar os objetivos; e
  • Selecionar indicadores que permitirão monitorar e controlar a execução dos planos de ação.

É um processo contínuo e sistemático, que precisa de atualização constante para que continue refletindo as condições do momento, assim como as metas e objetivos que se pretende alcançar em determinado período de tempo. Portanto, após concluído um primeiro ciclo, o processo deve ser reiniciado e assim sucessivamente. Isso é uma característica fundamental do processo de planejamento estratégico, dado que as circunstâncias mudam ao longo do tempo, e é preciso adequar o Plano Estratégico à nova realidade.

É comum que muitas pessoas deixem de planejar porque acreditam que, em um mundo de constantes mudanças, fica difícil cumprir as metas planejadas. Outras pensam que é melhor seguir o fluxo e aguardar o que a vida se encarregue de proporcionar o que ela quer. Embora elaborar um Plano Estratégico Pessoal não ofereça garantia plena de que determinados objetivos sejam alcançados conforme o planejado, quando não há planejamento é ainda mais difícil conquistá-los, bem como a plenitude e a realização que se espera da vida.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário