O que é a Roda da Vida?

27 de janeiro de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Roda da Vida

O que é a Roda da Vida?

Embora a felicidade não seja um estado permanente, ela pode ser buscada ao darmos atenção às diferentes esferas que compõem nossa existência. Ela depende de diversos fatores de nossa vida, tais como: a maneira como nos vemos, a qualidade dos nossos relacionamentos, a forma como lidamos com nossas carreiras profissionais, o modo como nos posicionamos diante do mundo, nossos valores e crenças, etc.

Pensando nisso, os hindus desenvolveram um sistema de autoavaliação chamado Roda da Vida. Eles chegaram à conclusão de que era necessário ter um sistema que permitisse às pessoas avaliar cada parte importante de sua vida para entenderem quais pontos estão satisfatórios e quais precisam de maior atenção e, assim, criaram a Roda da Vida, que é uma técnica de autoavaliação que visa avaliar o nível de satisfação pessoal em diversos aspectos considerados essenciais para encontrarmos o equilíbrio pessoal.

Este sistema é composto por um círculo com divisões que correspondem a diferentes aspectos importantes da nossa vida. A atenção dada a cada um destes aspectos é considerada fundamental para a conquista do equilíbrio pessoal. A ideia central é que as pessoas façam reflexões periódicas sobre o nível de satisfação em cada uma destas áreas e desenvolvam um plano de ação para melhorar o que não está satisfatório.

auto reflexão roda da vida

A reflexão sobre estes assuntos, e o autoconhecimento decorrente dela, constitui um passo muito importante do processo de planejamento estratégico pessoal. Trata-se, do primeiro passo do caminho que leva à uma vida plena de sentido e realização. Neste sentido, o teste de autoavaliação Roda da Vida é uma ferramenta extremamente útil e abrangente, além de simples, para identificar e priorizar os aspectos que precisam de sua atenção no momento.

Equilíbrio é palavra fundamental quando se deseja construir uma vida prazerosa. O importante é procurar o melhor equilíbrio possível entre as diversas dimensões e aspectos importantes da nossa vida. Assim, pode-se afirmar que muito mais importante do que sentir satisfação plena em 1, 2 ou 3 aspectos específicos da nossa vida, é conseguir que todos os aspectos essenciais estejam equilibrados, mesmo que este equilíbrio não ocorra no maior nível de satisfação.

Aspectos Avaliados

Frequentemente, os aspectos considerados na Roda da Vida estão vinculados a quatro grandes grupos ou dimensões denominadas: Dimensão Pessoal; Dimensão Profissional; Qualidade de Vida; e Relacionamentos.

Estas dimensões, por sua vez, são compostas por diversos Assuntos, tais como: lazer, intelecto, saúde, vida financeira, amigos e família, trabalho, espiritualidade e amor. O número de Assuntos pode variar conforme o modelo utilizado. Alguns consideram 8, outros 10, 12 ou mais Assuntos.

No processo metodológico desenvolvido e utilizado pela Perspectiva, são considerados três Assuntos para cada Dimensão, o que totaliza 12 Assuntos.

A figura seguinte permite visualizar o objeto da autoavaliação, ou seja, o conjunto de Dimensões e Assuntos que são avaliados.

Dimensões e Assuntos avaliados

Veja na sequência uma breve descrição dos Assuntos abordados pelo teste Roda da Vida

Saúde e Disposição

Os hindus consideram este aspecto como o mais importante, pois sem ele o restante não flui. Neste aspecto deve-se avaliar como a saúde física está sendo cuidada. É preciso fazer exames periódicos de rotina e, quando necessário, submeter-se aos tratamentos propostos. Neste aspecto existe também a preocupação com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos, e com a prática de exercícios físicos. O controle da obesidade e do sobrepeso é fundamental para a manutenção da saúde, da disposição e da qualidade de vida.

Equilíbrio Emocional

Este aspecto avalia a capacidade de controlar de forma eficaz as emoções e pressões, preservando a capacidade de agir e pensar com equilíbrio e serenidade. Fazem parte deste aspecto a capacidade de manter o foco em momentos difíceis, o controle das emoções sobre pressão e stress, a proporcionalidade das nossas reações emocionais em relação aos eventos que as geraram, a habilidade para expressar opiniões de forma clara e cordial e o controle da frustração quando as expectativas não são atingidas.

Desenvolvimento Intelectual

Este aspecto avalia o tempo que você investe em sua educação e desenvolvimento intelectual. Fazem parte deste aspecto a satisfação com seu atual nível de conhecimentos, a frequência com que participa em atividades de treinamento, tais como: cursos, seminários, palestras, workshops, etc., seu hábito de leitura de livros e artigos sobre temas diversos, a participação em atividades novas e não habituais, e a forma através da qual você se mantém informado sobre acontecimento atuais (leitura de jornais, revistas, blogs, fóruns de discussão, etc.).

Contribuição Social

Este aspecto avalia o tempo e esforços que você dedica a atividades que visam melhorar a vida de outras pessoas ou grupos. Fazem parte deste aspecto a satisfação com seu atual nível de contribuição social, a frequência com que participa de atividades filantrópicas ou trabalhos voluntários, sua disposição para ajudar a terceiros, sua cordialidade no trato com as pessoas, sua disposição para ensinar o que você sabe para outras pessoas, etc.

Situação Financeira

Este aspecto avalia o seu equilíbrio financeiro, incluindo: a capacidade de suprir, de forma satisfatória, as necessidades básicas de alimentação, vestuário, saúde e lazer; se a vida financeira é motivo de estresse e preocupação a ponto de trazer desgaste emocional; a disponibilidade de uma reserva financeira adequada para enfrentar eventuais crises e emergências; a existência de eventuais oportunidades para o aumento da renda; a satisfação com os investimentos realizados no passado, etc.

Realização e Propósito

Este aspecto avalia se a atividade profissional é interessante e lhe traz satisfação, se o ambiente de trabalho lhe oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, se seu trabalho é desafiante e lhe permite utilizar todas suas competências e experiência; se seus objetivos profissionais têm sido alcançados, se sua atividade profissional é consistente com sua Missão e com seus valores, se sua autoimagem profissional é positiva, etc.

Plenitude e Felicidade

Este aspecto avalia seu nível de satisfação em relação à vida que leva, o seu otimismo em relação ao futuro, o sentimento de orgulho pelas conquistas do passado, a frequência com que você tem motivos para sorrir e festejar, sua autoconfiança, a sua percepção sobre o equilíbrio de todos os aspectos da sua vida, o prazer que a vida lhe proporciona, a frequência dos momentos de felicidade na sua vida, etc.

Lazer

Este aspecto avalia o tempo que você dedica a realizar atividades relacionadas com hobbies e diversão. Não entram neste item as atividades de trabalho ou de estudo, por mais que tragam satisfação. Esta área refere-se a tudo aquilo que “recarrega as suas energias”, que relaxa, diverte e dá satisfação. Avalia a diversidade de formas utilizadas para relaxar e se divertir e o prazer que estas atividades lhe proporcionam.

Espiritualidade

Este aspecto avalia se há paz interior, a sua força interna, a maneira com que você lida com sua fé, se suas crenças são mais ou menos coerentes com sua Missão e valores, o tempo que você dedica a atividades como introspecção, meditação e oração. Este item pode ou não estar ligado à religiosidade, mas se sua religião exerce influência nesses aspectos, a espiritualidade terá relação com suas crenças.

Vida Familiar

Este aspecto avalia os seus relacionamentos com seus parentes (pais, irmãos, filhos, primos, sogros, etc.), avaliando a qualidade e frequência dos relacionamentos, a forma como são resolvidos eventuais conflitos familiares, a harmonia e respeito entre os membros da família, a possibilidade de contar com os familiares em momentos de necessidade, etc. Deve-se destacar que este item não inclui o relacionamento com o marido, esposa ou namorado.

Vida Afetiva

Este aspecto trata do relacionamento afetivo que você tem com o parceiro (a) (marido, esposo, namorado) avaliando se ele é satisfatório, se existe respeito mútuo, a capacidade de conviver com as divergências, se existe coerência nos atos que impulsionam o casal a continuar unido, a visão de futuro do relacionamento, a satisfação com sua vida sexual, a existência de sonhos e expectativas de vida compartilhados, etc.

Vida Social

Este aspecto trata do relacionamento que você mantém com amigos, colegas de trabalho e outros grupos com os quais você convive, avaliando sua quantidade, sua periodicidade, a qualidade deste tipo de relacionamentos, os benefícios que eles proporcionam, sua vontade e interesse em conviver com seus amigos e colegas, a capacidade de ver atendidas suas necessidades sociais em função destes relacionamentos, etc.

Parar para refletir sobre o nível de satisfação nas diversas dimensões e aspectos que compõem a Roda da Vida pode ser um bom caminho para quem procura uma alternativa para realizar as mudanças necessárias que lhe possibilitarão alcançar uma vida mais melhor.

No sistema hindu é desejável que se obtenha pelo menos 60% de satisfação em cada um dos aspectos avaliados.

Caso o nível de satisfação esteja abaixo desse valor, é importante promover as mudanças necessárias para suprir as deficiências e atingir o equilíbrio desejado. Experimente fazer esta avaliação para identificar se algum aspecto da sua vida pode ser melhorado visando tornar você uma pessoa mais plena, equilibrada, realizada e feliz. Vale a pena investir nesta descoberta pessoal.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário