Como Avaliar os Objetivos Estratégicos?

1 de fevereiro de 2023 - Objetivos Estratégicos, Planejamento Estratégico Pessoal

Como Avaliar os Objetivos Estratégicos - Mulher analisando gráficos e diagramas

Este post é continuação de um outro post publicado no blog, o qual apresenta o conceito e requisitos dos objetivos estratégicos. 

Neste post você aprenderá como avaliar seus objetivos estratégicos.

Uma vez concluída a fase de formulação dos Objetivos Estratégicos é chegada a hora de avaliá-los. 

É muito importante que esta avaliação seja feita logo após a formulação dos objetivos estratégicos. Desta forma, se a avaliação apresentar uma eventual não conformidade, será possível reformulá-los ou, se for o caso, substituí-los.

A falta desta avaliação, por sua vez, pode fazer com que você “apoie sua escada no muro errado”, correndo o risco de se afastar do caminho que o levará até seu futuro desejado, ou aumentar o tempo de sua caminhada até chegar lá.

É por esta razão que a avaliação dos objetivos estratégicos não pode ser negligenciada no processo de planejamento estratégico pessoal.

O que deve ser avaliado?

Uma adequada avaliação dos objetivos estratégicos deve examinar os seguintes aspectos principais:

  • O seu alinhamento com outros aspectos do processo de planejamento estratégico pessoal;
  • A qualidade da sua formulação;
  • A prioridade da sua execução.

Avaliação do Alinhamento

Esta avaliação é bastante simples e procura, basicamente, examinar se os objetivos estratégicos estão devidamente alinhados com os direcionadores estratégicos, com seus sonhos, com os resultados da Roda da Vida, com os resultados da Matriz SWOT, com seu Perfil Motivacional e com suas estratégias.

Avaliação da Qualidade

Esta avaliação procura, basicamente, examinar se os objetivos estratégicos atendem, ou não, os requisitos SMART. Para esta finalidade deverão ser avaliados os seguintes aspectos:

Avaliação da Prioridade

Esta avaliação procura, basicamente, estabelecer a ordem preferencial em que os objetivos estratégicos devem ser perseguidos. A avaliação da prioridade dos objetivos estratégicos considera os seguintes aspectos:

Em outros posts será detalhado cada um dos tipos de avaliação dos objetivos estratégicos.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário