Você Sabe o que é o Diagrama de Ishikawa?

Uma ferramenta que pode auxiliar na identificação das causas dos desvios verificados no Plano Estratégico Pessoal é o Diagrama de Ishikawa.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, ou diagrama Espinha de Peixe, é uma forma gráfica, prática e intuitiva de resolver problemas, achando as causas de um efeito negativo que se quer atenuar ou eliminar. 

O Diagrama foi pensado pelo engenheiro químico japonês Kaoru Ishikawa, em 1943, com o objetivo de criar um método padronizado que ajudasse a resolver problemas de produtividade nas organizações.

A ideia de Kaoru Ishikawa era estabelecer um modelo que pudesse ser utilizado por todos, desde operários a diretores. Mas foi só anos mais tarde que a ferramenta ganhou seu nome.

No processo de Planejamento Estratégico Pessoal é frequente identificar desvios desfavoráveis em relação aos diversos Indicadores Estratégicos que devem ser acompanhados para avaliar os resultados do nosso Plano Estratégico. 

Quando isto ocorre, de nada vai adiantar quebrar a cabeça para atenuar ou eliminar os desvios desfavoráveis verificados sem identificar corretamente por que eles surgiram, quais são suas causas e como saná-las. 

Solucionadas, corrigidas ou eliminadas as causas, automaticamente os efeitos delas, que são os desvios desfavoráveis verificados, serão atenuados ou eliminados.

Usando o Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa pode ser usado para mais do que simplesmente atenuar ou eliminar os desvios que você já detectou no seu Plano Estratégico. Esse diagrama é muito usado também na busca de melhoria de processos, fazendo com que as coisas funcionem ainda melhor.

Independente do seu objetivo, a maneira de usar o Diagrama criado por Ishikawa é o mesmo. Nessa metodologia, as causas que geram os efeitos negativos (os desvios desfavoráveis) são divididas em diversos tipos, de acordo com sua natureza.

Adaptando o conceito original do Diagrama de Ishikawa, para o contexto do Planejamento Estratégico Pessoal, os desvios podem ser gerados por uma ou mais das seguintes causas principais:

  • Método;
  • Previsões;
  • Recursos;
  • Dedicação;
  • Ambiente Externo;
  • Indicador

Método: É possível que alguma das etapas e atividades necessárias para alcançar um objetivo estratégico específico não tenha sido considerada ao fazer o plano de ação, ou, se consideradas, podem não estar sendo executadas da melhor maneira possível.

Previsões:  Qualquer plano envolve uma série de previsões. Assim, é possível que algumas delas tenham sido superestimadas ou subestimadas, o que, por sua vez, poderia explicar, pelo menos em parte, o desvio desfavorável verificado.

Recursos: A maior parte dos objetivos formulados implica na alocação de recursos para que eles sejam alcançados, incluindo: recursos financeiros, recursos de infraestrutura, aquisição de equipamentos (uma bicicleta ergométrica para fazer exercícios, por exemplo), livros, etc. Pode acontecer que, em alguns casos, esses recursos sejam insuficientes para alcançar o objetivo pretendido.

Dedicação: Este grupo de causas é muito frequente e envolve a atenção que você dá à execução do Plano de Ação que o levará a alcançar um determinado objetivo. Neste grupo são consideradas causas como: a procrastinação, a falta de resiliência e a pouca perseverança, etc.

Ambiente Externo: Também existem as causas externas que podem justificar, em todo ou em parte, algum desvio verificado no nosso plano, sendo que, neste caso, por se tratar de causas cuja origem é externa, elas não estão diretamente sob nosso controle. Isto, porém, não significa que, necessariamente, não possam ser adotadas algumas providências para mitigá-las.

Indicador:  Este último grupo de causas abriga aquelas ligadas ao próprio indicador utilizado para avaliar os resultados aferidos. Pode ocorrer que o indicador escolhido não seja o mais adequado ou que a frequência de apuração deva ser alterada ou, ainda, que o prazo transcorrido desde o dia em que ele começou a ser apurado não seja suficiente para alcançar a estabilidade necessária do indicador.

Um Exemplo

Vamos exemplificar agora como o Diagrama de Ishikawa funciona na prática no contexto do Planejamento Estratégico Pessoal e como ele pode nos ajudar a identificar, avaliar e priorizar as causas de um desvio desfavorável identificado para, a partir disto, adotar as providências necessárias para diminuir o eliminar tal desvio, de forma a garantir que nosso objetivo seja alcançado.

Para exemplificar a utilização do Diagrama de Ishikawa vamos considerar que o indicador estratégico “Retirada Média Mensal”, vinculado ao objetivo de abrir uma franquia de aluguel de malas, tinha uma previsão de R$ 1.500 por mês. Porém, foi constatado que seu valor real foi de R$ 1.200 por mês. 

A figura seguinte apresenta um exemplo do Diagrama de Ishikawa aplicado à análise das causas deste desvio.

Agora que já identificamos as causas do desvio, podemos atribuir uma nota de 0 a 10 para o impacto que cada causa gera no desvio, de acordo com a seguinte especificação:

Imaginemos que as notas atribuídas às causas apontadas no Diagrama de Ishikawa sejam as seguintes: ,

As imagens seguintes permitem visualizar a análise gráfica dos resultados obtidos.

Agora que você já identificou e avaliou as causas que provocaram o desvio verificado, resta apenas definir as providências que devem ser tomadas para atenuar ou eliminar o desvio, conforme ilustra a tabela seguinte.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário