Avaliando os Desvios do Plano Estratégico Pessoal

14 de abril de 2023 - Avaliação de Resultados, Planejamento Estratégico, Planejamento Estratégico Pessoal, Planejamento Estratégico Pessoal

Avaliando os Desvios do Plano Estratégico Pessoal - Homem de negócios inspirado sentado no coffee break

Neste post veremos como podem ser interpretados os desvios identificados nos resultados do nosso Plano Estratégico Pessoal. 

O alerta que irá disparar nossa ação será sempre uma informação visualizada em um Painel de Bordo ou Dashboard, seja ele global ou específico, que aponta um desvio entre algo que foi previsto e os resultados efetivamente obtidos. Daí a importância dos Painéis de Bordo. Sugerimos a leitura prévia do post “O que é um Painel de Bordo?”.

Identificados os desvios, precisamos efetuar uma análise prévia sobre eles, de forma a estabelecer a estratégia que adotaremos para lidar com eles.

Para fazer essa análise prévia dos desvios, devemos proceder da seguinte forma:

  1. Identificar, a partir dos Painéis de Bordo, todos os indicadores que apresentaram desvios desfavoráveis, efetuando o devido registro.
  2. Avaliar cada desvio verificado, em relação à sua Gravidade, Urgência e Tendência, de acordo com os procedimentos apresentados na sequência.

Avaliação da Gravidade dos Desvios Verificados

A Gravidade corresponde à relevância ou impacto negativo do desvio verificado para o alcance de um determinado objetivo. Quanto maior for a gravidade, maior deverá ser a nota atribuída ao desvio.

Para avaliar a gravidade dos desvios desfavoráveis identificados, podemos utilizar a seguinte graduação:

Sem Gravidade:  Significa que, apesar de ter sido identificado um desvio desfavorável, esta situação não prejudica em praticamente nada o alcance do objetivo específico que estamos tentando atingir.

Gravidade Baixa:  Esta avaliação indica que o desvio desfavorável verificado prejudica ligeiramente o alcance do objetivo específico que estamos tentando atingir e que, portanto, a adoção de alguma providência para corrigir tal desvio, embora desejável, não possui qualquer relevância significativa.

Gravidade Regular:  Esta avaliação indica que o desvio desfavorável verificado prejudica razoavelmente o alcance do objetivo específico que pretendemos atingir e que, portanto, a adoção de alguma providência para corrigir tal desvio, é necessária.

Gravidade Alta:  Esta avaliação indica que o desvio desfavorável verificado prejudica significativamente o alcance do objetivo específico que pretendemos atingir e que, portanto, a adoção de providências para adequar nosso Plano de Ação é muito importante, sob pena de corrermos um risco significativo de não atingir nosso objetivo.

Gravidade Muito Alta:  Esta avaliação indica que o desvio desfavorável verificado prejudica de forma extremamente significativa o alcance do objetivo específico que pretendemos atingir e que, portanto, a adoção de providências para adequar nosso Plano de Ação é vital, sob pena de corrermos um risco extremamente significativo de não atingir nosso objetivo.

Avaliação da Urgência dos Desvios Verificados

A Urgência avalia o prazo no qual o desvio desfavorável verificado deve ser atenuado ou eliminado para não prejudicar, ainda mais, o objetivo almejado. Quanto menor for o prazo, maior deverá ser a nota atribuída ao desvio.

Para avaliar a urgência de adotar as providência necessárias para atenuar ou eliminar os desvios desfavoráveis identificados, podemos utilizar a seguinte graduação:

Sem Urgência:  Significa que, apesar de ter sido identificado um desvio desfavorável, a correção desta situação pode ser feita em qualquer tempo e que, mesmo que o prazo seja longo, isto não deverá prejudicar em praticamente nada o alcance do objetivo específico que estamos tentando atingir.

Urgência Baixa Esta avaliação indica que o prazo de que dispomos para adotar as providências necessárias para corrigir o desvio desfavorável verificado é bastante flexível e que, portanto, eventuais demoras na correção do rumo não irão prejudicar o alcance do objetivo específico que estamos tentando atingir.

Urgência Regular:  Esta avaliação indica que o prazo de que dispomos para adotar as providências necessárias para corrigir o desvio desfavorável verificado, embora seja razoavelmente flexível, não deve ser negligenciado, de forma a não prejudicar o alcance do objetivo específico que estamos tentando atingir.

Urgência Alta:  Esta avaliação indica que o prazo de que dispomos para adotar as providências necessárias para corrigir o desvio desfavorável verificado é pequeno e que qualquer demora na  adoção das providências necessárias poderá prejudicar o alcance do objetivo específico que estamos tentando atingir.

Urgência Muito Alta Esta avaliação indica que o prazo de que dispomos para adotar as providências necessárias para corrigir o desvio desfavorável verificado é muito exíguo e que qualquer demora na adoção das providências necessárias poderá inviabilizar o alcance do objetivo específico que estamos tentando atingir.

Avaliação da Tendência dos Desvios Verificados

A Tendência, refere-se à evolução do desvio verificado, caso não seja adotada nenhuma providência para atenuá-lo ou eliminá-lo. Quanto mais prejudicial for a tendência percebida, maior deverá ser a nota atribuída ao desvio.

Para avaliar a tendência dos desvios desfavoráveis identificados, podemos utilizar a seguinte graduação:

Desaparece:  Significa que, apesar de ter sido identificado um desvio desfavorável, a correção desta situação ocorrerá naturalmente sem que seja necessário adotar qualquer providência para isto acontecer.

Reduz-se: Significa que, apesar de ter sido identificado um desvio desfavorável, o tempo fará com que o desvio se reduza, diminuindo a probabilidade de que o mesmo prejudique o alcance do nosso objetivo.

Permanece: Significa que, com o passar do tempo, o desvio desfavorável identificado continuará a existir, caso não seja adotada nenhuma providência para atenua-lo ou elimina-lo, prejudicando, portanto, o alcance do nosso objetivo.

Aumenta: Significa que, com o passar do tempo, o desvio desfavorável identificado se tornará mais expressivo e que, em consequência, é preciso adotar as providências necessárias para atenua-lo ou elimina-lo, sob pena de prejudicar, sensivelmente, o alcance do nosso objetivo.

Piora Muito: Significa que, com o passar do tempo, o desvio desfavorável identificado atingirá proporções alarmantes e que, portanto, é urgente adotar as providências necessárias para atenua-lo ou elimina-lo, sob pena de inviabilizar o alcance do nosso objetivo.

Para efetuar a avaliação da gravidade, urgência e tendência dos desvios desfavoráveis identificados, utilize as graduações apresentadas na tabela seguinte.

Prioridade da Correção dos Desvios Verificados

Para estabelecer a prioridade da adoção de providências para correção dos desvios desfavoráveis verificados, podemos utilizar como critério o produto resultante da multiplicação das notas atribuídas à gravidade, urgência e tendência dos desvios. Este critério é denominado pontuação GUT.

Após calcular a pontuação GUT de cada desvio desfavorável, basta classifica-los de acordo com esta pontuação (de maior à menor) para estabelecer a prioridade com que você deve tentar atenuar ou eliminar os desvios verificados.

Veja um Exemplo

Na sequência é apresentado um exemplo da avaliação prévia dos desvios verificados, referente ao seguinte objetivo estratégico específico: “Abrir um negócio próprio de aluguel de malas, através do sistema de franquia, com investimento de até R$ 15.000, que me proporcione uma retirada mensal de R$ 1.500 e um período de retorno do investimento de 18 meses, até setembro de 2023”.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário