Análise do Ambiente Interno – A História da Empresa

24 de janeiro de 2018 - Planejamento Estratégico

Uma das primeiras informações que devem ser levantadas quando se pretende efetuar a Análise do Ambiente Interno de uma empresa é sua biografia, mesmo que ele seja bastante resumida.

Quando nasce uma empresa, nasce uma história. Os primeiros anos, os primeiros clientes, a primeira logomarca, a visão, a missão e os valores.

A importância da história de uma empresa e seu fundador é algo incomparável. A história é única. O legado, idem. Aquele que tem a possibilidade de conhecer profundamente a história de uma empresa se apaixona. O resultado de tal paixão é justamente a perpetuação. A empresa torna-se inesquecível. Nenhum outro meio de divulgação (propaganda ou ação de marketing) é capaz de atingir o coração de uma pessoa como uma biografia. O leitor (seja ele funcionário, cliente, fornecedor, parceiro ou mesmo um desconhecido), ao ler a trajetória da uma empresa em detalhes, sente-se parte da história. E o valor que isso representa é transferido para a marca.

Exemplos:

A história da Tramontina começa em 1911, quando Valentin Tramontina chega à cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, para montar o seu próprio negócio.

Das mãos deste filho de italianos, natural de Santa Bárbara (RS), nasce a ferraria Tramontina: uma pequena oficina estabelecida em um terreno alugado.

Após cumprir o serviço militar obrigatório, Valentin retoma suas atividades e investe no futuro, transferindo a empresa para um galpão maior.

Valentin Tramontina e Elisa de Cecco se casam e somam forças para, juntos, trilharem prósperos caminhos.

A trajetória da GERDAU começou em 1901 com uma fábrica de pregos em Porto Alegre, Brasil. Hoje, seus produtos estão presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas. Anualmente, ela recicla milhões de toneladas de sucata e as transforma em aço de qualidade, que atende à construção civil, indústria, agropecuária e setor automotivo.

A GERDAU acredita na força da transformação do aço que fabrica e acredita em uma força que pode transformar projetos em realidade e impulsionar o desenvolvimento da sociedade para um lugar ainda melhor para viver.

Ela busca desempenhar esse papel transformador na vida das pessoas desde o início de sua história. Como resultado desse objetivo diário, a GERDAU é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais e a maior fornecedora para a indústria automobilística no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando seu mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações.

Essa história começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil.

Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, onde fica a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Angelo, João, Cesar, Luis e Antonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação “Paulo Salton & Irmãos”, no centro de Bento Gonçalves.

Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do País. Na extensa lista de conquistas destes mais de 100 anos de história comemora o fato de ser familiar e 100% brasileira. Com a terceira geração à frente da empresa, tanto na Unidade em Bento Gonçalves quanto em São Paulo, revela em seus quadros a quarta geração Salton, que promete o mesmo empenho e dedicação com que a empresa foi comandada até agora. ​

Em próximos posts abordaremos outros tópicos relacionados com a Gestão Estratégica e Governança.

Sobre o Autor:

Ricardo G. R. Lezana é Engenheiro, Licenciado em Ciências Econômicas e Auditor, formado pela Universidad de Chile, e possui o grau acadêmico de Mestre em Engenharia de Produção, outorgado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

É especialista em Planejamento Estratégico,  conforme atesta o selo de  reconhecimento concedido pela Scopi, empresa proprietária de uma das principais plataformas de planejamento estratégico disponíveis no mercado brasileiro, a empresas e profissionais que acreditam e trabalham para fazer o planejamento estratégico crescer no Brasil.

Atualmente é o Sócio-Gerente e Consultor Sênior da Perspectiva Consultores Associados e possui larga experiência como professor, consultor e palestrante.

Sobre a Perspectiva Consultores Associados:

Se você se interessa por conhecer mais informações sobre a empresa responsável pelo Programa de Planejamento Estratégico, clique aqui.

Desejamos que a leitura deste documento tenha sido útil e esperamos encontrá-lo, de forma presencial ou virtual, como participante do Programa de Capacitação ou de Consultoria em Planejamento Estratégico.

Deixe seu comentário