Perfil Comportamental

15 de março de 2020 - Autoconhecimento, Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico Pessoal

Perfil Comportamental

Como afirma o poeta Carlos Drummond de Andrade, “Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”. 

E, não por acaso, cada um de nós tem seu modo de formar seus valores, comportamentos e de enxergar a vida. Ao longo de nossa existência, desenvolvemos percepções das pessoas e do mundo ao nosso redor, influenciados por nossos pais, família, amigos, religião, grupos sociais, como também pela negação ou aceitação dos valores da sociedade em que estamos inseridos. 👥

Assim, conhecer as características que impulsionam a sua vida constitui um elemento muito importante do autoconhecimento. Incluem-se, aí, possíveis comportamentos limitantes, os quais podem prejudicar a conquista de suas metas e objetivos, em decorrência do Perfil Comportamental de cada um.

Desde a Antiguidade, o homem busca compreender melhor o comportamento humano, por meio de reflexões, observações e pesquisas. 🤔

Os gregos atribuíam aos quatro elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar), a influência básica no comportamento das pessoas.

Hipócrates, considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, frequentemente considerado o “pai da medicina”, fundamentou sua forma de compreender o organismo humano, incluindo a personalidade. 👨‍⚕

Daí surgiram os conceitos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico como tendências comportamentais das pessoas.

Durante décadas, esta premissa foi utilizada e desenvolvida. Já na idade moderna, foi estudada por Carl Gustav Jung, médico e psiquiatra suíço, “a teoria dos traços de personalidade”. Jung teorizou que existem quatro principais funções psicológicas pelas quais nós experimentamos o mundo: sensação, intuição, sentimento e pensamento. Uma dessas quatro funções é dominante, na maioria das vezes, e permite a classificação dos indivíduos nos tipos: Produtor, Sensitivo, Intuitivo e Analítico. 📋

Conhecer o Perfil Comportamental é de fundamental importância para quem pretende desenvolver um Plano Estratégico Pessoal. É este perfil que indica nossas principais características e explica, em grande parte, a forma como pensamos, bem como nossos comportamentos e atitudes, além de pontos que precisam de nossa atenção. Com base no conhecimento do nosso Perfil Comportamental, será muito mais fácil e produtivo estabelecer o que devemos modificar e como fazê-lo, a fim de atingirmos nossos objetivos e alcançar o futuro desejado.

Dentre as teorias comportamentais mais difundidas e utilizadas para estabelecer o Perfil Comportamental de uma pessoas, cabe destacar duas principais, as quais são conhecidas como Modelo MBTI e Modelo DISC.

O Modelo MBTI

Inspiradas por Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers criaram um indicador psicométrico, concebido para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. Ele é conhecido pela sigla MBTI (Myers-Briggs Testing Instrument). 

Fotografia Carl Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers

As desenvolvedoras do indicador de personalidade MBTI estudaram extensivamente a obra de Jung e focaram seus interesses no comportamento humano, com o objetivo de transformar a teoria dos tipos psicológicos para o uso prático.

Elas começaram a criar o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, acreditando que o conhecimento das preferências de personalidade ajudaria as mulheres que entravam no mercado de trabalho industrial pela primeira vez. Faria isso identificando o tipo de trabalho, em tempos de guerra, que seria “mais confortável e eficaz”. O questionário inicial cresceu e se tornou o Indicador de Tipo Myers-Briggs, publicado pela primeira vez em 1962. 

Por um período superior a 30 anos, Isabel, com grande esforço e dedicação, escreveu, testou e predefiniu centenas de itens para o inventário, como perguntas que revelariam as preferências de uma pessoa, valiosas nas diferenças entre os indivíduos. O seu objetivo era criar um instrumento que funcionasse junto à maior gama possível de pessoas. Por mais de 50 anos, este sistema tem vencido o tempo, sendo atualizado e traduzido para outras línguas, culturas e ambientes, no mundo inteiro. 🌎

Segundo o Modelo MBTI, existem 16 tipos psicológicos. Conheça a descrição de cada Tipo Psicológico no post Tipos Psicológicos do Modelo MBTI.

O Modelo DISC

Modelo DISC

Uma das teorias comportamentais mais difundidas é o modelo denominado DISC, desenvolvido pelo Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento de indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas, e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente).

As avaliações são feitas testando as preferências de uma pessoa a partir de associações entre palavras. 

DISC é uma sigla para:

  • Dominância – como a pessoa lida com problemas e desafios;
  • Influência – como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros;
  • Estabilidade –como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo;
  • Conformidade –como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

No Brasil, com base neste modelo, foi desenvolvido um projeto – idealizado por Alessandro Garcia – visando a disponibilizar uma ferramenta nacional para a identificação de Perfil Comportamental, com base na realidade brasileira, considerando que, até então, todas as ferramentas disponíveis eram estrangeiras e de alto custo. Foi assim que nasceu o Profiler. 🇧🇷

Segundo Mônica Hauck, Diretora Executiva da Solides – empresa proprietária do Profiler –, “Foram anos de árdua pesquisa até a aprovação e concretização deste sonho. Mas esta é apenas a primeira etapa. Continuamos as pesquisas de forma contínua para que nossa paixão pelo desenvolvimento humano gere frutos nas organizações de todo o país, fazendo a diferença nos resultados das empresas e principalmente na vida das pessoas”.

O Profiler foi desenvolvido sob sólidos conceitos aprovados em todo o mundo, e com índice de assertividade superior a 97%, de acordo com certificação emitida pelo Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais. 📈

O Profiler tem como base a avaliação de combinações de quatro perfis básicos e distintos, embora existam diversas combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para estes quatro perfis. Tal fato gera personalidades singulares e percepções de mundo diferentes.

Cabe aqui reforçar que cada pessoa é única mas, ainda assim, pertencente a um grupo.

Segundo o Modelo DISC, existem 4 perfis comportamentais básicos. Conheça a descrição de cada perfil no post Perfis Comportamentais do Modelo DISC.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.  

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário