Sonhos Top 10

19 de maio de 2020 - Perfil Motivacional, Planejamento Estratégico Pessoal, Sonhos

Sonhos Top 10

Segundo um artigo publicado no site veja.com, em 15 de janeiro de 2015, viagens, carro e cirurgia plástica estão entre os principais desejos de compra, de acordo com um levantamento inédito elaborado pelo SPC Brasil.

Viajar para o exterior é o principal sonho de consumo dos brasileiros, segundo uma pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz. De acordo com o estudo, o maior desejo de 15% dos 620 entrevistados é fazer uma viagem internacional. Em segundo lugar, os brasileiros sonham em fazer uma viagem nacional (11,5%) e, em terceiro, ter um carro (9,3%). A pesquisa foi aplicada em 27 capitais.

O item “casa” ficou, propositalmente, fora da lista da pesquisa. “Se tivéssemos incluído a opção casa, a pesquisa ia ficar enviesada e não conseguiríamos enxergar muito além. Mesmo com o recente ‘boom’ imobiliário, sabemos que ainda há muitas pessoas sem casa própria”, explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Os entrevistados afirmaram, no entanto, que, em média, somente três em cada dez sonhos de consumo (27%) já foram realizados. Os mais citados foram viajar (31%), frequentar restaurantes, bares e boates (22%), seguido da compra de itens relacionados à beleza (8%) e eletrônicos (7%).

Entre os sonhos de consumo ainda não realizados, 89% se devem ao fato de extrapolarem a capacidade financeira dos entrevistados. Em geral, cada desejo apontado pelos pesquisados custa em média 5,4 mil reais. Este valor aumenta para 6,4 mil reais entre os pertencentes às classes A e B, e cai para 4,8 mil reais entre os consumidores das classes C, D e E. 

Segundo Kawauti, outro motivo que impede a realização desses sonhos é a falta de planejamento financeiro. “Apesar de grande parte das pessoas ouvidas no estudo entender que é preciso se planejar para alcançar seus objetivos, a maioria não tem uma reserva financeira total para este fim, ou seja, não guarda todo o dinheiro necessário para realizar esse sonho”, disse, em nota.

Dentre os entrevistados, 12,5% dizem que não guardam dinheiro e contam somente com o crédito. Outros 12,4% guardam parte do dinheiro e parcelam o restante. Com isso, cerca de dois em cada dez brasileiros dependem de crédito para realizar seus sonhos. “O que era sonho em um primeiro momento pode se tornar uma experiência amarga posteriormente”, alerta a economista-chefe. 

👉 Confira também: Importância dos Sonhos na Realização Pessoal

Confira a lista dos 10 principais sonhos materiais dos brasileiros

1. Viagens internacionais

O item viagens internacionais ocupou o primeiro lugar da lista de sonhos de consumo dos 620 brasileiros entrevistados pelo SPC Brasil, com 15,3% da preferência.

2. Viagens nacionais

Em segundo lugar, aparecem as viagens nacionais, 11,5% da escolha dos participantes do levantamento.

3. Carro

Na terceira colocação, está o carro próprio, com 9,3% da preferência dos entrevistados.

4. Viagens de fim de semana

Em seguida, aparecem as viagens de fim de semana, com 7,5%. Essa colocação reforça o apreço do brasileiro por viagens, item que ocupou três das cinco primeiras colocações do ranking.

5. Cirurgia plástica

A realização de cirurgias plásticas aparece na quinta posição, com 7% da preferência geral. Nesse item, chama atenção a pequena diferença entre homens e mulheres que sonham com o procedimento: 7,7% corresponde a elas, enquanto 5,6% a eles.

6. Tratamentos estéticos/Spa

O item tratamentos estéticos aparece na sexta posição, com 6,2% da preferência dos participantes da entrevista.

7. Eletroeletrônicos

Ter um tablet ou smartphone, por exemplo, é o sonho de consumo de 4,9% dos entrevistados. Com isso, o item eletrodomésticos ocupou a sétima posição.

8. Academia

Frequentar uma academia ou realizar outros exercícios esportivos é o sonho de consumo de 4,7% dos 620 participantes da entrevista.

9. Restaurantes badalados

Ir a restaurantes chiques, conhecidos ou badalados ficou na nona posição, com 4% das escolhas.

10. Restaurantes a que costuma ir com amigos ou família

Já o item restaurantes que são geralmente frequentados com amigos ou família ficou na décima posição, com 3,8% da preferência.

Sonhos Não Materiais

Sonhos Não Materiais

Dentre os sonhos não materiais citados com maior frequência, cabe destacar:

1. Ser Promovido

Conquistar uma promoção, subir mais um degrau e ocupar um novo cargo, com novos desafios e possibilidades, é outro símbolo de objetivo na carreira. Para isso, o colaborador deve buscar evolução contínua e manter-se sempre produtivo, engajado, criativo e resolutivo.

2. Ser Líder

Diferentemente dos profissionais que apenas querem ser promovidos no trabalho, existem aqueles que objetivam, realmente, serem líderes, contribuir com suas habilidades, conduzir equipes e gerenciar e melhorar os processos da empresa.

3. Ter Sucesso na Carreira

Ser reconhecido na carreira como um profissional de alto desempenho, com sucesso financeiro, que produz resultados extraordinários e contribui poderosamente para a empresa, as pessoas e o mundo.

4. Capacitação

Investir em autodesenvolvimento: capacitação, estudos, cursos e palestras.

5. Contribuição Social

Participar de programas de voluntariado e de movimentos de responsabilidade social e ambiental e realizar atividades filantrópicas.

6. Harmonia Familiar

Intensificar o convívio e a integração familiar e acompanhar mais de perto a vida de filhos, netos e outros parentes. 

7. Desenvolvimento Espiritual

Adquirir conhecimentos sobre assuntos espirituais,  participar de grupos de estudo e prática de atividades espirituais e aprender e praticar técnicas de meditação e yoga.

8. Ter uma Vida Saudável

Adquirir novos hábitos alimentares, eliminar vícios, praticar atividades físicas, emagrecer, etc.

9. Desapegar-se

Valorizar menos o ter e priorizar o ser, dar menos importância ao status social e evitar que a satisfação e realização pessoal dependam da posse de bens materiais.

10. Alcançar a autorrealização

Atingir o ápice da pirâmide de Maslow e procurar deixar um legado para as próximas gerações.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário