Tipos Psicológicos do Modelo MBTI

30 de março de 2020 - Autoconhecimento, Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico Pessoal

Tipos Psicológicos do Modelo MBTI

Em um post anterior, Perfil Comportamental, afirmamos que existem dois modelos principais para estabelecer o Perfil Comportamental. São eles: o Modelo MBTI e o Modelo DISC.

Neste post, é apresentada uma breve descrição dos Tipos Psicológicos definidos pelo Modelo MBTI.

Inspiradas por Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers criaram um indicador psicométrico, concebido para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. Ele é conhecido pela sigla MBTI (Myers-Briggs Testing Instrument).

Fotografia Carl Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers

As desenvolvedoras do indicador de personalidade MBTI estudaram extensivamente a obra de Jung e focaram seus interesses no comportamento humano, com o objetivo de transformar a teoria dos tipos psicológicos para o uso prático.

Elas começaram a criar o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, acreditando que o conhecimento das preferências de personalidade ajudaria as mulheres que entravam no mercado de trabalho industrial pela primeira vez. Faria isso identificando o tipo de trabalho, em tempos de guerra, que seria “mais confortável e eficaz”. O questionário inicial cresceu e se tornou o Indicador de Tipo Myers-Briggs, publicado pela primeira vez em 1962. 

Por um período superior a 30 anos, Isabel, com grande esforço e dedicação, escreveu, testou e predefiniu centenas de itens para o inventário, como perguntas que revelariam as preferências de uma pessoa, valiosas nas diferenças entre os indivíduos. O seu objetivo era criar um instrumento que funcionasse junto à maior gama possível de pessoas. Por mais de 50 anos, este sistema tem vencido o tempo, sendo atualizado e traduzido para outras línguas, culturas e ambientes, no mundo inteiro. 🌎 

Tipos Psicológicos do Modelo MBTI

Tipos Psicológicos

Segundo o Modelo MBTI, existem 16 tipos psicológicos. 

Na sequência, é apresentada uma breve descrição de cada um deles.

Arquiteto: São pensadores criativos e estratégicos, com um plano para tudo. As pessoas com este tipo de personalidade são imaginativas, decididas e ambiciosas. São também reservadas, incrivelmente curiosas e não desperdiçam sua energia.

Lógico: São criadores inovadores com uma sede insaciável por conhecimento. Orgulham-se da sua criatividade e engenho, da sua perspectiva única e do seu intelecto vigoroso. Têm sido responsáveis por muitas descobertas científicas ao longo da história.

Comandante: São líderes naturais. Incorporam os dons do carisma e da confiança, e projetam autoridade de um jeito que atrai multidões em busca de um objetivo em comum. São caracterizados por um nível cruel de racionalidade, usando sua motivação, determinação e mente astuta para atingir o que eles desejarem. Eles oprimem os tipos de personalidade mais tímidos e sensíveis.

Inovador: São os maiores advogados do diabo, vibrando no processo de retalhar argumentos e crenças. Fazem isso porque o consideram divertido. Ninguém ama mais o processo de debate mental do que eles, visto que dá a eles a chance de exercitar sua inteligência rápida, sua grande base de conhecimentos acumulados sua e capacidade de conectar ideias separadas.

Advogado: Eles possuem um senso de idealismo e moralidade, mas não são sonhadores ociosos, e sim pessoas capazes de tomar passos concretos para realizar seus objetivos e deixar um impacto positivo. Tendem a ter como propósito de vida ajudar o próximo. Apesar de terem uma fala mansa, possuem opiniões fortes e lutarão até o fim pelo que acreditam ser o certo.

Mediador: São verdadeiros idealistas, sempre procurando o bem, mesmo nas piores circunstâncias. Podem ser vistos como calmos, reservados, ou até mesmo tímidos, porém têm uma paixão e um fogo que podem realmente brilhar. São guiados por princípios, em vez de lógica, animação ou praticidade.

Protagonista: São líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Muitas vezes, eles são nossos políticos, treinadores e professores, estendendo a mão e inspirando os outros a fazerem o bem para o mundo. Eles irradiam autenticidade, preocupação e altruísmo, sem terem medo de se impor e falar o que acharem necessário.

Ativista: Possuem um verdadeiro espírito livre. São o coração da festa. Estão, porém, menos interessados na animação pura e no prazer do momento do que em aproveitar as conexões sociais e emocionais que fazem com os outros. Apresentam uma característica intuitiva, permitindo que leiam nas entrelinhas. 

Logístico: Suas características principais são integridade, lógica prática e dedicação incansável ao trabalho, o que os torna essenciais para muitas famílias, assim como para empresas que valorizam tradições, regras e padrões, como escritórios de advocacia, órgãos reguladores e militares. Eles gostam de assumir a responsabilidade por suas ações, e se orgulham do trabalho que fazem. 

Defensor: Apesar de emocionais, têm habilidades analíticas excelentes; possuem habilidades de comunicação e ótimos relacionamentos sociais; e são receptivos a mudanças e novas ideias. Eles são verdadeiros altruístas e se engajam com muito entusiasmo e generosidade no trabalho e nas pessoas em que eles acreditam.

Executivo: São representantes da tradição e da ordem, e são valorizados pelos seus conselhos e orientações inteligentes, liderando o grupo em caminhos difíceis. Assumem papéis de organizadores da comunidade na celebração de eventos locais ou na defesa de valores tradicionais que mantêm famílias e comunidades unidas. 

Cônsul: São pessoas populares. Na escola, são as líderes de torcida e os jogadores de futebol, ditando a moda, sendo o centro das atenções e liderando suas equipes para a vitória e a fama. Mais tarde na vida, continuam apoiando seus amigos e amados, organizando reuniões sociais e se esforçando para que todos estejam felizes.

Virtuoso: Amam explorar com suas mãos e olhos, tocando e examinando o mundo a sua volta com um racionalismo tranquilo e uma curiosidade espirituosa. São fazedores naturais, indo de projeto em projeto, construindo o que é útil e o superficial só pela diversão, e aprendendo com o seu ambiente. 

Aventureiro: Suas escolhas e ações empurram os limites da convenção social. Gostam de alterar as expectativas tradicionais com experimentos na beleza e no comportamento. Eles vivem em um mundo colorido e sensual, inspirados pelas conexões com pessoas e ideias. Alegram-se reinterpretando e reinventando essas conexões.

Empreendedor: Eles sempre impactam nos seus arredores e amam ser o centro das atenções. Teorias, conceitos abstratos e discussões arrastadas sobre assuntos globais e suas implicações não mantêm o seu interesse por muito tempo. Eles gostam de agir. Normalmente, têm um estilo de vida ou comportamento arriscado. Eles vivem no momento e mergulham na ação.

Animador: Nascidos para entreter, eles amam ser o centro das atenções, e o mundo se torna um palco. Muitos famosos com este tipo de personalidade são realmente atores. Extremamente sociais, eles aproveitam as coisas simples, e não há nada mais divertido para eles do que estar junto de um bom grupo de amigos.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário