Tipos Psicológicos do Modelo MBTI

26 de janeiro de 2018 - Planejamento Pessoal

Em um post anterior, Perfil Comportamental, afirmamos que existem dois modelos principais para estabelecer o Perfil Comportamental. São eles, o Modelo MBTI e o Modelo DISC.

Neste post, será apresentada uma descrição detalhada dos 16 Tipos Psicológicos definidos pelo Modelo MBTI.

Arquiteto:

São pensadores criativos e estratégicos, com um plano para tudo. As pessoas com este tipo de personalidade são imaginativas e decididas, ambiciosas, mas reservadas, incrivelmente curiosas, e não desperdiçam sua energia.

Possuem uma sede natural por conhecimento e gostam de compartilhar o que sabem, confiantes no domínio do assunto escolhido, mas eles preferem desenvolver e executar um plano dentro do seu campo de conhecimento do que compartilhar opiniões em distrações desinteressantes, como fofocas.

São capazes de viver sob contradições gritantes. Por exemplo, os “Arquitetos” são simultaneamente, os mais idealistas e os críticos mais cruéis, um conflito aparentemente impossível. Mas isso acontece porque tendem a acreditar que, com esforço, inteligência e consideração, nada é impossível, enquanto ao mesmo tempo em que acreditam que as pessoas são muito preguiçosas, pouco sagazes e interesseiras para realmente atingir esses resultados fantásticos. Ainda assim, essa visão cínica da realidade é improvável que os impeça de atingir o resultado que eles acreditam ser relevante.

Lógico:

São criadores inovadores com uma sede insaciável por conhecimento. Se orgulham da sua criatividade e engenho, sua perspectiva única e intelecto vigoroso e têm sido responsáveis por muitas descobertas científicas ao longo da história.

Eles amam padrões, descobrir discrepâncias e mergulhar nos diversos fatores e detalhes acerca de um determinado assunto e desenvolver uma solução única e viável. Porém, não se interessam por atividades práticas e rotineiras. Eles podem parecer estar sonhando acordados eternamente e sua mente vibra com ideias a partir do momento em que acordam.

Quando tentam explicar suas cadeias de conclusões lógicas que levaram à formação da última ideia, irão optar por continuar um assunto mesmo sem que os outros não entendam, ao invés de tentar explicar detalhe por detalhe.

Além disso, tem dificuldades para entender aspectos emocionais. Eles preferem fazer uma série de sugestões lógicas para resolver um assunto em questão.

Eles têm um medo constante de falhar, o que os faz reexaminar seus próprios pensamentos e teorias, preocupando-se que esqueceram alguma parte essencial. A superação dessa insegurança é o maior desafio que eles devem enfrentar.

Comandante:

São líderes naturais. Incorporam os dons do carisma e da confiança, e projetam autoridade de um jeito que atraí multidões em busca de um objetivo em comum. São caracterizados por um nível cruel de racionalidade, usando sua motivação, determinação e mente astuta para atingir o que eles desejarem. Eles oprimem os tipos de personalidade mais tímidos e sensíveis.

Eles amam um bom desafio e acreditam que, com a quantidade certa de tempo e recursos, eles podem atingir qualquer objetivo. Essa característica os torna empreendedores maravilhosos, e sua habilidade de pensar estrategicamente e manter o foco, os tornam líderes de negócios poderosos. Essa determinação impulsiona suas metas e, em função da sua natureza extrovertida, eles provavelmente impulsionarão todo mundo com eles, atingindo resultados espetaculares no processo.

Na mesa de negociação, os “Comandantes” são dominantes, incessantes e impiedosos.

Eles respeitam a quem é capaz de se impor intelectualmente e agir com precisão e qualidade. Possuem um talento único para reconhecer o talento dos outros. Porém, eles também têm o dom de mostrar as falhas dos outros de forma insensível.

Inovador:

São os maiores advogados do diabo, vibrando no processo de retalhar argumentos e crenças. Fazem isso porque o consideram divertido. Ninguém ama mais o processo de debate mental do que eles, visto que dá a eles a chance de exercitar sua inteligência rápida, grande base de conhecimentos acumulados, e capacidade de conectar ideias separadas.

São extremamente honestos e capazes de se colocar no lugar de alguém para ver a verdade através de outra perspectiva. Isto lhes ajuda a desenvolver uma ideia melhor e a entender ideias opostas.

Estão em uma busca constante por conhecimento, amam fazer brainstorm e pensar grande, mas irão evitar fazer o trabalho braçal a qualquer custo.

Sua capacidade de debate pode ser irritante e sua diversão no conflito pode oferecer muitos riscos, principalmente, quando testam os limites dos outros para ver suas crenças questionadas e seus sentimentos destruídos.

A sua independência intelectual e visão livre de estruturas rígidas são muito valiosas quando eles estão no comando. Porém, precisam lembrar que, para que suas ideias se tornem realidade, eles irão sempre depender de outros.

Advogado:

Eles possuem um senso de idealismo e moralidade, mas não são sonhadores ociosos, mas pessoas capazes de tomar passos concretos para realizar seus objetivos e deixar um impacto positivo.

Tendem a ter como propósito de vida ajudar ao próximo, mas apesar de terem uma fala mansa, possuem opiniões fortes e lutarão até o fim pelo que acreditam ser o certo. Eles são decididos e fortes, mas raramente usarão essa energia para ganho pessoal. Eles agem com criatividade, imaginação, convicção e sensibilidade, não para criar vantagem, e sim para criar equilíbrio.

São extrovertidos e tem facilidade para criar conexões com os outros, e possuem uma linguagem aconchegante e sensível, falando de forma humanizada e cuidando bastante dos sentimentos dos outros.

Para eles, o mundo é um lugar cheio de desigualdades – mas isso pode mudar. Nenhum outro tipo de personalidade é melhor para resolver algo que está errado, não importa o quão grande seja.

Mediador:

São verdadeiros idealistas, sempre procurando o bem, mesmo nas piores circunstâncias. Podem ser vistos como calmos, reservados, ou até mesmo tímidos, porém tem uma paixão e um fogo que podem realmente brilhar.

São guiados por princípios, ao invés da lógica, animação ou praticidade. Quando decidem seguir em frente, eles irão olhar para a honra, beleza, moralidade e virtude. São guiados pela pureza de suas intenções, não por gratificações ou punições.

Essas qualidades permitem que eles se comuniquem profundamente com os outros, falando com facilidade em metáforas e parábolas, e entendendo e criando símbolos para compartilhar suas ideias. Muitos deles são poetas, atores e escritores.

Sua habilidade com a linguagem não se limita ao seu idioma nativo e eles são considerados como talentosos quando se trata de aprender um segundo idioma.

Eles focam sua atenção em apenas algumas pessoas, uma única causa que vale a pena – se dividir-se muito, ficarão sem energia, e se tornar abatido e sobrecarregado com tudo de errado no mundo que eles não podem consertar. Isso é uma triste visão para os seus amigos, que dependerão de suas perspectivas promissoras.

Se não tomarem cuidado, eles podem se perder na busca do bem e negligenciar a rotina que a vida demanda.

Protagonista:

São líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Muitas vezes eles são nossos políticos, treinadores e professores, estendendo a mão e inspirando os outros a fazerem o bem para o mundo.

Eles irradiam autenticidade, preocupação e altruísmo, sem ter medo de se impor e falar o que acharem necessário. Para eles, a comunicação com os outros é natural e fácil, ainda mais pessoalmente, e o seu traço intuitivo os ajuda a alcançarem todas as mentes. Enxergam facilmente a motivação das pessoas, e conseguem juntar ideias e comunicá-las como um objetivo em comum, com uma eloquência que é fascinante.

O interesse que possuem nos outros é genuíno e, quando acreditam em alguém, se se envolvem nos problemas dessa pessoa, e confiam demais nela.

Eles possuem uma grande capacidade para refletir e analisar seus próprios sentimentos.

São pessoas atenciosas e verdadeiras, que fazem o que dizem, e nada faz eles mais felizes do que tomar a liderança. São altruístas dedicados e não tem medo de se arriscar quando estão defendendo as ideias e as pessoas em que acreditam.

Ativista:

Possuem um verdadeiro espírito livre. São o coração da festa, porém, estão menos interessados na animação pura e no prazer do momento e sim em aproveitar as conexões sociais e emocionais que fazem com os outros.

Apresentam uma característica intuitiva, permitindo que leiam nas entrelinhas. Tendem a ver a vida como um quebra-cabeça grande e complexo, onde tudo está conectado. Eles veem através do prisma da emoção, compaixão e misticismo, e estão sempre procurando por um significado profundo.

São intensamente independentes, e, muito mais do que estabilidade e segurança, eles anseiam por criatividade e liberdade.

Eles detestam tarefas administrativas ou rotineiras que podem acompanhar uma posição de liderança. Sua autoestima é dependente da sua habilidade de criar soluções originais, e eles precisam saber que possuem a liberdade de serem inovadores.

Os “Ativistas” passarão uma boa parte do tempo explorando relacionamentos sociais, sentimentos e ideias, antes de encontrar alguma coisa que realmente seja verdadeira. Mas, quando eles finalmente encontrarem seu lugar no mundo, a sua imaginação, empatia e coragem provavelmente produzirão resultados incríveis.

Logístico:

Suas características principais são integridade, lógica prática e dedicação incansável ao trabalho, o que os torna essenciais para muitas famílias, assim como empresas que valorizam tradições, regras e padrões, como escritórios de advocacia, órgãos reguladores e militares. Eles gostam de assumir a responsabilidade por suas ações, e se orgulham do trabalho que fazem.

Eles não fazem presunções, preferindo analisar seus arredores, verificar os fatos e criar planos de ações práticos e, quando tomam uma decisão, irão se basear em fatos para atingir seu objetivo. Tem pouca tolerância para indecisão, mas perdem a paciência ainda mais rapidamente se o caminho escolhido é desafiado com teorias impraticáveis, especialmente se ignoram detalhes.

Quando dizem que vão fazer alguma coisa, eles assim o fazem, cumprindo suas obrigações a qualquer custo. Tem uma mente afiada, baseada em fatos, e preferem autonomia e autossuficiência ao invés de ter que contar com alguém ou algo.

Aderem a regras estabelecidas e orientações, relatando seus próprios erros e falando a verdade mesmo quando as consequências disso podem ser desastrosas. Esta abordagem deixa os outros com uma falsa impressão de que eles são frios, ou até mesmo robóticos.

Defensor:

Apesar de emocionais, têm habilidades analíticas excelentes; possuem habilidades de comunicação e ótimos relacionamentos sociais; e são receptivos a mudanças e novas ideias.

Eles são verdadeiros altruístas e se engajam com muito entusiasmo e generosidade no trabalho e nas pessoas que eles acreditam.

São encontrados, com frequência, em áreas profissionais como a medicina, a educação e o trabalho social.

São normalmente meticulosos ao ponto do perfeccionismo e fazem tudo o que for possível para exceder as expectativas e encantar os outros, em casa e no trabalho.

O desafio para eles é garantir que o que eles façam seja visto. Eles podem não ficar confortáveis sendo o centro das atenções, e podem se sentir culpados levando o mérito por esforços da equipe, mas, se eles puderem garantir que seus esforços sejam reconhecidos, provavelmente irão atingir um alto nível de satisfação no que fazem.

Eles precisam saber quando dizer não e se impor, se quiserem manter sua confiança e entusiasmo.

Naturalmente sociais, eles utilizam sua excelente memória não para lembrarem-se de dados, e sim de pessoas e detalhes de suas vidas.

Executivo:

São representantes da tradição e da ordem, e são valorizados pelos seus conselhos e orientações inteligentes, liderando o grupo em caminhos difíceis. Assumem papéis de organizadores da comunidade na celebração de eventos locais ou na defesa de valores tradicionais que mantém famílias e comunidades unidas.

Acreditam firmemente nas regras impostas por lei, e que a autoridade deve ser conquistada. Lideram pelo exemplo, demonstrando dedicação e honestidade, e uma alta rejeição à preguiça e trapaça, especialmente no trabalho.

Têm consciência dos seus arredores e vivem em um mundo de fatos claros e verificáveis e suas opiniões são coerentes. Estão dispostos a mergulhar em projetos desafiadores, melhorando planos de ação e organizando os detalhes ao longo do caminho, fazendo com que qualquer tarefa complicada pareça fácil e alcançável.

Eles não trabalham sozinhos, e esperam que a sua ética de trabalho e confiabilidade sejam recíprocas. Isso pode fazer com que eles tenham uma reputação de inflexíveis, mas não porque são teimosos, e sim porque eles realmente acreditam que esses valores são o que fazem a sociedade funcionar.

Cônsul:

São pessoas populares. Na escola, são as líderes de torcida e os jogares de futebol, ditando a moda, sendo o centro das atenções e liderando suas equipes para a vitória e a fama. Mais tarde na vida, continuam apoiando seus amigos e amados, organizando reuniões sociais e se esforçando para que todos estejam felizes. São criaturas sociais, e se informam para ficarem atualizados com o que seus amigos estão fazendo.

São mais ligados na moda e na sua aparência, seu status social e sua relação com outras pessoas. Assuntos práticos e fofocas são os que os mantém.

São altruístas, e levam a sério sua responsabilidade de ajudar e fazer a coisa certa. Baseiam suas convicções em tradições pré-estabelecidas e em leis, seguindo a autoridade e as regras, ao invés da filosofia e o misticismo.

Amam servir, aproveitando qualquer papel que lhes permita participar de uma forma significante, desde que saibam que estão sendo valorizados e apreciados.

Podem sempre ser vistos em festas e fazem questão de conversar e rir com todo mundo! Mas a sua devoção vai além de socializar como um dever. Eles realmente gostam de saber sobre os relacionamentos e as atividades de seus amigos.

São contra conflitos, por isso passam um bom tempo estabelecendo a ordem social, e preferem planos e eventos organizados ao invés de reuniões espontâneas e atividades ao ar livre.

Virtuoso:

Amam explorar com suas mãos e olhos, tocando e examinando o mundo a sua volta com um racionalismo tranquilo e uma curiosidade espirituosa. São fazedoras naturais, indo de projeto em projeto, construindo o que é útil e o superficial só pela diversão, e aprendendo com o seu ambiente.

Exploram ideais através da criação, resolução de problemas, testes e erros e experimentação.

Eles gostam de ajudar e compartilhar experiências, especialmente com as pessoas que eles gostam.

Enquanto suas tendências mecânicas podem parecer simples ao primeiro olhar, eles são bem enigmáticos. Amigáveis, mas privados, calmos, mas espontâneos, extremamente curiosos, mas incapazes de ficar focados em estudos formais.

Os “Virtuosos” tem uma dificuldade especial em perceber emoções. Porém, a tendência de explorar seus relacionamentos através de suas ações em vez de através da empatia pode levar a algumas situações frustrantes.

Aventureiro:

Suas escolhas e ações empurram os limites da convenção social. Gostam de alterar as expectativas tradicionais com experimentos na beleza e no comportamento.

Eles vivem em um mundo colorido e sensual, inspirados pelas conexões com pessoas e ideias. Se alegram reinterpretando essas conexões, reinventando. Isso cria um senso de espontaneidade, fazendo com que pareçam imprevisíveis, até mesmo para os seus amigos próximos e familiares.

Apesar de tudo isso, são definitivamente introvertidos, surpreendendo seus amigos quando saem do centro das atenções para ficarem sozinhos e recarregarem as baterias.

Eles vivem para encontrar maneiras de impulsionar suas paixões. Comportamentos perigosos como jogos e esportes extremos são comuns nesse tipo de personalidade. Felizmente, seu comprometimento com o momento e com o ambiente permitem que eles se saiam bem. Eles também gostam de se conectar com os outros, e tem um certo charme irresistível.

Eles não planejam seu futuro em termos de bens e aposentadoria. Ao invés disso, eles planejam ações e comportamentos como contribuições para um senso de identidade, criando um portfólio de experiências.

Empreendedor:

Eles sempre impactam nos seus arredores e amam ser o centro das atenções.

Teorias, conceitos abstratos e discussões arrastadas sobre assuntos globais e suas implicações não mantém o seu interesse por muito tempo. Eles gostam de agir.

Normalmente têm um estilo de vida ou comportamento arriscado. Eles vivem no momento e mergulham na ação.

A escola e outros ambiente extremamente organizados são um desafio para eles. A abordagem regulamentada e repreensiva da educação formal é bem diferente da forma de educação prática que eles gostam.

Para eles, faz mais sentido usar seu próprio compasso moral do que o dos outros. Para eles, as regras são feitas para serem quebradas.

Têm a capacidade única de notar pequenas mudanças e percebem pensamentos escondidos e motivos onde a maioria não consegue.

São cheios de paixão e energia, complementados por uma mente racional. São também inspiradores, persuasivos e alegres, o que os torna líderes naturais.

Animador:

Nascidos para entreter, eles amam ser o centro das atenções, e o mundo se torna um palco. Muitos famosos com este tipo de personalidade são realmente atores. Extremamente sociais, eles aproveitam as coisas simples, e não há nada mais divertido para eles do que estar junto de um bom grupo de amigos.

São observadores e muito sensíveis às emoções dos outros. Pessoas com esse tipo de personalidade são normalmente as primeiras a ajudar alguém com um problema difícil, oferecendo apoio emocional e conselhos práticos com facilidade. Porém, se o problema os envolve, provavelmente evitarão o conflito e irão ignorar a situação.

Normalmente estão tão focados nos prazeres imediatos que negligenciam funções e responsabilidades para tornar esse luxo possível. Análises complexas, tarefas repetitivas, e combinar estatísticas com consequências reais não são atividades fáceis para eles.

Eles reconhecem o valor e a qualidade, mas, como são péssimos planejadores, vivem com mais do que ganham, e os cartões de crédito se tornam um perigo.

Nada os torna tão tristes como perceber que estão presos a uma determinada atividade ou circunstância, sem poder se juntar com seus amigos.

Se você tem interesse em conhecer mais detalhes sobre as características dos perfis comportamentais definidos pelo MBTI ou se deseja conhecer seu Perfil Comportamental através do indicador de personalidade MBTI, basta acessar o site https://www.16personalities.com/br. O teste é gratuito, rápido e muito simples.

Concluído o teste, você terá acesso ao resultado através do próprio site.

Deixe seu comentário