Em Busca da Rota Harmônica

14 de janeiro de 2018 - Inspiração e Reflexão

Este post inaugura uma coletânea de textos que visam subsidiar sua reflexão sobre diversos, princípios, valores, comportamentos e atitudes consideradas benéficas, tanto para o autodesenvolvimento quanto para um melhor convívio social, bem como para atingir um nível superior de qualidade de vida, realização e felicidade.

A Rota Harmônica é uma expressão que ouvi, pela primeira vez, de um experiente navegador. Ele a utilizou para explicar a forma como conseguia lidar com um mar extremamente agitado, de forma a minimizar os riscos de sofrer um naufrágio. Trata-se, basicamente, de alinhar adequadamente a embarcação em relação ao movimento do mar, de forma que o barco acompanhe esse movimento e não se contraponha a ele.

Na vida, assim como no oceano, também precisamos, permanentemente, buscar a Rota Harmônica, de forma a lidar, adequadamente, com as pressões, com o stress e com as responsabilidades que ela impõe, sem, porém, perder de vista alguns princípios, valores, comportamentos e atitudes consideradas benéficas, tanto para o autodesenvolvimento quanto para um melhor convívio social, bem como para atingir um nível superior de qualidade de vida.

A busca da Rota Harmônica em nossa vida tem-se tornado um desafio cada vez mais difícil de ser superado. Inúmeras variáveis contribuem para gerar esta situação, tais como: menosprezo e desvalorização de princípios universais eternos, inversão de valores, consumismo desenfreado, valorização exacerbada do “ter” em detrimento do “ser”, irresponsabilidade social e ambiental de empresas, governos e pessoas, dentre outras.

É por esta razão que decidi selecionar e disponibilizar os artigos que compõem esta coletânea, com a única e singela intenção de contribuir, mesmo que de maneira extremamente modesta, para auxiliar os homens e mulheres de boa vontade nesse processo de busca permanente da sua Rota Harmônica.

Venho obtendo, lendo e guardando estes textos ao longo de diversos anos. Eles têm diversas fontes, tais como: livros, revistas, jornais, mensagens de internet, cursos, etc. e, nos casos em que os autores são conhecidos, eles são sempre citados.

Meu papel se limitou, única e exclusivamente, a colecionar, selecionar e formatar os textos disponibilizados neste documento. Portanto, todos os méritos do conteúdo são dos respectivos autores, mesmos daqueles que são desconhecidos, os quais merecem nossos sinceros agradecimentos.

Os textos não apresentam nenhuma sequência lógica, nem estão agrupados por temas específicos. Assim, você poderá lê-los em qualquer ordem.

Por outro lado, os textos disponibilizados não são produto de nenhuma filosofia, religião, ou corrente de pensamento específica.

Confesso que durante a preparação deste documento, por diversas vezes não consegui evitar que algumas lágrimas escorressem dos meus olhos. Descobri que ainda sou capaz de me comover e de me emocionar com a beleza e sabedoria de alguns desses textos. Desejo de todo coração, caro leitor ou leitora, que o mesmo aconteça com você, porque isto é uma clara demonstração de que eles, além de nos deixar emocionados, têm a capacidade de nós fazer refletir sobre princípios, valores, comportamentos e atitudes, o que nos ajudará a encontrar ou retomar nossa Rota Harmônica.

Se você tem este documento em suas mãos, é porque você é, certamente, uma pessoal especial e muito apreciada, pelo menos por quem lhe presenteou com ele. Mas, se por acaso você não tem interesse no seu conteúdo e não pretende aproveitar seus ensinamentos, faça a especial gentileza de devolvê-lo a quem lhe ofereceu ou de ofertá-lo a quem, na sua opinião, poderá tirar proveito dele. Este gesto será considerado de grande valor humanitário, já que permitirá que ele possa ser útil a uma outra pessoa.

SUGESTÕES PARA TIRAR MAIOR PROVEITO DA SUA LEITURA

Visando potencializar o benefício pessoal que a leitura desta coletânea de artigos pode lhe oferecer, seguem algumas sugestões a respeito de como este material deve ser lido.

  1. Procure ler apenas um artigo por vez, mesmo que todos eles sejam muito pequenos;
  2. Escolha um lugar que, preferencialmente, seja confortável e silencioso;
  3. Tenha em mãos papel e caneta para eventuais anotações e observações que poderão ser necessárias, logo após a leitura;
  4. A escolha do artigo a ser lido pode ser aleatória. Não precisa observar nenhuma sequência pré-estabelecida;
  5. Durante a leitura do artigo escolhido, concentre-se apenas nela, não permitindo que nada lhe tire a concentração.
  6. É preciso que cada artigo seja lido não apenas com a mente, mas principalmente com o coração;
  7. Assegure-se que entendeu o que leu. Caso contrário, leia quantas vezes sejam necessárias;
  8. Logo após a leitura do artigo, reflita sobre seu conteúdo e, principalmente, sobre os ensinamentos que ele pretende transmitir. Mesmo que, em alguns casos, você, a princípio, não concorde plenamente com eles, faça um esforço para procurar entender o que o autor quis transmitir;
  9. Sua reflexão deve incluir, necessariamente, uma análise do seu comportamento ao longo do tempo, e em diversos contextos (família, amigos, trabalho, etc.), comparando-o com o que estabelecem os ensinamentos do artigo que acaba de ler;
  10. Identifique algumas ações concretas que você estaria disposto a realizar para se aproximar dos ensinamentos que o artigo que acaba de ler pretende transmitir. De preferência anote-as. Não se preocupe com a quantidade nem com a qualidade da redação das ações;
  11. Execute as ações que você identificou no passo anterior. Faça isto no seu ritmo, porém, seja perseverante e não desista nunca. Lembre-se que pode recomeçar tantas vezes quantas sejam necessárias. O único fiscal do processo é você mesmo;
  12. Finalmente, procure compartir o que você aprendeu e praticou com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc.

Para que você realmente possa usufruir integralmente dos benefícios que a leitura desta coletânea de artigos pretende lhe oferecer, é fundamental que o processo ilustrado na figura abaixo seja plenamente executado.

 

No início da sua leitura, poderá ter a impressão que esta prática apresenta algumas dificuldades. Com a repetição constante, porém, você terá pleno domínio deste processo.

Faço votos que você encontre sua “Rota Harmônica” e que isto lhe permita se autodesenvolver e atingir níveis cada vez maiores de qualidade de vida, realização e felicidade.

Deixe seu comentário