O que é um modelo de negócios?

22 de março de 2021 - Modelo de Negócios, Planejamento Estratégico Corporativo

O que é um modelo de negócios?

Um Modelo de Negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para todos os seus principais públicos de interesse.

O Modelo de Negócios, por definição, deveria ser desenvolvido antes mesmo da construção do Plano Estratégico. Na verdade, muitos autores questionam se pode ser desenvolvido um bom Plano Estratégico sem um bom Modelo de Negócios previamente estabelecido. É por esta razão que este assunto é tratado no início do processo metodológico de planejamento estratégico.

No mundo empresarial, pode-se afirmar que o Modelo de Negócios é a semente do planejamento estratégico, principalmente para empresas iniciantes, más também para aquelas que desejam mudar de ramo ou atender um novo segmento de clientes, bem como para aquelas que desejam aperfeiçoar seu Modelo de Negócios atual.

Um Modelo de Negócios permite que todos os principais aspectos de um negócio sejam visualizados em uma única página (ou slide). Isso significa que não é mais necessário percorrer um documento extenso, página por página para compreender as diferentes estratégias definidas.

Outro excelente aspecto é que o Modelo de Negócios permite que você visualize o “encaixe estratégico” que existe entre diferentes áreas. Documentos textuais não permitem esse tipo de análise.

Além disto, a formulação de um Modelo de Negócios é extremamente participativa, permitindo o envolvimento das diversas partes interessadas.

Uma ferramenta muito utilizada para elaborar o Modelo de Negócios denomina-se Business Model Canvas ou Diagrama Canvas.

O Business Model Canvas, nada mais é do que uma representação gráfica que permite visualizar, de forma simples, rápida e eficiente, as principais características do Modelo de Negócios de uma organização.

O Business Model Canvas (BMC) teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendida na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004.

Ela foi criada de maneira colaborativa com mais de 400 empreendedores. Seu objetivo é criar uma maneira visualmente simples para que se entenda o funcionamento de negócio e se alinhem  as expectativas de todos os envolvidos.

Além de ajudar a tirar empreendimentos do papel, o Diagrama Canvas pode ser bastante útil para analisá-los e organizá-los quando já estão em funcionamento.

Diagrama Canvas

Por muitos anos o termo “Modelo de Negócios” foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos autores o mencionavam sem explicitar do que precisamente falavam. E foi exatamente pensando nisso que o consultor suíço Alexander Osterwalder  começou a desenvolver sua tese de doutorado. 

Alexander percebeu que definir o termo não seria suficiente. Era necessário criar algo que incentivasse a inovação, a prototipação e co-criação  (criação colaborativa). Utilizando-se, assim, de conceitos de design thinking,  Alexander começou com um simples gráfico feito em PowerPoint que anos mais  tarde se tornaria uma bela tela (conhecida como Canvas) separada em nove blocos. 

Alexander Osterwalder aproveitou a tendência de co-criação das redes sociais, criou engajamento ao redor de uma nova teoria de administração e chamou outros respeitados consultores e empresários do mercado para se sentirem donos e ajudarem a espalhar o Canvas.

Esta tela foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a pensar em novos negócios ou novos produtos. Seu próprio livro se intitulou “Business Model Generation” (Geração de Modelo de Negócios) e, de fato, ele criou toda uma nova geração de empreendedores!

O modelo de negócios criado por Alexander Osterwalder se tornou rapidamente um grande sucesso mundial, principalmente entre uma nova geração de empreendedores loucos para criar suas startups! Mas por que tamanho sucesso?

O diálogo abaixo, extraído do EBook “O Analista de Modelos de Negócios”, escrito por Daniel Pereira, oferece uma boa resposta para essa pergunta.  

Durante muitos anos empreendedores foram incentivados a desenvolver um plano de negócios toda vez que pensavam em criar uma nova empresa ou produto. A cena que se via, era mais ou menos, assim: 

Cara, tive uma ideia fantástica e estou pensando em criar  uma nova empresa! Algum conselho? 

Humm… Você já escreveu um plano de negócios? 

Ainda não. Você realmente acha que é necessário? 

Mas é claro! Não viu as estatísticas? Um plano de negócios é fundamental para o sucesso de um novo negócio! 

Sim, eu sei. Mas ele é tão longo, tão repetitivo… Essa é a minha única opção? 

A única e a melhor de todas! Você vai tirar de letra! E lembre-se  que um bom plano tem cerca de 30 páginas, sem contar  os anexos. Ok? Boa Sorte! 

Tá bom… Obrigado pelo conselho!

Agora imagine se você tivesse cerca de 5 ideias diferentes? Não necessariamente negócios completamente diferentes, mas talvez voltados para segmentos de clientes distintos que impactariam no seu preço, canais e assim por diante. É sério mesmo que seria necessário desenvolver 5 planos de negócios? Um total de 150 páginas!?

Não significa isto que você não deva analisar o seu mercado, fazer um exercício de projeção do fluxo de caixa e desenvolver um Plano de Negócios. Só não faça isso na fase inicial, pois ao contrário de um plano, um modelo permite que você faça um protótipo de diferentes versões do seu negócio até chegar a uma que faça mais sentido. Em seguida, o melhor é partir para testar suas hipóteses junto ao mercado, pois, afinal, como afirma Steve Blank: “Nenhum Plano de Negócios resiste ao primeiro cliente”.

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Planejamento Estratégico Pessoal sozinhas, a Perspectiva Consultores Associados desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário