O Ciclo Virtuoso da Mudança

19 de maio de 2020 - Perfil Motivacional, Planejamento Estratégico Pessoal

O Ciclo Virtuoso da Mudança

Se você já leu nossos posts sobre os princípios básicos das principais Teorias Motivacionais, está capacitado para aplicar o que elas pregam na sua vida, de forma a aumentar sua motivação para avançar no processo que leva à autorrealização.

Para isso, porém, você deve conhecer a resposta a três perguntas-chave e adotar uma atitude firme e perseverante para percorrer o caminho que o levará até seu futuro desejado.

Por que mudar?

Em primeiro lugar, você deve saber por que deve mudar, ou seja, conhecer a necessidade da mudança, bem como os benefícios que ela lhe trará.

Ninguém muda sem motivo. A mudança só ocorre quando a pessoa se torna consciente da necessidade da mudança.

Algumas pessoas adquirem a consciência da necessidade de mudanças em decorrência de autoanálise, terapia, coaching, treinamento, etc.

Outras, no entanto, adquirem essa consciência de forma mais traumática, como consequência de acidentes, doenças, conflitos afetivos, desemprego, morte de um ser querido, etc.

De qualquer forma, pode-se afirmar que, sem a consciência da necessidade da mudança, independentemente da forma como ela foi adquirida, as pessoas não estão dispostas a deixar sua área de conforto.

Que mudanças devem ser feitas?

Em seguida, você deve saber exatamente quais as mudanças que deve fazer, quais características, quais hábitos e quais valores devem sofrer mudanças.

Se você já leu nosso post sobre a Roda da Vida, sabe que se trata de um ótimo instrumento de autoavaliação capaz de apontar as dimensões e assuntos essenciais da sua vida que requerem mudanças. Esse teste permite realizar um verdadeiro diagnóstico estratégico pessoal.

Outras mudanças a serem feitas podem ser indicadas por terceiros, tais como: médicos, terapeutas, mestres, parentes e amigos.

O importante é que você conheça e priorize as mudanças que deve implementar na sua vida com a finalidade de torná-la mais plena e feliz, acelerando sua caminhada rumo ao futuro desejado.

Sem este diagnóstico estratégico pessoal, você corre o sério risco de “apoiar sua escada no muro errado” e, consequentemente, desperdiçar esforços e recursos desnecessariamente, além de gerar uma certa desmotivação pela ausência dos resultados que você espera das mudanças realizadas. 

Como as mudanças serão feitas?

Na sequência, você deve identificar de que forma tais mudanças devem ser feitas, indo atrás de recursos e de quem possa ajudar você.

Para implementar as mudanças necessárias na sua vida, é preciso ter método, de forma a tornar eficaz e eficiente o processo de mudança. Caso contrário, corre-se o risco de procrastinar frequentemente.

Algumas mudanças podem ser simples e de fácil implementação. Outras, no entanto, podem ser complexas ao ponto de você precisar de um orientador ou mentor que possa ajudar a fazer isso.

Participar de um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal pode ser uma excelente alternativa para responder a essa pergunta.

Se você tiver interesse em conhecer o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal desenvolvido pela PERSPECTIVA Consultores Associados clique aqui.  

Querer Mudar

Tendo a resposta para essas três questões, basta apenas QUERER MUDAR. E é aqui em que a motivação é fundamental. Sem ela, as respostas anteriores terão pouca ou nenhuma utilidade.

Para comprovar isso, basta pensar nas promessas de fim de ano, que quase todo mundo faz, mas praticamente ninguém cumpre.

Agora que você conhece o Círculo Virtuoso da Mudança, basta colocá-lo em prática. Desejamos-lhe pleno sucesso nessa empreitada. 

Citação Richard M. Devos

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

🧭 Torne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Baixe nosso Ebook Gratuito sobre Planejamento Estratégico Pessoal

Se você busca autoconhecimento, melhor desempenho profissional ou mais sentido para sua vida, você está no lugar certo. A proposta deste material é lhe ajudar a ser o arquiteto do seu próprio destino.

Baixar ebook gratuito

Deixe seu comentário