O que é Planejamento Estratégico Pessoal?

6 de março de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Plano de Vida

O que é Planejamento Estratégico Pessoal?

O Planejamento Estratégico é um modelo muito mais conhecido e utilizado no mundo empresarial do que na vida pessoal. 

Segundo Philip Kotler, “o Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando a um maior grau de interação com o ambiente”. 

Já para Peter Drucker, “Planejamento Estratégico é um processo contínuo para, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro considerado (horizonte de planejamento), tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

A origem mais remota do Planejamento Estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações, em que os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, por que fazer, como fazer e quando fazer, a fim de alcançarem sucesso e avanço em seus recursos a longo prazo.  🗂

Porém, o que pouca gente sabe é que o Planejamento Estratégico se aplica integralmente a nossa vida pessoal, trazendo grandes benefícios para quem o pratica – assim como ocorre no mundo corporativo – permitindo que você dê um rumo à sua vida, através da identificação da sua Missão e Visão, além de estabelecer e atingir objetivos que lhe permitirão equilibrar os aspectos essenciais da vida, de forma a alcançar maiores níveis de satisfação, plenitude e realização pessoal.

Assim, pode-se afirmar que o Planejamento Estratégico Pessoal é um processo contínuo e sistemático, por meio do qual qualquer pessoa pode aumentar significativamente seu nível de autoconhecimento (Diagnóstico Estratégico), identificar seus direcionadores estratégicos (Missão, Visão e Valores), definir objetivos e metas para equilibrar e aumentar o seu nível de satisfação em relação aos diversos aspectos essenciais da vida, estabelecer os planos de ação necessários para alcançar seus objetivos e selecionar indicadores que lhe permitirão monitorar e controlar a execução dos planos de ação. 🎯

Conforme afirma a definição acima, trata-se de um processo contínuo, o que significa que, após concluído um primeiro ciclo, o processo deve ser reiniciado e assim sucessivamente. Isso é uma característica fundamental do processo de planejamento estratégico, dado que as circunstâncias mudam ao longo do tempo, o que torna preciso adequar o Plano Estratégico a uma nova realidade.

Além disso, o Plano Estratégico Pessoal é elaborado para um determinado período de tempo. Portanto, ele tem prazo de validade e, consequentemente, precisa ser atualizado a cada certo tempo para que continue válido; isto é, para que continue refletindo as circunstâncias atuais, bem como os objetivos e metas que você pretende alcançar em um futuro previsível. ⌛

Por outro lado, a definição anterior também afirma que o Planejamento Estratégico Pessoal é um processo sistemático, o que significa que ele deve observar uma sequência lógica de etapas pré-estabelecidas em sua elaboração. Assim como um médico não costuma receitar tratamentos e medicamentos antes de efetuar um diagnóstico adequado, o mesmo ocorre com o processo de Planejamento Estratégico Pessoal; isto é, não é correto estabelecer objetivos estratégicos antes de avaliar seu nível de satisfação e equilíbrio em relação aos diversos aspectos essenciais da vida, nem elaborar planos de ação antes de ter especificado os objetivos estratégicos que se pretende alcançar.  

A figura seguinte ilustra os passos essenciais do processo de planejamento estratégico pessoal. 

Plano de Vida é produto de um processo denominado Planejamento Estratégico Pessoal

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário