Perfis Comportamentais do Modelo DISC

15 de março de 2020 - Perfil Comportamental, Planejamento Estratégico Pessoal

Perfis Comportamentais do Modelo DISC

Em um post anterior, Perfil Comportamental, afirmamos que existem dois modelos principais para estabelecer o Perfil Comportamental. São eles: o Modelo MBTI e o Modelo DISC.

Neste post, é apresentada uma breve descrição dos Perfis Comportamentais definidos pelo Modelo DISC.

Uma das teorias comportamentais mais difundidas é a do modelo denominado DISC, desenvolvido pelo Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento de indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas, e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente).

As avaliações são feitas testando as preferências de uma pessoa a partir de associações entre palavras. 

DISC é uma sigla para:

  • Dominância – como a pessoa lida com problemas e desafios;
  • Influência – como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros;
  • Estabilidade – como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo;
  • Conformidade – como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

No Brasil, com base neste modelo, foi desenvolvido um projeto – idealizado por Alessandro Garcia – visando a disponibilizar uma ferramenta nacional para identificação de Perfil Comportamental, com base na realidade brasileira, considerando que, até então, todas as ferramentas disponíveis eram estrangeiras e de alto custo. Foi assim que nasceu o Profiler.

Segundo Mônica Hauck, Diretora Executiva da Solides – empresa proprietária do Profiler, “Foram anos de árdua pesquisa até a aprovação e concretização deste sonho. Mas esta é apenas a primeira etapa. Continuamos as pesquisas de forma contínua para que nossa paixão pelo desenvolvimento humano gere frutos nas organizações de todo país, fazendo a diferença nos resultados das empresas e principalmente na vida das pessoas”.

O Profiler foi desenvolvido sob sólidos conceitos aprovados em todo o mundo, e com índice de assertividade superior a 97%, de acordo com certificação emitida pelo Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Profiler tem como base a avaliação de combinações de quatro perfis básicos e distintos, embora existam diversas combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para estes quatro perfis, o que gera personalidades singulares e percepções de mundo diferentes.

Cabe aqui reforçar que cada pessoa é única, mas, ainda assim, pertencente a um grupo.

Perfis Comportamentais

Segundo o Modelo DISC, existem quatro perfis básicos. Na sequência, é apresentada uma breve descrição de cada um deles.

O Comunicador

O Comunicador - Perfil Comportamental do Modelo DISC

O Comunicador é aquele que sempre tem uma história para contar e, geralmente, conta para qualquer pessoa. Basta que alguém dê abertura e demonstre interesse. Comunicadores gostam de bater papo, de trocar informações, de trabalhar em equipe e são muito carismáticos. Pessoas com o perfil comunicador mais alto têm grande poder de persuasão e podem convencer você sobre qualquer coisa que quiserem.

Os comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas se adaptam com facilidade. Esse tipo de perfil tem facilidade na comunicação e eles passam de um assunto para outro com rapidez. Gostam de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia. Precisam de contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, no entanto, não gostam de passar despercebidos. É amigo de todos e atua melhor em equipe. É vaidoso e admira sua projeção pessoal e social. É imaginativo e tem sentimento artístico. Apresenta rapidez e agilidade em suas atitudes.

Os comunicadores são festivos, animados e descontraídos, gostam de viajar e sair… Essas características os tornam mais sociáveis com pessoas do mesmo grupo. São extremamente comunicativos e alegres, e tendem a ser líderes. Supondo que se consiga chamar a atenção do comunicador para se explicar sua tarefa, será sempre necessário monitorá-lo para que não se desvie do objetivo.

O Executor

Perfis Comportamentais do Modelo DISC - Executor

O Executor mais alto tende a ser muito independente (logo, gosta de trabalhar sozinho) e sempre está atrás de metas. Executores não suportam enrolações e na sua empresa eles podem ser aqueles colegas que detestam receber uma orientação por mais de uma vez. Raramente pedem ajuda, e fazem absolutamente qualquer coisa para alcançar um objetivo, ainda que se quebrem algumas regras.

Um executor é uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nato, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhador, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança.

O que caracteriza esse perfil é a força de vontade. Seu raciocínio tende ao lógico/dedutivo e sua imaginação e juízo normalmente são equilibrados. Aprecia desafios e os obstáculos o estimulam a agir cada vez mais. Tem autonomia, independência e sabe se impor aos demais. É autoconfiante e tem características de líder. Pode ser autoritário e um tanto quanto inflexível. Acredita no seu ponto de vista, por isso, “luta” pelas suas ideias.

Tende primeiro a executar, para depois pensar em como fazê-lo. Para tarefas rápidas que necessitem de iniciativa e determinação, o executor poderá ser a pessoa mais indicada, desde que ninguém se coloque a sua frente, pois este certamente será atropelado por esse perfil.

O Planejador

Perfis Comportamentais do Modelo DISC - Planejador

O Planejador sempre está disposto a ajudar os outros colaboradores e são tão bons organizando que até a disposição dos objetos em sua mesa tem uma ordem e um propósito estratégico. Planejadores tendem a ser muito justos, disciplinados, confiáveis e ótimos conselheiros. Pessoas com perfil planejador dominante buscam sempre a estratégia mais eficiente para a realização de uma determinada tarefa.

Os planejadores são pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, frequentemente com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e tem boa memória, mas podem carecer de aptidões criativas. Em situações emergenciais, agem com tranquilidade.

O planejador é introvertido e tem uma tranquilidade singular que lhe confere um perfil de fácil relacionamento, manso e bem equilibrado.

Este profissional planeja a melhor forma de executar uma tarefa antes de iniciá-la. Após o início, o planejador seguirá por conta própria até o fim.

O Analista

Perfis Comportamentais do Modelo DISC - Analista

O Analista é uma pessoa extremamente detalhista e pode encontrar erros que ninguém conseguiu reparar anteriormente. Analistas seguem métodos e gostam sempre de ter uma garantia. Na empresa, são os que leem um contrato 15 vezes, linha por linha, antes de assinar. São extremamente responsáveis. Porém, tendem a ser muito autocríticos e evitar trabalhos em equipe.

Características dos gênios, os analistas são preocupados e rígidos, porém calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto e tendem a serem pessoas caladas e retraídas. Sua grande desvantagem é serem pessimistas, porém possuem facilidades na arte por serem mais sensíveis.

Agilidade, inteligência e intelectualidade. Têm habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida. Preferem atuar com estímulo dos demais. Geralmente, são o tipo de funcionário leal e comprometem-se com o trabalho. Gostam de “surpreender” e são sensíveis a críticas, magoando-se com certa facilidade. São intuitivos, curiosos e têm inteligência verbal.

Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes.

Por ser extremamente perfeccionista, deve ser monitorado até o fim de uma atividade, devendo ser constantemente estimulado para que vença a fase do pensar e do fazer, necessitando de reforços de aprovação, pois constantemente pensa que seu trabalho está sempre imperfeito.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa a auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail perspectiva@perspect.com.br.

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Por favor, deixe seus comentários abaixo. Eles serão sempre do nosso interesse e de todos nossos leitores, ajudando-nos a melhorar de forma continua o conteúdo do blog. 🙂

Deixe seu comentário