Importância do Plano de Cargos e Salários

12 de maio de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Plano de Cargos e Salários

Importância do Plano de Cargos e Salários

Conforme afirmamos em outro post, o Plano de Cargos e Salários de uma organização constitui um dos principais instrumentos de gestão de Recursos Humanos. Ele estabelece, basicamente, a Estrutura Ocupacional, a Estrutura Salarial e os Critérios de Movimentação Funcional e Salarial que regulamentam a evolução do empregado ao longo da sua carreira profissional na Empresa.

Uma forma de avaliar a importância da Gestão de Cargos e Salários consiste em imaginar o que ocorreria caso uma empresa não contasse com um Plano de Cargos e Salários.

a) Do ponto de vista ocupacional, muito provavelmente, a organização enfrentaria diversas não conformidades, dentre as quais cabe citar como exemplo:
b) As atribuições de cada empregado seriam determinadas de forma arbitrária, sem levar em conta os requisitos necessários para exercê-las;
c) As chances de não observar as disposições legais, tais como a regulamentação das profissões, as cargas horárias diferenciadas, a Classificação Brasileira de Ocupações, etc. seriam muito grandes gerando, em muitos casos, diversos e numerosos passivos trabalhistas;
d) Existiriam diversos casos em que as mesmas atividades seriam exercidas por empregados com nível de escolaridade, formação e experiência diferentes.

Do ponto de vista salarial, também ocorreriam diversas não conformidades, dentre as quais cabe destacar:

a) Prática de salários diferentes para empregados com iguais atribuições, contrariando o que dispõe a CLT e a Reforma Trabalhista gerando, em consequência, riscos e passivos trabalhistas;
b) Prática de salários iguais para empregados com atribuições e requisitos diferentes, gerando grande desmotivação entre os colaboradores;
c) Impossibilidade de efetuar comparações corretas e assertivas entre os salários praticados pela empresa e os praticados pelo mercado de trabalho, pela inexistência das descrições dos cargos e funções.

Do ponto de vista das movimentações salariais, da mesma forma que nos casos anteriores, também se produziriam não conformidades, dentre as quais cabe destacar:

a) Os empregados não teriam nenhuma perspectiva de evolução salarial ao longo do tempo, em função do seu desempenho profissional, dado que os critérios para regulamentar as promoções não estariam definidos;
b) As promoções salariais seriam certamente arbitrárias e subjetivas pela falta de critérios formais para esta finalidade;
c) Haveria um grande êxodo de talentos em função da falta de perspectivas de evolução.

Como se não bastassem as não conformidades supracitadas, a falta de um Plano de Cargos e Salários impediria a geração de subsídios essenciais para o adequado funcionamento de outros sistemas de RH, tais como: Recrutamento e Seleção; Avaliação de Desempenho; Treinamento e Desenvolvimento, dentre outros.

Assim, não cabe dúvida sobre a importância da Gestão de Cargos e Salários para qualquer organização, independentemente do seu tamanho, área de atuação ou natureza jurídica.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão de Cargos e Salários pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar um Plano de Cargos e Salários nas suas organizações ou que desejem melhorar o plano hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Planos de Cargos e Salários da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Não se pode ajudar o recebedor de salário prejudicando o pagador de salário” (Abraham Lincoln).

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

Como definir a Estrutura Ocupacional e Salarial dos seus colaboradores e escolher os Critérios de Promoção?

Curso Online Gestão de Cargos e Salários

O Plano de Cargos e Salários de uma organização constitui um dos principais instrumentos de gestão de Recursos Humanos. Ele estabelece, basicamente, a Estrutura Ocupacional, a Estrutura Salarial e os Critérios de Movimentação Funcional e Salarial que regulamentam a evolução do empregado ao longo da sua carreira profissional na Empresa. O equilíbrio salarial externo está vinculado à compatibilidade entre os salários pagos pela organização e aqueles que são praticados por outras empresas que atuam no mercado no qual ela se insere, para cargos e funções similares. Na medida em que este equilíbrio externo se verifica, é possível atrair e manter os profissionais de que a empresa precisa.

O equilíbrio salarial interno, por sua vez, está ligado à relação entre os salários e os requisitos, experiência, conhecimentos e habilidades que os empregados precisam ter para desempenhar com sucesso cada uma das funções que fazem parte da estrutura ocupacional da empresa. Um outro aspecto importante é constituído pelos mecanismos, critérios e procedimentos que possibilitam a evolução ocupacional e salarial dos empregados ao longo da sua vida profissional na organização, em virtude do seu desempenho, da sua experiência e do seu desenvolvimento profissional.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário