Importância do Planejamento Estratégico Pessoal

27 de fevereiro de 2020 - Planejamento Estratégico Pessoal, Plano de Vida

Importância do Planejamento Estratégico Pessoal

A vida moderna, como sabemos, é extremamente agitada e complexa, ao ponto de praticamente não sobrar tempo para refletir sobre o que verdadeiramente desejamos ou precisamos fazer para manter as rédeas da nossa vida e manter uma rota harmônica.

A Rota Harmônica é uma expressão que ouvi, pela primeira vez, de um experiente navegador. Ele a utilizou para explicar a forma como conseguia lidar com um mar extremamente agitado, de forma a minimizar os riscos de sofrer um naufrágio. Trata-se, basicamente, de alinhar adequadamente a embarcação em relação ao movimento do mar, de forma que o barco acompanhe esse movimento e não se contraponha a ele. 🛶

Na vida, assim como no oceano, também precisamos, permanentemente, buscar a Rota Harmônica, de forma a lidar, adequadamente, com as pressões, com o estresse e com as responsabilidades que ela impõe, sem, porém, perder de vista alguns princípios, valores, comportamentos e atitudes consideradas benéficas, tanto para o autodesenvolvimento quanto para um melhor convívio social, bem como para atingir um nível superior de qualidade de vida.

A busca da Rota Harmônica em nossa vida tem se tornado um desafio cada vez mais difícil de ser superado. Inúmeras variáveis contribuem para gerar essa situação, tais como: menosprezo e desvalorização de princípios universais eternos, como, por exemplo: amor, compaixão, misericórdia, perdão, caridade, etc; inversão de valores; consumismo desenfreado, valorização exacerbada do “ter” em detrimento do “ser”; irresponsabilidade social e ambiental de empresas, governos e pessoas; violência; corrupção; terrorismo; dentre tantas outras. Isto sem contar a verdadeira avalanche de “más notícias” que nos impactam todos os dias através dos diversos meios de comunicação.

Por outro lado, somos atingidos diariamente por uma verdadeira avalanche de informações, muitas delas desnecessárias, tornando cada vez mais difícil discernir o que é útil e o que não é, fazendo-nos perder grande tempo na internet, no celular e nas mídias sociais, sem que isso nos proporcione algum benefício.  

Vivemos, muitas vezes, como aqueles que se deixam levar pela correnteza do rio, sem saber onde este irá desaguar.

Além destes fatores externos, ainda precisamos lidar com nossos próprios desejos, sonhos e expectativas, enfrentando, com frequência, dificuldades para escolher o que fazer, para estabelecer prioridades, e para saber como fazer e alcançar aquilo que desejamos.

O Planejamento Estratégico Pessoal é, sem dúvida, o melhor remédio para enfrentar esta situação, considerando que ele nos obriga a fazer uma profunda autoavaliação, a identificar nosso propósito de vida, a fazer escolhas alinhadas com esse propósito, a estabelecer claramente nossos objetivos prioritários, e a formular planos de ação para alcançá-los, colocando-nos, assim, de forma efetiva, no controle das nossas vidas, evitando o desperdício de tempo, esforços e recursos. 🙇‍♂️

O Planejamento Estratégico Pessoal nos obriga a separar o joio do trigo, a focarmo-nos no que é mais importante e pragmático em nossas vidas, aqui e agora, e nos oferece as ferramentas para que possamos nos organizar para conquistar nossos objetivos sem perder tempo e sem desperdiçar esforços e outros recursos.

Sem planejamento, ficamos à mercê dos estímulos e dispersão da vida moderna, e ainda nos tornamos vítimas de nossa própria desorganização interna. O que é prioritário fazer nesse exato momento em nossas vidas? Como fazer? Que rumo tomar na vida, olhando de uma perspectiva mais ampla? Como tomar decisões mais acertadas? Essas e outras questões são amparadas pelo planejamento.

O planejamento funciona como uma profilaxia contra a desorganização, a inércia, a indecisão e até mesmo sensações internas como ansiedade e inquietação, que podem revelar um senso de falta de propósito e direção na vida. Profilaxia é uma medida de “limpeza preventiva”, ou seja, limpamos nossas vidas da possibilidade de nos sentirmos perdidos, de nos dispersarmos em meio a metas e atividades infrutíferas. Com isso, assumimos as rédeas, passando para o posto de liderança, deixando de ser marionetes nos esquemas e interesses alheios.

Desde o início das navegações, o homem sabe que não pode controlar o mar e as condições ambientais. No entanto, navega-se e, na maioria das vezes, chega-se ao destino desejado. Os navegadores sabem que, em primeiro lugar, é preciso respeitar a natureza e depois adequar seus planos às condições do meio. A vida é como o mar, cheia de surpresas, mudanças e urgências inesperadas. Os navegadores, contudo, não deixam de planejar porque o mar possui essas características. Por que você deveria deixar de planejar a sua vida, então?

Amyr Klink, considerado um dos maiores navegadores da atualidade, é um exímio planejador. Ele diz que, sem planejamento, seria impossível conseguir os resultados que atingiu. Para cada viagem, ele previu todos os possíveis obstáculos e preparou-se para enfrentá-los. Ele traçou planos alternativos caso o plano principal não pudesse ser executado. Por que não podemos fazer o mesmo em nossas vidas?

Os corredores da Volvo Ocean Race, a maior regata de vela do mundo (em que os participantes dão uma volta ao mundo que leva em torno de oito meses para ser completada), fazem o mesmo. Planejam nos mínimos detalhes, fazem um levantamento de tudo o que irão precisar, preveem todos os obstáculos que poderão enfrentar e partem preparados para lidar com um ambiente imprevisível onde o planejado tem que ser alterado e adaptado constantemente de acordo com as exigências do meio. 💨

Contudo, o fato de que o planejamento tem que ser alterado o tempo todo não exclui a sua necessidade.

As surpresas e urgências para alguém que planeja são bem menos impactantes do que para alguém que simplesmente tenta chegar a um lugar sem plano algum. A capacidade de se manter focado nos objetivos sem se desviar também é ampliada quando há algo mais do que a simples vontade de chegar a algum lugar.

A principal lição que os navegadores nos ensinam, portanto, é que para se conquistar metas, é preciso planejar, e que o planejamento é perfeitamente possível num ambiente imprevisível e em constante mudança.

Elaborar um Plano Estratégico Pessoal é, sem dúvida, uma atividade de extrema relevância para qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, escolaridade, profissão, etc.

Através do Planejamento Estratégico Pessoal, é possível:

  • Aumentar significativamente seu nível de autoconhecimento (diagnóstico estratégico);
  • Identificar seus direcionadores estratégicos (Missão, Visão e Valores);
  • Definir objetivos e metas para equilibrar e aumentar o seu nível de satisfação pessoal;
  • Estabelecer os planos de ação necessários para alcançar seus objetivos;
  • Selecionar indicadores que lhe permitirão monitorar e controlar a execução dos planos de ação.

Uma Mensagem Final

Você se sente plenamente satisfeito e realizado com os resultados que tem alcançado em todos os aspectos essenciais da vida?

Você tem um Plano de Vida Pessoal que lhe permita orientar adequadamente suas escolhas e decisões em relação à sua qualidade de vida, relacionamentos e aspectos profissionais?

Você sabe como construir um Plano de Vida Pessoal?

Se você respondeu negativamente as três perguntas anteriores, é exatamente para você que elaboramos o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual mudará radicalmente a sua vida, aumentando seu nível de satisfação pessoal e qualidade de vida, tornando-o o arquiteto de seu próprio destino.

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto o Planejamento Estratégico Pessoal pode ser útil e importante para um grande número de pessoas.

É exatamente esta convicção que nos levou a decidir desenvolver um Programa de Planejamento Estratégico Pessoal, o qual visa auxiliar aquelas pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar seu Plano Estratégico Pessoal sozinhas.

O Programa é composto por seis etapas e dezoito módulos sequenciais que abordam todos os aspectos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Vida ou Plano Estratégico Pessoal.

O Programa de Planejamento Estratégico Pessoal é, na verdade, uma consultoria de processo que permite aos participantes elaborar, passo a passo, seu Plano Estratégico Pessoal, através dos “deveres de casa” feitos após a conclusão de cada módulo do Programa.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o Programa de Planejamento Estratégico Pessoal da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

Esperamos que o conteúdo deste post tenha sido de seu interesse, estimulando-o a conhecer outros assuntos vinculados ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

Além disso, se você sente necessidade e tem interesse em se transformar no arquiteto de seu próprio destino, saiba que você não está sozinho!

Caso seja usuário(a), do Linkedin, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Estratégico Pessoal“.

Caso seja usuário(a) do Facebook, é nosso(a) convidado(a) para participar do grupo “Planejamento Pessoal

Estes grupos tem por objetivo divulgar e compartilhar conhecimentos e experiências referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

Caso deseje realizar um curso online sobre Planejamento Estratégico Pessoal, acesse nossa plataforma de ensino à distância.

Aproveite esta oportunidade para ter acesso aos principais conceitos e ferramentas referentes ao processo de Planejamento Estratégico Pessoal.

E lembre-se….

“Aqueles que não planejam o futuro que desejam, precisam aceitar o futuro que conseguem” – Autor Desconhecido

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” – Autor Desconhecido

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário