Avaliação Prévia das Sugestões de Melhoria do Clima Organizacional

21 de junho de 2022 - Clima Organizacional, Gestão de Recursos Humanos

Avaliação Prévia das Sugestões de Melhoria do Clima Organizacional

Como sabemos, uma das etapas do processo de Gestão do Clima Organizacional consiste em efetuar uma avaliação prévia das sugestões oferecidas nas Pesquisas de Avaliação do Clima Organizacional ou nos workshops realizados com a finalidade de apresentar e discutir os resultados dessas pesquisas, além de aprofundar a identificação das causas do problemas apontados.

Esta avaliação prévia das sugestões de melhoria se justifica pelo fato de que nem todos os pontos fracos e problemas apontados diretamente na Pesquisa de Clima Organizacional ou identificados a partir da análise detalhada dos resultados deverão ou poderão, necessariamente, estar contemplados com ações, programas e projetos no Plano de Melhoria do Clima Organizacional.

Nem sempre estas limitações ou restrições que afetam a gestão empresarial são levadas em consideração pelos participantes das pesquisas de Clima Organizacional.

Assim, nesta etapa deve ser examinada a viabilidade técnica, legal, econômica, política e estratégica das alternativas de intervenção identificadas na etapa anterior, bem como a prioridade das alternativas consideradas viáveis, de acordo com as orientações da
Diretoria da Empresa.

Várias razões podem concorrer para explicar esta situação, tais como:

  • Alguns pontos fracos apresentam causas de origem externa à organização e totalmente fora do seu controle;
  • A solução de outros pontos fracos pode apresentar restrições de ordem legal, mesmo que temporárias;
  • Há também casos de problemas cuja solução é extremamente onerosa ou, então, os recursos a serem alocados precisam ser previstos com bastante antecedência;
  • Existem situações cuja solução requer providências anteriores, que representam pré requisitos;
  • Alguns assuntos, por razões de ordem estratégica, podem e devem, simplesmente, ter sua solução adiada para um momento mais propício.

Este post apresenta, especificamente, alguns critérios que podem ser utilizados para efetuar a avaliação prévia das sugestões para melhoria do Clima Organizacional, com o intuito de selecionar aquelas que deverão compor o Plano de Melhoria do Clima Organizacional.

Este conteúdo se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o processo de Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Critérios de Avaliação

Os critérios que podem ser utilizados para avaliar e priorizar as sugestões de melhoria do Clima Organizacional incluem:

Impacto da sugestão no Clima Organizacional

Este fator avalia as sugestões de melhoria do Clima Organizacional de acordo com a melhoria que sua adoção pode causar no nível de satisfação e motivação dos empregados. De acordo com este fator, sugestões com maior impacto positivo terão maior prioridade.

Para aplicação deste critério de avaliação sugere-se a pontuação apresentada na tabela seguinte.

Abrangência dos Benefícios da Sugestão

Este fator avalia as sugestões de melhoria do Clima Organizacional de acordo com o número de empregados que poderão ser beneficiados caso a sugestão seja implantada. De acordo com este fator, sugestões que atingem um maior número de empregados terão maior prioridade.

Para aplicação deste critério de avaliação sugere-se a pontuação apresentada na tabela seguinte.

Prazo para Implementação da Sugestão

Este fator avalia as sugestões de melhoria do Clima Organizacional de acordo com o tempo necessário para sua implantação, dando prioridade àquelas que apresentam resultados em menor prazo.

Para aplicação deste critério de avaliação sugere-se a pontuação apresentada na tabela seguinte.

Viabilidade para Implementação da Sugestão

Este fator avalia as sugestões de melhoria do Clima Organizacional de acordo com o nível de dificuldade que sua implementação apresenta. De acordo com este fator, sugestões cuja implantação não requer grandes esforços nem apresente dificuldades técnicas e operacionais importantes, terão maior prioridade.

Para aplicação deste critério de avaliação sugere-se a pontuação apresentada na tabela seguinte.

Interesse Corporativo Para a Adoção da Sugestão

Este fator avalia as sugestões de melhoria do Clima Organizacional de acordo com o maior ou menor interesse da Empresa em adotar a sugestão, considerando aspectos tais como: alinhamento da sugestão com a Missão, Visão e Valores, viabilidade política, cultura da Empresa, etc. De acordo com este fator, sugestões mais alinhadas com os interesses corporativos terão maior prioridade.

Para aplicação deste critério de avaliação sugere-se a pontuação apresentada na tabela seguinte.

Urgência na Adoção da Sugestão

Este fator avalia as sugestões de melhoria do Clima Organizacional em função dos impactos negativos que o adiamento de sua implementação pode acarretar para o nível de satisfação e motivação dos empregados. De acordo com este fator, sugestões cuja implementação é mais urgente terão maior prioridade.

Para aplicação deste critério de avaliação sugere-se a pontuação apresentada na tabela seguinte.

Ponderação dos Critérios de Avaliação

Caso a empresa julgue necessário e importante, é possível estabelecer pesos relativos diferenciados para os critérios de avaliação prévia das sugestões de melhoria do Clima Organizacional, conforme ilustra a tabela abaixo.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão do Clima Organizacional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar a Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão do Clima Organizacional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” (Ronald Reagan).

Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Como manter os empregados satisfeitos e comprometidos com os objetivos empresariais??
Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Hoje em dia, é unânime a opinião de diretores, executivos e gerentes das maiores e melhores corporações mundiais a respeito da influência, positiva ou negativa, que determinados fatores e variáveis organizacionais podem ter no nível de satisfação e motivação dos colaboradores, com importantes reflexos na sua capacidade produtiva e no grau de envolvimento e comprometimento com os objetivos e metas empresariais.

E justamente por estes motivos, desenvolvemos o presente Curso Online, com foco na Gestão do Clima Organizacional e do impacto que ela tem no sucesso empresarial.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário