Você sabe o que é GPTW?

27 de junho de 2022 - Clima Organizacional, Gestão de Recursos Humanos

Você sabe o que é GPTW?

O GPTW é a sigla do Instituto responsável pela pesquisa sobre as Melhores Empresas para Trabalhar, um dos levantamentos mais respeitados do mercado sobre excelência em ambientes de trabalho. 

Realizada anualmente, a pesquisa tem por objetivo reconhecer organizações que se esforçam em criar ambientes saudáveis, com altos níveis de camaradagem, confiança, inclusão, equidade e orgulho de fazer parte.

Há 25 anos o Great Place to Work vem avaliando e reconhecendo um número cada vez maior de empresas que buscam ser – genuinamente – um excelente lugar para trabalhar para todos os seus funcionários. Hoje atua em mais de noventa países.

No Brasil, a pesquisa Melhores empresas para trabalhar (Great Place to Work) é realizada desde 1997 e enfoca empresas com mais de 100 funcionários. O ranking abrange empresas multinacionais, grandes, pequenas e médias.

O objetivo deste post é apresentar um pouco da história do Great Place to Work e da metodologia que ele utiliza nas suas pesquisas.

Este conteúdo é de interesse de Diretores e Gestores de empresas que desejam que sua organização seja reconhecida como uma excelente empresa para trabalhar.

Um pouco de história 

O trabalho do Great Place to Work® começou na década de 80, com Robert Levering, um jornalista que cobria assuntos ligados ao trabalho e especialmente a conflitos trabalhistas. Ele foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar nos EUA. Sua resposta, à época, foi bem direta: “Não!”. Era impossível escrever este livro pois não existiria, segundo ele, nenhuma boa empresa para trabalhar, na perspectiva dos funcionários (e não dos donos ou executivos).

Ele chegou inclusive a sugerir escrever um livro sobre as piores empresas para trabalhar, uma vez que ele tinha centenas de exemplos para apresentar. A editora chegou a considerar seriamente esta opção, mas acabou desistindo com receio de que o número de processos na justiça contra o livro seria muito grande.

Após longas conversas, Robert acabou topando o projeto, mas fazendo à sua moda. Como jornalista, ele foi entrevistar milhares de funcionários, “in loco”, de forma totalmente confidencial, em centenas e centenas de empresas em todo o país.

Ele encontrou, conforme esperado, pessoas que odiavam suas empresas e seus chefes, em organizações com péssimos ambientes de trabalho. Mas aí começaram as surpresas, contrariando todas as suas convicções anteriores. Encontrou também pessoas que adoravam aquilo que faziam, seus colegas, suas empresas!

A descoberta deixou Robert tão impressionado que ele abandonou tudo que fazia e abriu um pequeno escritório (1 salinha) com sua esposa à época, a que deu o nome de Great Place to Work®. E assim continuou estudando e se aprofundando no tema.

Sua primeira grande conclusão foi que sim, existem excelentes empresas para trabalhar. A segunda descoberta foi mais poderosa ainda: qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer lugar e em qualquer época, pode se tornar um excelente lugar para trabalhar.

Como funciona o ranking

O ranking das melhores empresas para se trabalhar é uma das premiações mais concorridas no mundo corporativo e tem como objetivo incentivar organizações a melhorarem seus resultados ao colocarem o fator humano no centro do negócio.

Empresas de pequeno, médio e grande porte podem se inscrever em categorias de âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres, LGBTQIA+ e Étnico Racial).

Neste processo são analisados fatores como cultura e práticas da empresa, seu índice de confiabilidade entre gestores e funcionários, entre outros pontos.

Para elaborar o ranking são realizados três levantamentos:

  • Pesquisa com os funcionários: tem por objetivo medir a nível de satisfação da equipe;
  • Perfil Demográfico – parte 1;
  • Perfil Demográfico – parte 2.

Na pesquisa com os funcionários são abordadas as seguintes dimensões:

  • credibilidade
  • respeito e imparcialidade dos gestores
  • orgulho em relação ao trabalho
  • orgulho em relação à empresa
  • camaradagem entre os colegas.

O Perfil Demográfico – parte 1 refere-se a dados como setores e ramos de atividade, número de funcionários, faixa etária, escolaridade, rotatividade, benefícios, faturamento, dentre outros.

O Perfil Demográfico – parte 2 avalia as práticas de gestão de pessoas, organizadas de acordo com nove práticas culturais. São elas:

  • contratar e receber
  • inspirar
  • falar
  • escutar
  • agradecer
  • desenvolver
  • cuidar
  • celebrar
  • compartilhar.

De acordo com o Instituto Great Place to Work, essas práticas ajudam a alcançar a excelência no ambiente de trabalho.

Características de uma boa Empresa para se trabalhar

Além dos pontos descritos acima, que fazem toda a diferença na cultura de uma empresa, o compromisso com a diversidade, inclusão e acessibilidade, pautas antirracistas e equidade de gênero se tornaram pontos importantíssimos na hora de analisar se uma organização é um bom lugar para trabalhar. 

Com base nesses argumentos, o Instituto Great Place to Work também ranqueia empresas em categorias temáticas que analisam as oportunidades oferecidas a mulheres, pessoas com deficiências, LGBTQIA+, negras, pardas, indígenas e 50+.

Melhores empresas para mulheres trabalharem

Por muitos anos as mulheres foram preteridas, demitidas e discriminadas no mundo dos negócios pela possibilidade de afastamento em caso de gravidez. Homens que se tornam pais, no entanto, geralmente são promovidos ou bonificados por terem mais responsabilidades.

Com o crescimento do debate sobre equidade de gênero na sociedade, o meio corporativo tem buscado se adequar para garantir pagamento de salários iguais e acesso a posições de liderança em cargos antes vistos apenas como masculinos. Atitudes como estas são premiadas no Índice Great Place to Work, que avalia grandes e médias empresas nesta categoria.

Melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem

A este respeito, Katia Vakys, presidente da IBM Brasil, empresa que atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking quando o assunto é promoção de diversidade, proferiu a seguinte frase: “Acreditamos que a diversidade gera inovação – e isso é um dos nossos valores essenciais”. 

Na última pesquisa realizada pelo GOTW, entre as 101 empresas avaliadas, 90% contavam com ao menos uma pessoa responsável por combater a discriminação e promover a diversidade dentro do ambiente corporativo.

Melhores empresas com compromisso Étnico Racial

Atualmente o Grupo Boticário é considerado a melhor organização do Brasil para pessoas negras trabalharem, graças à ampliação de práticas de inclusão, reconhecimento profissional e desenvolvimento dos seus talentos negros.

Melhores empresas para inclusão de pessoas com deficiência

Apesar de estar em vigor a 30 anos, muitas empresas ainda não se adequaram à lei nº 8.213/91 que exige que as organizações cumpram um percentual de 5% de pessoas com deficiência (PcD) em seu quadro de funcionários.

No Brasil, apenas 1% das pessoas com deficiência estão empregadas formalmente, e este é um tópico extremamente relevante para o Ranking GPTW, que vem incentivando as empresas a mudarem este quadro. 

O que os brasileiros valorizam nas suas empresas

Para reter funcionários, as empresas muitas vezes focam em oferecer salários mais competitivos, no entanto o método avaliativo do Instituto Great Place to Work mostra que muitas outras características são valorizadas pelos trabalhadores brasileiros, tais como:

  • Oportunidade de crescimento
  • Qualidade de vida
  • Alinhamento de valores
  • Benefícios
  • Estabilidade
  • Ambiente leve, amistoso e livre de preconceitos
  • Flexibilidade de horários
  • Possibilidade de trabalho em home office

Colocar o fator humano no centro do negócio e corresponder às expectativas dos colaboradores é excelente para o desenvolvimento de uma empresa saudável. 

Colaboradores satisfeitos tendem a permanecer por muito mais tempo na organização, o que aumenta a estabilidade e continuidade do padrão de entregas da empresa e diminui a rotatividade e o índice de falhas em projetos importantes.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão do Clima Organizacional pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar a Gestão do Clima Organizacional nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão do Clima Organizacional da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “O maior líder não é, necessariamente, aquele que realiza as coisas mais extraordinárias, e sim aquele que faz com que as pessoas superem os seus limites e realizem coisas extraordinárias.” (Ronald Reagan).

Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Como manter os empregados satisfeitos e comprometidos com os objetivos empresariais??
Curso Online Gestão de Clima Organizacional

Hoje em dia, é unânime a opinião de diretores, executivos e gerentes das maiores e melhores corporações mundiais a respeito da influência, positiva ou negativa, que determinados fatores e variáveis organizacionais podem ter no nível de satisfação e motivação dos colaboradores, com importantes reflexos na sua capacidade produtiva e no grau de envolvimento e comprometimento com os objetivos e metas empresariais.

E justamente por estes motivos, desenvolvemos o presente Curso Online, com foco na Gestão do Clima Organizacional e do impacto que ela tem no sucesso empresarial.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário