Propósito de vida: saiba o que é e como descobrir o seu

3 de fevereiro de 2023 - Planejamento Estratégico Pessoal

Propósito de vida - mulher praticando Meditação na beira de um rio

Saiba como refletir sobre seu propósito de vida, o que é preciso para conciliá-lo com sua carreira e aprender como escrever sua declaração de missão pessoal.

Na correria do dia a dia, é fácil se perder nos compromissos e esquecer de refletir sobre o que nos motiva, quais nossos sonhos, ambições e perspectivas para o futuro. O problema é que “viver no automático” pode nos trazer uma constante sensação de estar perdido, ou faltando algo. 

Conhecer as razões que te motivam a fazer o que deve ser feito diariamente é o gás que pode estar faltando para te levar a construir a vida que deseja. Afinal, se você não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Sendo assim, autoconhecimento é parte fundamental do processo de entender o que te move e como chegar lá. 

Autoconhecimento e propósito de vida têm tudo a ver, pois é por meio dessa percepção aguçada sobre si próprio que o caminho para viver uma vida alinhada com seus dons, talentos e paixões pode acontecer. 

Alinhar propósito de vida com carreira e profissão é uma maneira de atingir sucesso profissional e realização pessoal. Mas como saber qual o seu? É sobre isso que vamos falar a seguir. Continue a leitura e saiba como descobrir seu propósito de vida. 

O que é propósito de vida?

De forma bem resumida, podemos dizer que propósito de vida é como um objetivo em que você está disposto e motivado a focar todos seus esforços para alcançá-lo. É aquilo que você faria todos os dias com prazer para chegar na conquista mais importante de sua vida, mesmo que não fosse remunerado para isso. 

Essa conquista (alcançar seu propósito de vida) é visualizada por nós como o melhor caminho a ser seguido e, quando alcançada, o sentimento de plenitude e harmonia de estar vivo fazendo o que sempre quis ou adquirindo algo que sempre sonhou nos faz sentir completos, com a sensação de missão cumprida. 

Não estamos falando de algo imutável, que nasce pronto e temos que tentar descobrir ao longo da vida. Na verdade, é algo fluído, que se molda e se transforma à medida que construímos nossa percepção sobre nós mesmos, o que gostamos e como queremos contribuir para o nosso próprio crescimento e das pessoas ao nosso redor. 

Como refletir sobre o seu propósito de vida?

Saber qual o seu propósito de vida é uma tarefa que está em constante andamento na vida de quem deseja estar alinhado com seus intuitos mais genuínos. Não é algo pronto, que com um estalar de dedos está na sua mesa. 

Ou seja, entender sobre propósito de vida é um objetivo a longo prazo, uma construção. O ponto de partida é começar a dar espaço para o autoconhecimento, sempre investigando as emoções por trás de cada pensamento e hábito. 

Algumas perguntas podem ser o início para desbravar seu interior e começar a trilhar um caminho mais aliado com sua essência. Por exemplo: 

  • Quem é você quando ninguém está olhando?
  • O que te motiva? 
  • Como você quer ser lembrado na velhice? 
  • O que quer construir para si e as pessoas ao seu redor?

Vale ressaltar que propósito de vida está longe de construir uma revolução, criar algo inovador que irá transformar o mundo. Nosso propósito pessoal está mais ligado a como queremos tocar nossa vida, embasada em quais valores pessoais, e como queremos contribuir para nosso entorno, proporcionando qualidade de vida e bem estar para nós mesmos e para os outros. 

Como conciliar Propósito de vida e carreira?

Uma vez que você sabe o que gosta de fazer e se reconhece feliz com aquilo, nada melhor do que poder fazer disso seu ganha pão, não é mesmo? O melhor dos mundos é quando podemos conciliar nosso propósito de vida com a nossa carreira, ou seja, unir o que amamos com uma fonte de renda. 

Para fazer isso, primeiro, comece pensando nos seus dons e talentos. No que você é bom? No que as pessoas lhe pedem conselhos? A partir daí, reflita sobre áreas em que suas habilidades podem ser reconhecidas pelo mercado de trabalho.

Olhando por outra perspectiva, pense em como seus talentos podem ser usados na sua atuação profissional hoje em dia. O que dos seus hobbies e paixões podem ser incorporados no seu trabalho? Como você pode usar suas rotinas profissionais para colocar em prática esses dons e desejos? 

Com os insights percebidos a partir dessas duas reflexões, elabore um plano de ação para colocar em prática pelo menos um novo hábito que vai te aproximar a cada dia da pessoa que você quer ser, conectada com as características listadas no exercício de reflexão. 

Pode ser que o seu propósito de vida não esteja atrelado com a sua profissão, e está tudo bem. Por outro lado, mesmo que trabalhemos com esses caminhos alinhados, isso também não significa que teremos uma vida sem desafios aparecendo continuamente.

Escreva a sua Declaração de Missão Pessoal

Depois de refletir e concluir alguns traços do que você deseja para o seu propósito de vida, que tal escrever sobre ele? Primeiro para reforçar para você mesmo como um compromisso e, depois, para ter documentado, onde possa relembrar os motivos que te trouxeram até aqui. 

A Declaração de Missão Pessoal nada mais é do que uma carta sem padrão, em que não existe certo ou errado. É uma forma de se conectar livremente com o que você deseja para você e para o futuro. 

Nesta carta, fale sobre quem você é, quais seus talentos e dons e como eles impactam no seu dia a dia, como podem ser positivos para você e aos outros. Liste uma forma de empregá-los em prol de si mesmo e do próximo todos os dias. 

Você pode dividir a Declaração de Missão Pessoal em áreas da vida, como profissional, familiar, financeiro, espiritual e pessoal, com formas de se aperfeiçoar em cada uma delas adotando novos hábitos. 

Depois de escrever como pode evoluir e se aperfeiçoar, escreva também como gostaria de ser lembrado pelos familiares e amigos no futuro. 

Assine sua Declaração e leve-a sempre com você. Releia quando precisar se animar ou buscar novo fôlego para seguir em frente com seu propósito de vida. 

Planejamento Estratégico Pessoal: uma ferramenta para planejar seu futuro pessoal e profissional

E de nada adianta identificar seu propósito e não tomar atitudes para fazê-lo presente no seu dia a dia e colocá-lo em prática. Para isso, ações são fundamentais. O Planejamento Estratégico Pessoal é, como o próprio nome já diz, uma estratégia de organização pessoal para atingir suas metas pessoais e profissionais. 

Por meio dessa ferramenta é possível colocar no papel o que é preciso para atingir seus objetivos, além de avaliar seu desempenho e satisfação nesse processo. Para criar o seu planejamento, siga os passos abaixo: 

  • Identifique suas forças e fraquezas;
  • Analise as oportunidades que você tem de melhorar e as ameaças que podem te atrapalhar, como os maus hábitos, por exemplo;
  • Tenha visão de longo prazo em relação onde você quer estar e quem você deseja ser;
  • Defina as metas e objetivos necessários para chegar onde você quer;
  • Elabore os planos de ação necessários para atingir suas metas e objetivos (de curto e longo prazo);
  • Revise semanalmente se tudo o que foi planejado foi realmente feito e reflita quais mudanças imediatas são necessárias.

O Planejamento Estratégico Pessoal pode te ajudar a equilibrar os aspectos essenciais da vida, para alcançar a realização pessoal e profissional.

Para descobrir seu propósito de vida e viver alinhado a ele, um mergulho profundo em você mesmo é necessário. Fica aqui o nosso convite, a partir desse conteúdo e dessas dicas que serão valiosas em seu trajeto rumo a uma maior qualidade de vida e bem estar. 

Para saber mais sobre como ter uma carreira de valor e sucesso, continue navegando no blog

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário