Rotina Produtiva: como planejar seus dias, equilibrando vida pessoal e profissional?

14 de fevereiro de 2023 - Planejamento Estratégico, Planejamento Estratégico Pessoal, Planejamento Estratégico Pessoal

Rotina Produtiva planejamento diário - checklist

Entenda por quais motivos uma rotina produtiva é a base para alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e conseguir alcançar os objetivos de ambas.

Com tantos afazeres no cotidiano, não parece que as 24 horas é muito pouco tempo para realizar tudo? No fim do dia, você tem a sensação que não resolveu nada do que precisava? Pode ser que esteja faltando uma rotina produtiva em sua vida. 

Há quem pense que ter rotina é viver uma vida engessada, sem novidades ou até mesmo sem graça. Por outro lado, ela pode ser libertadora, proporcionando mais tempo de lazer, menos estresse, mais produtividade e flexibilidade. 

Entre estudos, trabalho, tempo com a família e amigos, é melhor se organizar para dar conta de tudo e não acabar perdendo a cabeça. O planejamento pode ajudar a priorizar tarefas realmente importantes, a não esquecer de nada e até adquirir hábitos mais saudáveis. 

Nem sempre é fácil ter um planejamento que funcione para o dia a dia, mas é importante testar até encontrar um método que se adapte para a sua realidade. Você se interessou pelo assunto? Continue a leitura e aprenda como montar uma rotina produtiva. 

O que é rotina produtiva?

É ter tempo para encaixar tudo o que é importante para seu bem estar e da sua família, no desenvolvimento profissional e pessoal, além das atividades cotidianas, como cuidar da casa e realizar todas as rotinas de trabalho. 

Isso é rotina produtiva, uma forma de planejar o seu dia, inserindo hábitos saudáveis em equilíbrio com as obrigações. Essa é uma forma de ter mais organização e produtividade, além de aumentar a qualidade de vida. 

A rotina produtiva baseia-se em dois pilares: prioridades e horário para cada coisa. Isso não significa que se algum imprevisto acontecer, tudo estará perdido. As coisas podem sair do planejado, mas a previsibilidade do que fazer em seguida permanece, seguindo o que estava definido. 

Assim, é mais difícil perder o controle do dia, em meio a tantas demandas, sem saber o que fazer primeiro. Querer fazer tudo é sinônimo de fazer tudo um pouco mal feito. Priorize!

Ao estabelecer horário para cada tarefa, você cria um compromisso, reserva um espaço no seu dia para desempenhá-la, tornando mais fácil a conclusão de suas obrigações e a adesão de novos hábitos. Isso é válido para atividade física, por exemplo.

Sua rotina pode ser planejada para encaixar um horário para atividade física com a frequência disponível na sua agenda semanal. Essa prioridade tem uma hora marcada para acontecer, é muito mais difícil de procrastinar – você vai ter que inventar uma boa desculpa! 

Benefícios do Planejamento de sua Rotina diária/semanal de atividades

Você já deve ter percebido até aqui quais são os principais benefícios de ter uma rotina produtiva, seja ela diária ou semanal: 

  • organização;
  • produtividade;
  • menos estresse;
  • qualidade de vida;
  • bem estar. 

Separar um tempo para fazer algo em prol do seu bem estar pode proporcionar mais ânimo e disposição, assim como mais foco para cumprir todas as metas.

Ter rotina inclui ter horário certo para dormir e acordar, o que vai melhorar – e muito – a qualidade do sono. Dormir bem é fundamental para o cérebro e o corpo funcionarem perfeitamente no dia seguinte, com gás total para executar todas as demandas. Uma rotina produtiva traz inúmeros benefícios para o sono e, consequentemente, impacta diretamente na sua performance diária. 

Rotina Produtiva: como planejar seus dias?

Vamos lá, agora que você já sabe o que é uma rotina produtiva e como ela pode impactar na sua qualidade de vida, aprenda a organizar os seus dias para equilibrar as demandas e ter tempo para trabalho, estudo e lazer. 

1- Priorize

O primeiro passo, como você viu mais acima, é priorizar. Estabeleça objetivos e trace metas importantes para você e, depois, crie hábitos e rotinas que vão ajudá-lo a colocar tudo em prática. 

Por exemplo, a alimentação. Para ter disposição e bem estar, a alimentação equilibrada é fundamental. Dê prioridade para alimentos ricos em proteína, diversidade no cardápio, muitas frutas, legumes e folhas. Isso vai ajudá-lo a ter uma rotina mais produtiva. 

Organize-se um dia da semana para preparar o cardápio e marmitinhas, assim é mais difícil recorrer aos aplicativos de delivery na hora da fome. 

Outro ponto muito importante é a organização diária. Todos os dias, estabeleça no papel uma lista de prioridades. O que é mais importante de ser realizado naquele dia. Liste e vá dando check conforme for cumprindo. Entre os horários das coisas prioritárias, inclua uma atividade física, por exemplo. 

De forma resumida, saiba quais são seus objetivos e organize sua agenda diária ou semanal com lista de prioridades.

2- Tenha prazos

Seja para ler um livro ou para terminar um relatório, os prazos nos ajudam a alcançar os objetivos. Deixar as coisas correrem mais soltas pode ser essencial para algumas pessoas, mas pode faltar motivação e incentivo para outras

Outra dica importante é anotar tudo, tanto os compromissos, quanto os horários e os prazos. Agenda, planner, calendário online, as possibilidades para você colocar no “papel” são muitas, basta escolher a que mais te agrada. 

3- Pratique atividade física

Pode parecer uma dica desconexa, mas praticar atividade física é uma forma de ter mais disposição e energia para ter uma rotina produtiva. 

Além disso, se exercitar melhora a qualidade do sono, outro fator fundamental para uma mente e um corpo descansados, prontos para a correria do dia a dia. 

Portanto, nada de ficar parado! Aproveite a organização da agenda e coloque a prática de exercícios físicos como prioridade.

4- Saiba dizer não

Às vezes, definir limites e dizer não é difícil, mas pode ser extremamente necessário para manter o equilíbrio e o bem estar. Assumir mais demandas do que pode dar conta pode funcionar a curto prazo, mas ao se expandir, pode trazer uma grande sobrecarga mental e muito estresse. 

Portanto, seja sincero no planejamento da sua agenda e não sobrecarregue todos os horários com demandas profissionais, por exemplo. Equilibre as necessidades, separando tempo de qualidade para seus amigos e familiares, além de momentos de autocuidado. 

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo não é uma estratégia eficiente a longo prazo. Por isso mesmo, estabelecer prioridades é fundamental para ter uma rotina produtiva. 

5- Cuidado com as redes sociais

Uma olhadinha na notificação se transforma em meia hora perdida no feed das redes sociais. Isso é comum por aí? Não é só com você que acontece, o celular é um mar de distrações, que acaba engolindo nosso tempo. 

Por isso, fique de olho no tempo que está consumindo redes sociais, pode ser que esteja na frente das telas por horas e nem tenha percebido. O tempo que está vagando pelo feed em busca de novidades, pode ser usado para preparar uma refeição mais saudável ou apenas descansar. 

Rotina produtiva e o importante equilíbrio vida pessoal e profissional

Equilibrar todos os pratinhos nem sempre é tarefa fácil e a rotina produtiva não busca prometer que tudo vai sair sempre conforme o planejado. Na verdade, ter organização e planejamento nos ajuda a ter previsibilidade e segurança, elementos para lidar melhor com os imprevistos. 

A rotina produtiva é uma forma de equilibrar todos os papéis que desempenhamos, pessoal e profissional, em torno de uma organização que possibilite tempo de qualidade para se cuidar e cultivar a amizade e momentos de bem estar. 

Essa é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida, satisfação pessoal e incentivar o desenvolvimento, fomentando hábitos mais saudáveis. 

E então, gostou de saber mais sobre rotina produtiva? Vai aplicar nossas dicas no seu dia a dia? Aproveite essa oportunidade de transformação para sua melhor versão. 

Planejamento Estratégico Pessoal: uma ferramenta para facilitar a organização da sua rotina

Por falar em monitorar seu progresso, existe uma ferramenta excepcional para organizar sua vida pessoal e planejar seu futuro com os pés no chão, o planejamento estratégico pessoal.

Essa ferramenta faz parte de um processo sistemático que utiliza uma sequência lógica de etapas para ser utilizada a fim de evitar que você faça algo antes do momento adequado, como um médico receitando um medicamento antes de diagnosticar o paciente, por exemplo.

Na prática, isso quer dizer que é preciso estabelecer seus objetivos e agir para então avaliar seu nível de satisfação do seu desempenho.

Para fazer seu planejamento estratégico pessoal utilizando as dicas que passamos, você vai precisar percorrer os seguintes passos:

  • Identificar e ter plena consciência de suas forças e fraquezas;
  • Analisar as oportunidades que você tem de melhorar e as ameaças que podem te atrapalhar, como os maus hábitos, por exemplo;
  • Gerar uma visão de longo prazo em relação onde você quer chegar lá na frente com a organização da sua vida pessoal;
  • Definir as metas e objetivos necessários para chegar onde você quer;
  • Elaborar os planos de ação necessárias para atingir suas metas e objetivos (de curto e longo prazo);
  • Revisar semanalmente se tudo o que foi planejado foi realmente feito e refletir quais mudanças imediatas são necessárias.

Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe o que é preciso organizar sua vida pessoal e como fazer seu planejamento estratégico pessoal. Gostou de aprender conosco? Continue navegando em nosso blog para aprender muito mais!

🎯 Planejamento Estratégico PessoalTorne-se o Arquiteto do seu Próprio Destino

Para pessoas que sentem alguma dificuldade para elaborar o seu Plano de Vida sozinhas, a Academia Perspectiva desenvolveu um Programa que constitui um guia passo a passo que conduzirá o participante no processo de elaboração do seu Plano Estratégico Pessoal, através de “deveres de casa”, que serão propostos nas diversas Fases do Programa.

Podem participar deste Programa todos aqueles interessados em aumentar seu nível de autoconhecimento, bem como o equilíbrio entre os diversos aspectos essenciais da vida, além de estabelecer objetivos e planos de ação que lhes permitam focar e concentrar seus esforços, recursos e energia em prol de uma vida mais plena e mais alinhada com sua Missão, Visão e Valores e, portanto, mais feliz.

Saiba mais sobre o Programa

Deixe seu comentário