Descrições das Funções Gerenciais

1 de agosto de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Qualidade Gerencial

Líder de equipe de empresária atenciosa sentada no local de trabalho e olhando pela janela - Descrições das Funções Gerenciais

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar o Programa de Qualidade Gerencial nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

O ponto de partida para a definição do Perfil Gerencial Desejado é a descrição de cada uma das funções gerenciais da organização. 

Esta descrição deve ser feita nos mesmos moldes que uma descrição de cargos universitários, técnicos, operacionais ou administrativos, e deve conter informações claras e objetivas das atividades e responsabilidades do ocupante da função, composição qualiquantitativa do quadro de pessoal subordinado direta e indiretamente, tipo e frequência das decisões que são tomadas, tipo e frequência de contatos internos e externos, tipo e níveis de delegação, níveis de responsabilidade orçamentária, responsabilidade por bens patrimoniais, valores e/ou informações confidenciais, caracterização do ambiente físico de trabalho, localização geográfica do órgão gerenciado, etc. 

Esta descrição da função gerencial servirá de base para estabelecer quais as aptidões, habilidades, atitudes, conhecimentos e experiências que o gerente deverá possuir, para exercer satisfatoriamente a referida função ou, em outras palavras, servirá de base para definir o Perfil Gerencial Desejado daquela função.

Devem fazer parte da descrição das funções gerenciais, no mínimo, as seguintes informações: 

  • Nome da Função Gerencial descrita;
  • Posicionamento organizacional;
  • Força de trabalho subordinada;
  • Descrição das principais atribuições do órgão gerenciado;
  • Descrição das principais atribuições do gerente;
  • Relacionamentos gerenciais Internos;
  • Relacionamentos gerenciais Externos;
  • Principais decisões tomadas pelo gerente;
  • Resultados esperados da unidade organizacional gerenciada;
  • Dotação orçamentária, anual, de custeio e de investimento, da unidade gerenciada;
  • Outras informações consideradas relevantes para a descrição da função gerencial. 

As principais fontes de informação para descrever funções gerenciais incluem:

  • O Estatuto Social ou equivalente;
  • O Manual de Organização;
  • A Opinião dos atuais gerentes das funções a serem descritas;
  • A Opinião dos ex-gerentes das funções a serem descritas.

Na sequência é apresentado um exemplo da Descrição de Funções Gerenciais.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Avaliação de Competências Gerenciais pode elevar o nível de qualidade gerencial e aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar uma Sistemática de Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações ou que desejem melhorar as práticas hoje aplicadas para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Avaliação de Competências Gerenciais da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns” (Peter Drucker).

📋 Curso Online Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário