O que é Qualidade Gerencial?

24 de agosto de 2022 - Gestão de Recursos Humanos, Qualidade Gerencial

Retrato de mulher de negócios adulto elegante em gerente de terno bege na loja de roupas - O que é Qualidade Gerencial?

A qualidade gerencial pode ser definida como o resultado principal de um sistema complexo, que visa contribuir para o cumprimento da Missão, Visão e objetivos empresariais, através de uma adequada seleção, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento do corpo gerencial da organização, minimizando as discrepâncias entre os perfis desejado e real de cada gerente. 

Esta definição deixa em evidência uma série de características importantes do conceito de qualidade gerencial. Em primeiro lugar, afirma que a qualidade gerencial é o resultado principal de um sistema complexo, o que significa que ela é consequência da interação de um conjunto de partes que apresentam uma série de relações dinâmicas entre si (sistema). 

Trata-se do resultado principal, porque o Programa de Qualidade Gerencial produz uma série de outros resultados complementares, tais como estabilidade e continuidade administrativa, transparência do processo de escolha de gerentes, etc.

Constitui um sistema complexo, porque o Programa de Qualidade Gerencial corresponde a um sistema sociotécnico que envolve pessoas e é, portanto, de alta complexidade.

Por outro lado, a definição estabelece que o Programa de Qualidade Gerencial visa contribuir para o cumprimento da Missão, Visão e objetivos empresariais, o que significa que este sistema não deve ser um fim em si mesmo. Pelo contrário, ele deve estar perfeitamente sintonizado com a finalidade, políticas, objetivos e metas da organização, dado que ele só se justifica na medida em que seja capaz de contribuir, efetivamente, para atingir, da melhor maneira possível, os resultados que a organização espera alcançar.

A definição também explicita os principais processos que compõem o Programa de Qualidade Gerencial, ao afirmar que a qualidade gerencial será obtida através de uma adequada seleção, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento do corpo gerencial da organização.

Isto significa que a qualidade gerencial começa a ser obtida desde o momento em que acontece o recrutamento e seleção de um gerente e se estende por toda sua evolução na carreira gerencial, através de sua formação gerencial básica para ocupar o cargo, de futuros aperfeiçoamentos para melhorar sua performance no exercício da função, e do processo de preparação para desempenhar novas funções gerenciais na organização.

Finalmente, esta definição fornece uma medida de desempenho para o Programa de Qualidade Gerencial, quando afirma que a finalidade específica do sistema é minimizar as discrepâncias entre o perfil gerencial desejado e o perfil gerencial real de cada gerente da organização.

Em resumo, pode-se afirmar que a qualidade gerencial corresponde à interseção entre o Perfil Desejado de cada Função Gerencial e o Perfil Real de quem desempenha a função, conforme ilustra a figura seguinte

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Gestão da Qualidade Gerencial pode aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar um Programa de Qualidade Gerencial nas suas organizações ou que desejem melhorar o procedimento hoje existente para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso de Gestão da Qualidade Gerencial da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas”. (Peter Drucker).

Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

Como tornar o Perfil Gerencial Real mais próximo do Perfil Gerencial Desejado?
Curso Online Gestão Qualidade Gerencial

A importância do processo de escolha, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de gerentes, e a influência da qualidade gerencial no sucesso das organizações são conceitos facilmente compreensíveis para homens de negócios, dirigentes empresariais, gerentes e funcionários. Afinal, grande parte das decisões que afetam a organização, no curto, médio e longo prazo, é tomada por um grupo relativamente pequeno de empregados que ocupam as chamadas funções gerenciais ou de confiança, os quais compõem um seleto grupo denominado corpo gerencial. Por outro lado, este mesmo grupo de empregados detém a responsabilidade de supervisionar o trabalho de outras pessoas, coordenando esforços e conciliando interesses, de tal forma que sejam cumpridos os objetivos empresariais, da melhor forma possível.

Assim, torna-se evidente concluir a respeito da importância de contar com gerentes altamente capacitados e com perfis adequados para exercerem as diversas funções gerenciais, dado que isto trará significativos benefícios para a organização, tanto no que se refere à obtenção dos resultados que a empresa espera, quanto no que diz respeito à criação e manutenção de um ambiente de trabalho sadio, no qual os empregados se sintam motivados a colaborar para o cumprimento dos objetivos e metas empresariais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário