O Perfil Comportamental dos Gerentes

23 de março de 2022 - Avaliação de Competências Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos

O Perfil Comportamental dos Gerentes

Introdução

A Avaliação do Perfil Comportamental dos ocupantes de Funções Gerenciais corresponde à nona etapa do processo metodológico desenvolvido, aplicado e recomendado pela PERSPECTIVA Consultores para implementar a Avaliação de Competências Gerenciais.

Esta etapa é opcional e depende do interesse e necessidades específicas de cada empresa.

Consiste na identificação do Perfil Comportamental do gerente avaliado, com o intuito de verificar a presença, ou não, de características e aptidões específicas que fazem parte do Perfil Gerencial Desejado do ocupante da função que ele exerce.

É preciso lembrar que o Perfil Comportamental ideal para quem desempenha funções gerenciais de natureza técnica, por exemplo, é completamente diferente daquele que seria recomendável para um gerente de Recursos Humanos ou para um gerente da área comercial.

Com base no conhecimento do Perfil Comportamental é possível decidir, de forma bastante assertiva, de um determinado profissional possui, ou não, as características necessárias e recomendadas para o exercício de funções gerenciais. E mais, permite identificar quais as funções gerenciais nas quais as chances de um bom desempenho são maiores.

Dentre as teorias comportamentais mais difundidas e utilizadas para estabelecer o Perfil Comportamental de uma pessoa, cabe destacar duas principais, as quais são conhecidas como Modelo MBTI e Modelo DISC.

Este post apesenta, especificamente, uma descrição sumária dos diversos Perfis Comportamentais estabelecidos pelos dois modelos supracitados.

Este conteúdo se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em implantar ou aperfeiçoar a Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações.

Adicionalmente, ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

O modelo MBTI

Inspiradas por Jung, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, criaram um indicador psicométrico concebido para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões, o qual é conhecido pela sigla MBTI (Myers-Briggs Testing Instrument). 

As desenvolvedoras do indicador de personalidade MBTI estudaram extensivamente a obra de Jung e focaram seus interesses no comportamento humano, com o objetivo de transformar a teoria dos tipos psicológicos para o uso prático.

Elas começaram a criar o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, acreditando que o conhecimento das preferências de personalidade ajudaria as mulheres que entravam no mercado de trabalho industrial pela primeira vez, identificando o tipo de trabalho em tempo de guerra que seria “mais confortável e eficaz”. O questionário inicial cresceu e se tornou o Indicador de Tipo Myers-Briggs, que foi publicado pela primeira vez em 1962. 

Por um período superior a 30 anos, Isabel, com grande esforço e dedicação, escreveu, testou e predefiniu centenas de itens para o inventário, perguntas que revelariam as preferências de uma pessoa, valiosas nas diferenças entre os indivíduos. O seu objetivo era criar um instrumento que funcionasse junto à maior gama possível de pessoas. Por mais de 50 anos, este sistema tem vencido o tempo, sendo atualizado e traduzido para outras línguas, culturas e ambientes, no mundo inteiro.

O CPP Inc., editor do instrumento MBTI, o chama de “a avaliação de personalidade mais amplamente utilizada no mundo”, com até dois milhões de avaliações administradas anualmente. O CPP e outros defensores afirmam que o indicador atende ou ultrapassa a confiabilidade de outros instrumentos psicológicos e inclui relatos do comportamento individual. Estudos têm encontrado forte apoio à validade, consistência interna e confiabilidade (teste-reteste), mesmo havendo sido observadas algumas oscilações.

Papéis

A camada do Papel determina nossos objetivos, interesses e atividades preferidas. Existem quatro papéis: Analistas, Diplomatas, Sentinelas e Exploradores.

O Modelo MBTI considera duas camadas: a primeira (interna) define nossos Papéis, e a segunda (externa) as nossas Estratégias.

Analistas:

Este tipo de personalidade abrange racionalidade e imparcialidade, sobressaindo-se em debates intelectuais e científicos ou em campos tecnológicos. Eles são fortemente independentes, com mente aberta, enérgicos e imaginativos, abordando muitas coisas de uma perspectiva utilitária, e se interessando muito mais no que funciona do que no que satisfaz a todos. Essas características tornam os Analistas ótimos pensadores estratégicos, mas causa dificuldades quando se trata de buscas sociais ou românticas.

Diplomatas:

Focam na empatia e cooperação, se destacando na diplomacia e aconselhamento. As pessoas que pertencem a esse grupo são colaborativas e criativas, muitas vezes fazendo o papel do harmonizador dentro do seu círculo social ou espaço de trabalho. Essas características fazem com que os Diplomatas sejam acolhedores, empáticos e influentes, mas também causa problemas quando há a necessidade de confiar exclusivamente na racionalidade ou tomar decisões difíceis.

Sentinelas:

Os Sentinelas são colaborativos e altamente práticos, adotando e criando ordem, segurança e estabilidade por onde passam. Os Sentinelas tendem a ser trabalhadores, meticulosos e tradicionais, e são ótimos em campos administrativos e lógicos, especialmente aqueles que dependem de hierarquia e regras. Os Sentinelas seguem um plano e não fogem de tarefas difíceis – porém, também podem ser inflexíveis e relutantes em aceitar diferentes pontos de vista.

Exploradores:

São os mais espontâneos de todos e também compartilham a habilidade de se conectar com seus arredores de uma forma que nenhum outro tipo consegue. Os Exploradores são práticos e utilitaristas, se destacando em situações que requerem reações rápidas e a habilidade de pensar rapidamente. São mestres com ferramentas e técnicas, usando-os de diversas maneiras diferentes – desde dominando ferramentas físicas até persuadindo outras pessoas. Obviamente, Os Exploradores são essenciais em crises, artesanatos e vendas – porém, suas características também podem impulsioná-los a assumir empreendimentos arriscados ou focar apenas em prazeres sensuais.

Estratégias

A camada Estratégia mostra nossas formas preferidas de fazer as coisas e atingir metas. Existem quatro estratégias: Individualismo Confiante, Domínio em Pessoas, Melhoria Constante e Compromisso Social.

Individualismo Confiante:

O tipo Individualismo Confiante prefere fazer as coisas sozinho, escolhem depender apenas nas suas habilidades e instintos, em vez de procurar ter contato com outras pessoas. Eles sabem no que são bons e tem grande autoconfiança. Esse tipo de personalidade acredita firmemente que a responsabilidade pessoal e a confiança em si mesmo são valores muito importantes. Os do tipo Individualismo Confiante não prestam muita atenção a opinião dos outros e preferem depender apenas de si mesmos. 

Domínio em Pessoas:

Os do tipo Domínio em Pessoas buscam contatos sociais e tendem a ter ótimas habilidades com comunicação, se sentindo tranquilos em eventos sociais ou situações em que precisem depender diretamente de outras pessoas. Esse tipo é confiante nas suas habilidades e não hesita em expressar suas opiniões. Ter um papel ativo na sociedade e saber o que motiva as pessoas significa muito para eles; porém, não se preocupam muito com o que as outras pessoas pensam sobre eles.

Melhoria Constante:

Os do tipo Melhoria Constante são pessoas quietas e individualistas. Eles tendem a ser perfeccionistas e são conduzidos pelo sucesso, muitas vezes gastando muito tempo e esforço para ter certeza de que o resultado do seu trabalho está o melhor possível. Como pode ser visto no seu nome, o tipo Melhoria Constante é formado de indivíduos de alto desempenho que se dedicam ao seu trabalho – porém, também tendem a se preocupar muito com seu desempenho.

Compromisso Social:

A última estratégia é adotada por tipos sociáveis, enérgicos e conduzidos pelo sucesso. Os do tipo Compromisso Social tendem a ser indivíduos inquietos, perfeccionistas, propensos a vivenciar tanto emoções muito positivas quanto muito negativas. A sua curiosidade e vontade de trabalhar duro também significa que eles possuem alto desempenho, mesmo sendo pessoas bem sensíveis. Também tendem a colocar muita importância na opinião dos outros; eles valorizam seu status social e querem ser bem-sucedidos em tudo que fazem.

A combinação de Papéis e Estratégias dá origem a 16 tipos psicológicos, conforme mostra a tabela seguinte.

Tipos Psicológicos – Modelo MBTI

O modelo DISC

Uma das teorias comportamentais mais difundidas, é o modelo denominado DISC, o qual foi desenvolvido pelo Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente).

As avaliações são feitas testando as preferências de uma pessoa a partir de associações entre palavras. 

DISC é uma sigla para:

  • Dominância – relativo a como a pessoa lida com problemas e desafios.
  • Influência – relativo a como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros.
  • Estabilidade – relativo a como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo.
  • Conformidade – relativo a como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

No Brasil, com base neste modelo, foi desenvolvido um projeto – idealizado por Alessandro Garcia – visando disponibilizar uma ferramenta (Assessments) nacional para identificação de Perfil Comportamental, com base na realidade brasileira, considerando que até então todas as ferramentas disponíveis eram estrangeiras e de alto custo. Foi assim que nasceu o Profiler.

Segundo Mônica Hauck, Diretora Executiva da Solides – empresa proprietária do Profiler, “Foram anos de árdua pesquisa até a aprovação e concretização deste sonho. Mas esta é apenas a primeira etapa. Continuamos as pesquisas de forma contínua para que nossa paixão pelo desenvolvimento humano gere frutos nas organizações de todo país, fazendo a diferença nos resultados das empresas e principalmente na vida das pessoas”.

O Profiler foi desenvolvido sob sólidos conceitos aprovados em todo o mundo, e com índice de assertividade superior a 97%, de acordo com certificação emitido pelo Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Profiler tem como base a avaliação de combinações de quatro perfis básicos e distintos, embora existam diversas combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para estes quatro perfis, o que gera personalidades singulares e percepções de mundo diferentes.

Cabe aqui reforçar que cada pessoa é única, mas, ainda assim, pertencente a um grupo.

Os quatro perfis básicos definidos pelo Profiler são: Comunicador; Planejador; Executor e Analista.

O Comunicador é aquele que sempre tem uma história para contar e, geralmente, conta para qualquer pessoa, basta que alguém dê abertura e demonstre interesse. Comunicadores gostam de bater papo, de trocar informações, de trabalhar em equipe e são muito carismáticos.

Pessoas com o perfil Comunicador mais alto têm grande poder de persuasão e podem convencer você sobre qualquer coisa que quiserem. Além disso, são muito otimistas e influenciadores. Em contrapartida, comunicadores tendem a procrastinar e têm dificuldades em seguir normas e procedimentos em geral.

O Executor mais alto tende a ser muito independente (logo, gosta de trabalhar sozinho) e sempre está atrás de metas. Executores não suportam enrolações e na sua empresa eles podem ser aqueles colegas que detestam receber uma orientação por mais de uma vez.  Raramente pede ajuda e faz absolutamente qualquer coisa para alcançar um objetivo, ainda que quebre algumas regras.

Executores podem ser excessivamente confiantes em suas capacidades e habilidades. Além disso, sempre defendem com muita garra o próprio ponto de vista, podendo parecer autoritários e inflexíveis. 

O Planejador sempre está disposto a ajudar os outros colaboradores e são tão bons organizando que até a disposição dos objetos em sua mesa tem uma ordem e um propósito estratégico. Planejadores tendem a ser muito justos, disciplinados, confiáveis e ótimos conselheiros.

Pessoas com perfil Planejador dominante buscam sempre a estratégia mais eficiente para a realização de uma determinada tarefa. No entanto, na busca pelo planejamento perfeito podem acabar não tomando decisões importantes.

Por fim, o Analista é uma pessoa extremamente detalhista e pode encontrar erros que ninguém conseguiu reparar antes. Seguem métodos e gostam sempre de ter uma garantia. Na empresa, são os que leem um contrato 15 vezes, linha por linha, antes de assinar. 

Analistas são extremamente responsáveis. Porém, tendem a ser muito autocríticos e evitar trabalhos em equipe.

Uma Mensagem Final

A PERSPECTIVA Consultores Associados estuda e pesquisa este tema há muito tempo, e tem plena convicção de quanto uma boa Avaliação de Competências Gerenciais pode elevar o nível de qualidade gerencial e aperfeiçoar a gestão de Recursos Humanos.

É exatamente essa convicção que nos levou a decidir desenvolver um curso específico sobre este assunto, o qual se destina, principalmente, a diretores, gestores e profissionais de empresas e instituições interessadas em desenvolver e implantar uma Sistemática de Avaliação de Competências Gerenciais nas suas organizações ou que desejem melhorar as práticas hoje aplicadas para esta finalidade.

Ele também pode ser útil para consultores na área de gestão de Recursos Humanos, bem como para outros profissionais e estudantes universitários interessados nesta área.

Esperamos que o conteúdo deste documento tenha sido de seu interesse, estimulando-o a aprofundar seus conhecimentos sobre esta importante ferramenta de gestão de Recursos Humanos.

Esperamos também sua visita frequente ao nosso blog e contamos com você para compartilhar os conteúdos nele apresentados com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc., através das redes sociais das quais você participa. Desta forma poderemos contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão de um número significativo de organizações.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o curso sobre Avaliação de Competências Gerenciais da Perspectiva Consultores Associados, basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]

E lembre-se…. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns” (Peter Drucker).

📋 Curso Online Avaliação de Competências Gerenciais

A Avaliação de Competências Gerenciais é um importante instrumento de gestão de Recursos Humanos que permite alcançar múltiplos objetivos, incluindo a obtenção de subsídios fundamentais para decisões que terão impacto no desenvolvimento e evolução profissional e salarial dos ocupantes de funções gerenciais.

Saiba mais sobre o Curso Online

Deixe seu comentário